Analista de Comércio Exterior

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Transcrição da apresentação:

Analista de Comércio Exterior Missões Empresariais Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior ASINT/GM

Sumário 1) Missões Empresariais no Governo Federal 2) Missões MDIC 3) A Rodada de Negócios 4) Missões Realizadas – 2009 5) Calendário 2010 6) Como Participar 7) Oportunidades de negócios na África

Missões Empresariais no Governo Federal

Instituições 1) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 2) Ministério das Relações Exteriores 3) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 4) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

Ministério das Relações Exteriores 1) Organização: Departamento de Promoção Comercial 2) Tipo de missões: – Presidenciais – Ministeriais 3) Características: – Brazil Trade Net (www.braziltradenet.gov.br) – Mesas Setoriais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 1) Organização: Secretaria de Relações Internacionais – Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio 2) Público-alvo: segmentos do setor de agronegócio. 3) Características: envolvem participação em rodadas de negócios com empresários, compradores e autoridades locais, além de participação em feiras internacionais como expositores e em rodadas de atração de investimentos.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Calendário 2009           Período Evento Local Feira 23 a 26 de fevereiro Missão aos Emirados Árabes – Feira Gulfood 2009 Dubai, Emirados Árabes   4 a 9 de maio Missão a Indonésia e Hong Kong – Feira Hoofex 2009 Jakarta, Indonésia e Honk Kong 19 a 21 de Julho Missão a África do Sul – Feira Africa’s Big Seven / SAITEX Johannesburgo - Africa do Sul - bienal 24 de julho a 6 de Agosto Programa de Inserção de Cooperativas Brasileiras em Mercados Estratégicos – China China e Hong Kong 15 a 18 de Setembro Missão a Rússia – Feira World Food Moscow  2009 Moscou, Rússia – anual 01 a 03 de Outubro Missão ao Vietnã – Feira Food & Hotel Vietnan -FHV 2009 Ho Chi Minh , Vietnam –  bienal 13 a 22 de novembro  Missão a China – Feira Food & Hotel China FHC CHINA 2009 Xangai, China

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Calendário tentativo 2010           Fevereiro Emirados Árabes Unidos Feira Gulfood (21 a 24) EAU, Catar e Kuait Ação de Atração de Investimentos Março China Missão conjunta com o Governo de Goiás Abril Cingapura FHA Cingapura (20 a 23) Venezuela e Colômbia Missão comercial Maio Japão e Coréia do Sul Junho África do Sul e Angola Missão Comercial, participação na Feira Africa Big Seven/SAITEX Taiwan Food Taipei (23 a 26) Julho Marrocos, Egito e Líbia Internacionalização de Cooperativas Agosto Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala Missão Comercial Setembro Canadá e EUA Novembro Arábia Saudita Saudi Agro-Food

Apex-Brasil 1) Os Projetos Setoriais Integrados 2) Missões organizadas pela Apex-Brasil – Participação em feiras internacionais 3) A Parceria MDIC e Apex-Brasil

Missões Empresariais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Objetivos 1) Inserção e expansão internacional 2) Acesso a mercados não-tradicionais 3) Contatos com casos de sucesso 4) Conhecimento do mercado local: regras, procedimentos e cultura de negócios 5) Ampliação da rede de relacionamentos 6) Disseminação da cultura exportadora

Tipos de Missões 1) Missões Ministeriais 2) Missões da Secretaria de Comércio Exterior

Característica das Missões 1) Transporte: Avião da Força Aérea Brasileira (somente para missões ministeriais) 2) Limitação do número de empresas e setores (somente para missões ministeriais) 3) Representação governamental, institucional e empresarial 4) 3 ou 4 países em uma semana 5) Setores prioritários: Inteligência Comercial 6) Itinerário “enxuto”: foco nas rodadas de negócios

Parceiros 1) Apex-Brasil 2) Ministério das Relações Exteriores 3) Confederação Nacional da Indústria 4) Parceiros Locais

A Rodada de Negócios

Tipos de Rodada 1) Mesas Setoriais 2) Rodada de Negócios B2B

Empresa de Matchmaking 1) Contratação de empresa local especializada na realização de rodadas de negócios 2) Levantamento preliminar de informações – Definição dos setores prioritários: inteligência comercial – Seleção das empresas participantes 3) Elaboração preliminar: uma agenda por empresa 4) Divulgação em meios de informação de massa (jornais, revistas e TV)

A Rodada 1) Duração: 1 dia (manhã e tarde) 2) Almoço de negócios 3) Mesas individuais e agendas individuais – Encontros pré-agendados – Encontros “espontâneos”

Missões Realizadas

Missões Realizadas – 2009 1) Missão ao Norte da África 2) Missão à São Tomé 3) Missão à África Subsaariana 4) Missão à Cuba 5) Missão à América Latina 6) Missão ao Cazaquistão, Turquia e Uzbequistão 7) Missão ao Leste Europeu 8) Missão ao Sul da África

Missão ao Norte da África Período: 24 a 30 de janeiro de 2009 Países: Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos Número de Participantes: 117 Setores: Automotivo/Autopeças, Alimentos, Construção Civil, Telecomunicações, Têxteis, Químico, Tecnologia da Informação/Informática, Máquinas e Equipamentos, Defesa Encontros de Negócios Realizados: 610

Missão à África Subsaariana Data: 7 a 12 de junho de 2009 Países: Gana, Senegal, Nigéria e Guiné Equatorial Número de Participantes: 94 Setores: Mineração, Infraestrutura, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia da Informação, Moda Encontros de Negócios Realizados: 779

Missão a Cuba Data: 7 a 9 de julho de 2009 Número de Participantes: 21 Setores: Alimentos e Bebidas, Energia, Tecnologia da Informação, Farmacêutico, Casa e Construção, Hoteleiro, Avicultura, Automotivo Encontros de Negócios Realizados: 30

Missão a América Latina Data: 16 a 21 de agosto, de 2009 Países: Panamá, Peru e Venezuela Número de Participantes: 105 Setores: Alimentos e Bebidas, Casa e Construção, Máquinas Industriais e Agrícolas, Tecnologia da Informação, Eletro Eletrônico, Energia, Automotivo, Produtos Químicos Plásticos, Defesa Encontros de Negócios Realizados: 947

América Latina - Dados Compilados Avaliação da Missão

América Latina - Dados Compilados Negócios Gerados Participantes Contatos de negócios Volume de Negócios Gerados (US$) Estimativa de Negócios Futuros (US$) 73 947 20.800.000,00 97.050.000,00

Interesse em participar da próxima missão América Latina - Dados Compilados Interesse em participar da próxima missão

Missão ao Sul da África Data: 8 a 12 de novembro, de 2009 Países: Angola, África do Sul e Moçambique Número de Participantes: 109 Setores: Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos Geral, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Máquinas e Equipamentos Industriais, Casa e Construção, Defesa, Indústria Automotivo, Indústria Têxtil, Energia, Eletrônicos Encontros de negócios realizados: 857

Missão ao Sul da África – Caso de Sucesso Empresa do setor de cosméticos fecha sua primeira exportação (Luanda, Angola)

Missão ao Norte da África - Fotos Avião oficial da Força Aérea Brasileira Empresária negociando no Marrocos

Missão à América Latina – Fotos Encontro de Negócios no Peru

Missão à América Latina – Fotos Encontro de Negócios no Panamá

Missão à América Latina – Fotos Chávez conversa com empresária brasileira Chávez recebe empresários brasileiros em Caracas

Missão à África Subsaariana – Fotos Encontro de negócios em Accra, Gana Encontro de negócios em Dakar, Senegal

Missão ao Sul da África – Fotos Empresário faz demonstração de “chapinha” para compradora em Maputo, Moçambique

Calendário tentativo 2010

Calendário tentativo 2010 1) Missão ao Oriente Médio 2) Missão ao Oeste de África 3) Missão à China

Como participar

Características das Empresas Participantes Exportadora ou não exportadora Material promocional (folders, cartões, site, etc.) Departamento de Comércio Exterior (ou de Exportação) estruturado Representante da empresa fluente no idioma do pais visitado

Custos para o empresário Passagem: Trecho Nacional Passaporte e vistos Hospedagem Alimentação Material Promocional da empresa Estimativa de gasto total (não-oficial) : R$ 4.000,00

Como funciona atualmente Mailing Institucional – divulgação Hotsite de missões: www.mdic.gov.br/missoes Inscrições por email Etapa de seleção Divulgação da seleção por email

Proposta para 2010 Estruturação de um Banco de Dados de Missões-MDIC Site Permanente com informações atualizadas Divulgação e inscrições pelo site

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ÁFRICA

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA ÁFRICA - comércio - serviços - parcerias empresariais - investimentos

COMÉRCIO Em 2008, corrente de comércio US$ 25,9 bilhões Exportações – US$ 10,2 bilhões Importações – US$ 15,6 bilhões - Alguns estímulos acordos de cooperação linhas de financiamento programas governamentais de apoio

SERVIÇOS Turismo Mineração Serviços comerciais e financeiros Educacionais Projetos Consultorias TI

Parcerias empresariais e Investimentos Progressos nas condições de segurança para a realização de negócios e investimentos Possibilidade de acesso a mercados de outros países

Analista de Comércio Exterior – Gabinete do Ministro Muito Obrigado! Antônio Carlos Bomfim Analista de Comércio Exterior – Gabinete do Ministro Contatos: (61) – 2027 7319 antonio.bomfim@mdic.gov.br