NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INDICADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

CONTABILIDADE REGIONAL
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Professor: José Queiroz
Construção de Carta Bioclimática
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Produtividade & Desempenho
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
Métodos Quantitativos
1 E como estabelecer os indicadores? No capítulo Como acertar deste Caderno Técnico, temos diversas formas que lhe auxiliarão nesta importante etapa. Podemos.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Planejamento do gerenciamento de riscos
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE SOFTWARE DE GESTÃO HOSPITALAR
Fundamentos de Administração
Avaliação de Desempenho
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
REUNIÃO REQUALI 2005 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Perguntas – U02 Grupo 08G Igor Martins (Slides) Rafael Freire (Slides)
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Marco Doutrinal e Marco Operativo
1) O custo, em reais, para a fabricação de x unidades de um produto é dado por C(x) = 4x x. Obtenha o valor médio do custo quando são produzidos.
Revisão 2 b.
Padronização do Atendimento ao Cliente
MEDIDAS FISICAS.
Usuários da Informação
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
Análise e Projeto de Sistemas
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
METODOLOGIAS DE PESQUISA
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PESQUISA.
Conhecer Conhecimento.
Avaliação do Desempenho
INSTRUMENTOS DE GESTÃO:
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Matemática Financeira
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Ferramentas apresentadas
Consolidação PDCA.
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
TEORIA DOS ERROS PROF. HAUSER. CONCEITOS BÁSICOS Grandezas: Tudo que pode ser medido. Variável: Tudo que pode ser estimado. Quantitativa: medido ou estimado.
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.
Prof. Gabriela LottaEDS Propriedades dos Indicadores Indicadores de Políticas Públicas.
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Coleta de dados Entrada no Campo.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade
NOÇÕES DE TESTE DE HIPÓTESES (I) Teste de hipóteses para a proporção populacional.
GESTÃO EMPRESARIAL PRIMEIRO PASSO: ENTENDENDO O PROGRAMA.

Análise das Demonstrações Financeiras Administrador interno: avaliação do desempenho geral da empresa Introdução Objetivo dos usuários Objetivo da análise.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Aula 3 Prof Fabio Uchôas de Lima. Controlar Lembre-se de uma regra máxima que existe em administração: quem não controla, não administra. A atividade.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Conceito: “ Avaliar significa ir além do ato de diagnosticar (verificar) o que implica, prioritariamente, tomada de decisão em qualquer situação detectada”.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
O que é um índice? Questões metodológicas. “Índice” se refere a duas coisas bem diferentes, mas a fronteira não é clara Um método estatístico para medir.
Gestão e Certificação de Laboratório1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco Gestão e Certificação de Laboratório Henrique.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano.
Transcrição da apresentação:

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INDICADORES Junho de 2014

A NECESSIDADE DE MEDIR “Quando se pode medir e exprimir em números aquilo de que se fala, sabe-se alguma coisa a respeito; mas quando não se pode medir, quando não se pode exprimir em números, o conhecimento é parco e insatisfatório.” (Lord Kelvin, físico escocês autor da escala absoluta de temperatura.)

INTUIÇÃO E BOM SENSO Para muitas pessoas, a simples intuição ou a percepção subjetiva são suficientes para gerenciar e manter sob controle processos, mesmo quando complexos. Todavia, a boa gestão, demanda além dos atributos emocionais, métodos, disciplina e ferramentas gerenciais. A qualidade não resiste ao “achismo” ou à “achiologia”. Ela se baseia em fatos e dados.

AS MEDIDAS EM NOSSAS VIDAS Para saber se alguém tem febre, usa-se o termômetro; O nível de desenvolvimento dos povos é avaliado em indicadores de desenvolvimento humano – IDH; A economia mundial gira em torno de indicadores econômicos (PIB, Inflação, índice de desemprego, renda per capita, etc.)

AS MEDIDAS EM NOSSAS VIDAS Para saber se estamos acima do peso, verificamos o nosso IMC (índice de massa corpórea); Nossa saúde geral é avaliada a partir da coleta de inúmeras taxas (colesterol, triglicerídeos, glicose, etc.); Todos os estudantes são avaliados a partir de notas ou indicadores escolares;

AS MEDIDAS EM NOSSAS VIDAS As regras de trânsito determinam limites máximo de velocidade, de acordo com a área por onde se trafega; Tudo pode ser medido. Até mesmo aspectos qualitativos podem ser traduzidos por números; Para medir a organização, usamos ÍNDICES e INDICADORES.

ÍNDICES E INDICADORES ÍNDICES – expressões numéricas do indicador. Representa relação entre medidas. Ex. 1: O carro anda a 250 km/h Indicador: velocidade Índice: 250 km/h

ÍNDICES E INDICADORES Ex. 2: Um trabalhador produz 100 blocos por dia. Indicador: produtividade do trabalhador Índice: 100 blocos dia Obs: medidas simples não constituem índices.

ÍNDICES E INDICADORES Ex. 3: Entre 1500 entrevistados, usuários do sistema, 30 se dizem insatisfeitos com o funcionamento. Indicador: satisfação do usuário com o funcionamento do sistema Índice: 30/1500 ou 2% de insatisfeitos (98% de satisfeitos)

TIPOS DE INDICADORES PRODUTIVIDADE QUALIDADE Dizem respeito a O modo de utilizar os recursos disponíveis Satisfação dos clientes Medem A eficiência dos processos A eficácia dos processos Tem foco No esforço Nos resultados Indicam Como fazer O que fazer Ensinam Fazer certo as coisas Fazer as coisas certas Seus índices Tem no denominador o fator a ser avaliado Expressam o grau de aceitação de uma característica (em %)

ÍNDICES, INDICADORES E PADRÕES Padrões são índices escolhidos como referenciais de comparação. Problemas são detectados quando existe variação negativa entre o padrão definido e o índice apontado pelo instrumento de mensuração do indicador. PROBLEMA É O RESULTADO INDESEJADO DE UM PROCESSO

Nosso problema é uma demora média de 30 dias. EXEMPLO Dentro de 6 meses, nossos servidores não esperarão mais que 15 dias para ter um processo de aposentadoria publicado. Hoje, estamos com um tempo médio de 45 dias para concluir um processo de aposentadoria. A diferença entre o padrão definido e a realidade atual é o que define o problema: Nosso problema é uma demora média de 30 dias.

Indicador: tempo de tramitação do processo Índice: tempo de tramitação de cada processo que deu entrada nos últimos 6 meses; Padrão: 15 dias para concluir a tramitação; Problema: 30 dias de atraso, em média, na tramitação desse tipo de processo.

COMO ENCONTRAR O INDICADOR CERTO Cada processo deverá ter seus resultados esperados (objetivo / meta). A partir daí, defini-se o padrão desejado. Do padrão, extrai-se o indicador e o índice respectivo.

INSTRUMENTOS DE MEDIDA Para mensurar os índices da qualidade e produtividade, podemos utilizar : ◊ Formulários; ◊ Folhas de levantamento de dados; ◊ Gráficos; ◊ Tabelas; ◊ Dentre outros.

REGRAS BÁSICAS Medições são inúteis se os progressos medidos não beneficiarem o usuário. É muito importante escolher os indicadores certos. Os indicadores devem permitir coleta e análise de dados de forma simples e direta;

PARA MEDIR BEM... As coletas devem ser sistemáticas e periódicas; Os dados devem ser transformados em gráficos / tabelas, para melhor visualização; Os resultados devem ser disseminados dentro da instituição e acompanhados por todos.