PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Advertisements

TRANSTORNOS BIPOLARES

NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
Plantas utilizadas no Sistema Nervoso Central
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
ANSIEDADE.
Classificação dos Transtornos Mentais
ESTRESSE.
Freud e a Psicanálise.
ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
Transtornos de Ansiedade
Transtorno Obsessivo - compulsivo
Sintomas do Stress: Sentiu estes sintomas recentemente
COMPLEXOS E A MEDIUNIDADE
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
Sintomas, alterações e particularidades
OBSESSÃO: CONCEITOS Impertinência, perseguição, preocupação com determinada idéia, que domina doentiamente o espírito, e resultante ou não de sentimentos.
O comportamento normal e o anormal
PERSONALIDADE.
Abordagem da Agitação psicomotora
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
PERTURBAÇÕES DE ANSIEDADE
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
DISTÚRBIOS ALIMENTARES
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
Psicopedagogia Módulo 5
GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA PROFESSORA LUCIANA MONTEIRO
Cognitivo-Comportamental
Crianças Do nascimento até os onze anos de idade.
Tópicos Especiais em Processos Psicológicos Básicos I
Concurso SES-DF: Psicólogo
PÂNICO Prof. Ms. Antonio Maia Olsen do Vale UFC/Sobral - Psicologia.
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr. IPUB/UFRJ
Psicopatologia Especial I Professor Octavio Domont de Serpa Jr.
TRANSTORNOS SOMATOFORMES E TRANSTORNOSDISSOCIATIVOS (OU CONVERSIVOS)
Transtornos Fóbico-ansiosos
Burnout.
Bruna Luiza Gil Saia - Terapeuta Ocupacional
PSICONEUROSE.
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Foco da pesquisa Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Breve (PB) do Centro de Psicologia.
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Neurose... Psicose... Compulsão... Obsessão... Doença.
Componentes dos Transtornos Mentais
VÍCIOS COMPORTAMENTAIS
Transtornos Dissociativos
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
Saúde Mental: Classificação das Doenças Mentais
ANSIEDADE UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIDADE – SINOP AEROPORTO
EMOCIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 3 DO CD “QUATERNÁRIO” A sabedoria “entrou no ar”: a vida tem enredo! Pequeno é o amor, onde se espalha o medo. Para a vida proteção,
SÍNDROMES ANSIOSAS.
SÍNDROMES de ansiedade
TRANSTORNOS AFETIVOS Tarsila Cunha.
SÍNDROMES MANÍACAS Euforia ou alegria Sintomas de base patológica
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Ativação, ansiedade e estresse
Transcrição da apresentação:

PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.

COMPORTAMENTO DESAJUSTADO Divide-se em quatro categorias: distúrbios De ansiedade Psicossomáticos Dissociativos Afetivos

DISTÚRBIO DE ANSIEDADE Perturbações cognitivas e emocionais permanecendo o contato com a realidade.Não se comporta de maneira perigosa, sendo raro os casos de hospitalização.

PRINCIPAIS REAÇÕES-1 Reação de Ansiedade Intensa angustia sem causa objetiva. Sintomas: palpitação, tremores, falta de ar, suor, náuseas.

PRINCIPAIS REAÇÕES-2 Reação Fóbica Refere-se ao medo patológico, excessivo e infundado em relação a um objeto ou situação que não é fonte de perigo.

PRINCIPAIS REAÇÕES-3 Sintomas: transpiração, tremor, respiração acelerada, diarréia vômitos, pressão no peito, taquicardia. Qualquer situação ou objeto pode gerar fobia: altura,espaços fechados, multidões.

A fobia data de uma situação crítica produtora de intenso medo que ocorreu nos primeiros anos de infância.Esta situação foi esquecida ou reprimida quando recordada, provoca ansiedade e culpa.

DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS Reação de Conversão Perturbações físicas com base psicológica: Sensorial- insensibilidade em uma parte do corpo, surdez funcional ou total. Motora:paralisa funcional em um ou vários membros, mutismo, tremores e tiques.

DISTÚRBIO DE ANSIEDADE Reação obsessiva-compulsiva A obsessão é uma idéia que se infiltra nos pensamentos. A Compulsão é um ato que se introduz no comportamento .

As obsessões ( idéias) e as compulsões(atos) ambos integram o síndrome obsessivo. Características: pensamentos obsessivos e inevitáveis, desagradáveis e inoportunos.Atos compulsivos irracionais.

DISTÚRBIOS DISSOCIATIVOS Síndromes caracterizadas por alteração da consciência principalmente da memória. Ex: Amnésia, Fuga e personalidade múltipla.

Amnésia Perda repentina da memória, o lapso pode durar minutos ou anos. Fuga Esquecimento das experiências recentes , foge para um local diferente a fim de começar vida nova. Não lembra da identidade anterior.

Personalidade Múltipla Dois ou mais padrões de comportamentos muito diferentes, só existe a consciência de uma personalidade em cada momento.A transição é súbita , e está associada a tensão.Estes distúrbios são raros.

DISTÚRBIOS AFETIVOS Caracterizam-se por tristeza excessiva ou excitação frenética. Severa crítica de si mesmo, irritáveis,incapacidade de controlar a sua vida. Pensamentos de morte, inclusive o suicídio.

Distúrbio Bipolar Crises decorrente de profunda depressão e mania. Durante a mania- auto confiança, irritação com episódio de violência, gastam muito, sexo promíscuo, sono agitado.

Causas As causas podem ser pelo excesso ou falta de gratificação quando bebê, produzindo uma personalidade superdependente, quando se experimenta uma perda( ente amado) ou perda simbólica(rejeição)transforma-se em raiva ou depressão.