Educação a Distância nas Políticas de Inclusão dos Jovens República Federativa do Brasil Ministério da Educação Educação a Distância nas Políticas de Inclusão dos Jovens CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância São Paulo-SP 27/11/2006 Secretaria de Educação a Distância - SEED Ronaldo Mota – ronaldomota@mec.gov.br
1° ato - Tradição Decorar, lembrar e repetir: o fim último de práticas escolares no Brasil no final do século XIX (?) Palmatória: única forma social reconhecida de manifestação de autoridade
2° ato - Crise Consciência da Crise: “a escola deve utilizar, em seu proveito, com a maior amplitude possível, todos os recursos formidáveis, como a imprensa, o disco, o cinema e o rádio, com que a ciência, multiplicando-lhe a eficácia, acudiu à obra de educação e cultura e que assumem, em face das condições geográficas e da extensão territorial do país, uma importância capital …” Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932)
3° ato - Novas Tecnologias
4° ato - Educação a Distância “No começo estranha, depois entranha!” Fernando Pessoa “Cada vez mais próxima e personalizada!” “Em ead e com as tic, ser diferente é normal” “Seremos todos estudantes para sempre” “Não há um conflito entre presencial e a distância, mas sim entre um ensino tradicional que se recusa a incorporar novas tecnologias e uma educação flexível que agrega TIC e valoriza o professor e o estudante”
27 de junho de 2006 - TECNOLOGIA 23/06/2006 - 13h40m *Brasileiros batem marca de 20 horas conectados à internet* Globo Online RIO - Os brasileiros fecharam mais um mês como líderes mundiais em tempo de conexão à internet. De acordo com a última medição do Ibope/NetRatings, os internautas do Brasil gastaram em maio 20h25m em navegação domiciliar, uma alta que, pelo quarto mês consecutivo, mantém o país à frente de potências online. Em abril, foram 19h26m. Se os dados forem comparados ao levantamento mundial da Nielsen/NetRatings, que engloba dez países, o país passa mais tempo conectado do que a França, que registrou 18h45m. O Japão passou maio com 17h29m e os Estados Unidos com tempo de navegação de 16h45m por pessoa. Com esta marca, o Brasil perderia apenas para o recorde de tempo de navegação gasto pelos usuários de Hong Kong em 2003, quando a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) levou cidadãos a ficar 22 horas por mês na internet.
ANDRAGOGIA? andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender (definição creditada a Malcolm Knowles, anos 1970 ). O termo remete a um conceito de educação voltado para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós = criança). Para educadores como Pierre Fourter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo p ara referir-se à educação continuada
Mudanças nos Processos Ensino-Aprendizagem Pedagogia Andragogia Linear, Seqüencial, Serial Complexidade Em massa e uniforme Personalizada Material Instrucional Aprender a Aprender Escola Escola ao longo da vida Centrado no Professor Centrado no Estudante Escola como tortura Escola como animação Professor como transmissor Professor como facilitador Educação Tradicional Educação Flexível
Cursos e Matrículas em Graduação e Pós-graduação Ano Cursos Matrículas 2000 13 1.758 2001 17 5.480 2002 202 59.772 2003 278 76.772 2004 382 159.366 2005 467 300.826 Fonte: Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância – Abraed -2005
Sistema Nacional de Formação de Docentes
Projeto Sistema Universidade Aberta do Brasil Projeto Sistema Universidade Aberta do Brasil CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
Informática Educativa
Ambiente Colaborativo para EaD
Objetos de Aprendizagem
TV Educacional