A RELAÇÃO: PAIS, ESCOLA E A EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Currículo na Educação Infantil
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Pedagogia da pesquisa-ação
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Desafio das novas tecnologias
Como a Criança Pequena se Desenvolve
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Indivíduos e sociedade:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
RELAÇÕES FAMILIARES E COMPORTAMENTO INFANTIL
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Pacto do Ensino Médio e o REM
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
A Educação Democrática no século XXI
A EDUCAÇÃO E SEUS ASPECTOS INTEGRATIVOS
Módulo: Comportamento do consumidor
Educação Sexual na Adolescência
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Dra.Regina de Assis Consultora em Educação e Mídia 27/06/2012.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
A Sociedade humana: generalidades
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
CURSO DE DIREITO SOCIEDADE E TUTELA JURÍDICA TEORIA GERAL DO PROCESSO
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Construindo a cultura educacional inclusiva
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Socialização e sociedade da informação
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

A RELAÇÃO: PAIS, ESCOLA E A EDUCAÇÃO António Ramos Psicologia e Neuropsicologia Clínica Neurocomp Sobral de Monte Agraço 03-03-2012

PRINCIPAIS CONTEXTOS DA CONSTRUCÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO « QUANDO EU ERA PEQUENO... E MERGULHO FUNDO NA MINHA INFÂNCIA. A INFÂNCIA ESSE GRANDE TERRITÓRIO DE ONDE TODOS SAÍMOS! POIS DONDE SOU EU? SOU DA MINHA INFÂNCIA. SOU DA MINHA INFÂNCIA COMO SE É DE UM PAÍS...» (SAINT_EXUPÉRY, 1957)‏ PRINCIPAIS CONTEXTOS DA CONSTRUCÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO A FAMÍLIA A ESCOLA

FAMÍLIA TORNAR-SE FAMÍLIA É UM DOS PROCESSOS DE MUDANÇA MAIS SIGNIFICATIVOS DA VIDA HUMANA (BRAZELTON, 2001)‏ EDUCAR “EDUCAR É VIABILIZAR E PROMOVER A COERÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E CIRCUNSTÂNCIA” (GOMES PEDRO, 2004)‏ PESSOA; GENOMA, EMOÇÕES SENTIMENTOS,: EXPECTATIVAS PERTENÇA... ESPAÇO; TEMPO; CULTURA AMBIENTE; A VIDA...

O DUPLO SENTIDO DA RESPONSBILIZAÇÃO

FAMÍLIA E EDUCAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À FAMÍLIA, “ UM DOS SEUS PAPÉIS PRINCIPAIS É A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, ISTO É, A SUA INCLUSÃO NO MUNDO CULTURAL MEDIANTE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DOS SÍMBOLOS E REGRAS DE CONVIVÊNCIA NO GRUPO, ENGLOBANDO A EDUCAÇÃO EM GERAL E PARTE DA FORMAL, EM COLABORAÇÃO COM A ESCOLA” (POLONIA&DESSEN, 2005)‏

A ESCOLA A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO QUE TEM COMO FUNÇÃO A SOCIALIZAÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO, OU SEJA, DO CONHECIMENTO ELABORADO E DA CULTURA ERUDITA. DE ACORDO OM SAVIANI (2005), A ESCOLA RELACIONA-SE COM A CIÊNCIA E NÃO COM O SENSO COMUM, E EXISTE PARA PROPORCIONAR A AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS QUE POSSIBILITAM O ACESSO AO SABER ELABORADO (CIÊNCIA) E AOS RUDIMENTOS (BASES) DESSE SABER. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARAO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO É ESPECÍFICA À AQUISIÇÃO DO SABER CULTURALMENTE ORGANIZADO E ÀS ÁREAS DISTINTAS DO CONHECIMENTO.

ESCOLA E FAMÍLIA TÊM AS SUAS ESPECIFICIDADES E AS SUAS COMPLEMENTARIEDADES. EMBORA NÃO SE POSSA SUPÔ-LAS COMO INSTITUIÇÕES COMPLETAMENTE INDEPENDENTES, NÃO SE PODE PERDER DE VISTA AS SUAS FRONTEIRAS INSTITUCIONAIS, OU SEJA, O DOMÍNIO DO OBJECTO QUE AS SUSTENTA COMO INSTITUIÇÕES. OBJECTIVOS DISTINTOS MAS QUE SE INTERPENETRAM COMPARTILHAM A TAREFA DE PREPARAR AS CRIANÇAS E JOVENS PARA A INSERÇÃO CRÍTICA, PARTICIPATIVA E PRODUCTIVA NA SOCIEDADE

CONJUNTO DE INTERACÇÕES VERBAIS E NÃO VERBAIS QUE VIZAM PRÁTICAS EDUCATIVAS CONJUNTO DE INTERACÇÕES VERBAIS E NÃO VERBAIS QUE VIZAM ATINGIR RESULTADOS CONCRETOS DEMOCRÁTICO AUTORITATIVO ORIENTADOR FLEXÍVEL ESTIMULANTE AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR AUTORITÁRIO RIGÍDO CASTRADOR NEGLIGENTE AUSENTE LAISSEZ-FAIRE PERMISSIVO POUCO ESTRUTURADO SUPER-PROTECTOR

A ÁRVORE DA EDUCAÇÃO

A EDUCAÇÃO TRADICIONAL E A NOVA TECNOLOGIZAÇÃO DESAFIOS CONJUNTOS PARA A ESCOLA E FAMÍLIA

A CONSIDERAÇÃO FINAL EM QUE ESPELHA A UNIÃO DE ESFORÇOS PARA UMA BOA PROSSECUÇÃO DOS OBJECTIVOS DA EDUCAÇÃO UM MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO