Transporte de substâncias Trabalho realizado por:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

Caule e condução de seiva elaborada
ESTÔMATOS E TRANSPIRAÇÃO CONDUÇÃO DE SEIVA
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Trabalho De Biologia.
Evolução dos seres vivos
FISIOLOGIA VEGETAL.
Como classificar os seres vivos?
Sistema Digestivo.
ORGANOGÊNESE VEGETAL anabeatriz3.
O que você deve saber sobre
FISIOLOGIA VEGETAL.
FISIOLOGIA VEGETAL.
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
As Plantas A Nutrição das Plantas.
FISIOLOGIA VEGETAL PROF. MAGRÃO.
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
Fisiologia das Angiospermas
FISIOLOGIA VEGETAL PROF. MAGRÃO.
Como é que a matéria chega às células?
Sônia Lopes.
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
Tecidos de Condução.
GUTAÇÃO.
FISIOLOGIA VEGETAL – Condução e Transpiração
Transporte nas Plantas
F o t o s s í n t e s e O2 CO2 açúcar Água + sais minerais.
Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta.
Transporte de matéria Susana Bento Tiago Guerreiro 10ºA.
FISIOLOGIA VEGETAL Profº Antonio José.
FOTOSSÍNTESE RESPIRAÇÃO TRANSPIRAÇÃO
Como classificar os seres vivos?
Reino ANIMaLIA Trabalho realizado por: Catarina Araújo nº2
Caule e transporte no xilema Estrutura primária
Fotossíntese 6º ano.
Sistema de absorção: raiz I e II
Saída de campo - biodiversidade escolar
Sumário Digestão extracelular Intracorporal :
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
CONDUÇÃO DA SEIVA BRUTA MECANISMOS DE ASCENÇÃO DA SEIVA BRUTA
Reino Monera.
Daniela nº8 Fábio nº 9 Gabriela nº12
Sistemas de classificação de Whittaker
BOTÂNICA.
Sistema de Classificação de Whittaker Modificado
Nuno Bouçanova nº20 José Pedro Coelho nº32 11ºF
Reino Plantae.
Evolução da classificação
Fisiologia vegetal soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais relacionados.
Sistema de classificação de Whittaker
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
Ana, Sónia e Rui apresentam Tecidos Vegetais Escola Secundária Sebastião da gama Técnicas Laboratoriais de Biologia 6/03/01.
HISTOLOGIA VEGETAL Prof. Omar Medina
Revisão ENEM Prof. Ramon.
1 Ano Ensino Médio 2º Bimestre Professor: Hugo Vieira
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
Diversidade dos seres vivos
Fisiologia Vegetal Funcionameto dos órgãos vegetais Profª Ayesa Aseff.
Citologia Prof. Fábio Duarte.
Absorção: Ocorre na Zona pilífera das raízes
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Prof. Reginaldo Rossi Colégio Einstein Colégio Einstein Prof. Reginaldo Rossi.
SISTEMÁTICA REINO DOS SERES VIVOS.
Tecidos Condutores de Seiva
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Como se alimentam as plantas?
Quais são os principais grupos de plantas que existem na actualidade?
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos 1 Obtenção de Matéria – Seres Heterotróficos 2.
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

Transporte de substâncias Trabalho realizado por: Escola Secundária São João da Talha Transporte de substâncias no diferentes reinos Trabalho realizado por: Ruben machado nº20 Fernando júnior nº28 Professora: Elvira Monteiro

índice Introdução Reino monera Reino protista Reino fungi Reino plantae Reino animalia

Introdução Com este trabalho procuramos saber como se efectua o transporte de substâncias em cada reino: Monera; Protista; Fungi; Plantae; Animalia. Existem seres unicelulares e pluricelulares, com organismos mais complexos ou menos complexos, sendo assim, o transporte de substâncias não e igual para todos eles.

Reino monera Tipos de células: procarióticas Organização celular: unicelulares Nutrição: autotróficos( fotossíntese e quimiossíntese) e heterotróficos( absorção) Interacção nos ecossistemas: produtores e microconsumidores Exemplos: bactérias do iogurte

No Reino Monera, os seres heterotróficos (microconsumidores) obtêm nutrientes para o interior da célula através da absorção. O transporte destes nutrientes realiza-se por difusão simples.

Reino protista Tipos de células: eucarióticas Organização celular: unicelulares e pluricelulares Nutrição: autotróficos (fotossíntese) heterotróficos( absorção e ingestão) Interacção nos ecossistemas: produtores, microconsumidores e macroconsumidores Exemplos: amibas

Na sua maioria, o reino Protista e constituído por seres unicelulares, porém existem seres pluricelulares de organização simples. Obtêm matéria através de um processo denominado de fagocitose, e o transporte é realizado através de uma difusão simples. O controle de água e feito através de um processo denominado Osmose.

Reino fungi Tipos de células: eucarióticas Organização celular: pluricelulares, alguns unicelulares Nutrição: heterotrófica ( absorção ) Interacção nos ecossistemas: microconsumidores Exemplos: penicillium

O fungo lança no ambiente enzimas digestivas, que desdobram moléculas orgânicas complexas (macromoléculas) em moléculas menores (micromoléculas) e que são, então, absorvidas. O transporte das substâncias ocorre por Osmose e difusão facilitada, sendo estas realizadas ao mesmo tempo, através de uma corrente citoplasmática que ocorre nas hifas.

Reino plantae Tipos de células: eucarióticas Organização celular: pluricelulares Nutrição: autotróficos( fotossíntese ) Interacção nos ecossistemas: produtores Exemplos: flores O transporte é realizado por dois sistemas de vasos diferentes: Xilema e Floema

Transporte no xilema No xilema circulam a água e os sais minerais da raiz até as folhas. O Xilema é constituído por 4 células: Elementos Condutores Elementos de Vaso Tracóides Fibras lenhosas Parênquima lenhoso (única célula viva no Xilema) O transporte no xilema pode ser explicado através de duas hipóteses: Hipótese da pressão radicular Hipótese da tensão-coesão-adesão

Hipótese da pressão radicular A ascensão de água pode ser explicada devido à ocorrência de forças osmóticas . A acumulação de iões nas células da raiz faz com que a água entre para a planta, e a água irá ascender na planta devido à pressão feita na raiz. A entrada dos iões na célula da raiz realiza-se através de transporte activo.

Hipótese da tensão-coesão-adesão As forças de tensão-coesão-adesão criam uma coluna de água ao longo do xilema, que se move num sentido ascendente, graças à transpiração realizada ao nível das folhas. Devido a polaridade as moléculas de água, estas ligam-se entre si criando pontes de hidrogénio, ficando unidas. As moléculas de água ainda se conseguem ligar às substancias da parede do xilema graças a forças de coesão. Uma vez que a água e os sais minerais nela dissolvidos chegam as folhas, o processo de fotossíntese tem inicio, tornando matéria inorgânica em matéria orgânica.

Transporte no Floema No Floema circulam a seiva elaborada e a água das folhas até aos órgãos da planta. O Floema é constituído por 4 células: Células dos tubos crivosos Células de companhia Fibras Parênquima Uma das hipóteses que explica o transporte realizado no floema é a Hipótese do Fluxo de Massa.

Hipótese do fluxo de massa Os glícidos produzidos na fotossintese são convertidos em sacarose antes de entrarem no floema, onde serão transportados para locais onde serão armazenados ou gastos. A passagem da sacarose das células da folha para as células de companhia realiza-se por transporte activo. De seguida, a sacarose passa das células de companhia para os elementos de tubos crivosos. A acumulação de sacarose nas células de tubos crivosos provoca a entrada de agua, vinda do xilema, levando a célula a ficar túrgida. A pressão causada pela turgescência obriga a sacarose a deslocar-se pelas placas crivosas para a célula seguinte do tubo, e assim sucessivamente. A sacarose, ao chegar ao local onde é armazenada ou gasta, converte-se novamente em glícidos.

Reino animalia Tipos de células: eucarióticas Organização celular: pluricelulares Nutrição: heterotróficos ( ingestão ) Interacção nos ecossistemas: macroconsumidores Exemplos: Peixes; Aves.

Seres heterotróficos (macroconsumidores) que obtêm matéria por ingestão. No reino Animalia, os seres vivos podem ter sistema de transporte (o transporte é realizado pelo sistema circulatório, podendo este ser classificado em completo – circula no sangue, nunca saindo dos vasos sanguíneos – e incompleto – circula a Hemolinfa, que abandona os vasos e dirige-se para o hemocélio) ou não o ter que (o transporte é realizado por um processo de difusão simples, devido às células se encontrarem em contacto directo com o meio).

Conclusão Para cada reino, existem uma forma diferente de obter a matéria e de transporta-la, embora que em alguns reinos sejam bastante parecidos.

Netgrafia Bibliografia http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/reino-fungi-15.php http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-animalia http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-monera http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-protista Bibliografia Manual Escolar: Biologia 10, Osório Matias | Pedro Martins