Riscos e catástrofes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catástrofes Naturais.
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
Trabalho realizado por:
Catástrofes Naturais Ciências Naturais 08/09.
Agentes modificadores do relevo
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Hidrologia.
exposta ao risco. Por exemplo: cheias, ciclones, sismos e secas.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
FURACÃO.
O Aquecimento Global..
O Aquecimento Global..
Trabalho de : Área de Projecto Professora : Teresina Paz Grupo 1.
Mudança GLOBAL 8º ano.
Riscos e Catástrofes Naturais
Tempestades e Inundações
As Florestas e a sua preservação.
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
Águas Continentais.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
Catástrofes naturais.
Água e Sociedade Trabalho realizado por: Leandro Quintans Nº 17
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Catástrofes Naturais Área de Projecto 2010/11.
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
Catástrofes Naturais.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Trabalho de geografia Equipe01
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Letícia Peixoto Soares n°15 6°ano A
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Vulcanismo.
Catástrofes Naturais Adriana Vieira 8ºB.
Dinâmica das bacias hidrográficas
Geografia.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em.
CLIMATOLOGIA II.
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
Aquecimento Global.
Atmosfera, clima e tempo.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
O IMPACTO DOS RISCOS NATURAIS
HIDROGRAFIA.
Geologia, problemas e materiais
Revista eletrônica Nome: Gabriela n° 7 6BF Índice.
CIRCULAÇÃO DA ATMOSFERA
Alterações climáticas
Fatores de influência climática
Poluição atmosférica.
Causas das Alterações Climáticas. Emissões de CO2 por sectores e por países, em osphere/atmosphere02-16.html.
Professora Manuela Cardoso
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Recursos Hídricos Superficiais
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Riscos e catástrofes

Riscos e catástrofes Risco Catástrofe natural Riscos e catástrofes | Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Risco Perigo que pode ameaçar o ser humano ou o ambiente em geral, como é o caso dos sismos, furacões, secas, inundações, etc. Catástrofe natural Acontecimento súbito, quase sempre, imprevisível, de origem natural que pode provocar vítimas e danos materiais.

Causas das catástrofes naturais Riscos e catástrofes | Causas das catástrofes naturais Causas das catástrofes naturais Geológicas Tsunamis; Sismos; Vulcões Atmosféricas Tempestades; cheias; inundações; vagas de frio; movimento de vertente; incêndios florestais; secas; ondas de calor; avalanches Múltiplas Incêndios florestais

Tempestades/Furacões/Tornados Riscos e catástrofes | Tempestades/Furacões/Tornados Tempestades/Furacões/Tornados As tempestades são caracterizadas por ventos extremamente fortes que podem ultrapassar os 100 km/h, perdendo a sua intensidade à medida que se deslocam para terra. As tempestades têm diferentes designações tendo em conta a localização geográfica de onde se desenvolvem. Se ocorrem no oceano Atlântico têm o nome de furacões, no oceano Pacífico de tufões e no oceano Índico de ciclones tropicais.

Furacão, tufão ou tornado? Riscos e catástrofes | Tempestades/Furacões/Tornados Furacão, tufão ou tornado?

Excesso de… água Cheias – aumento brusco de água num curso fluvial. Riscos e catástrofes | Excesso de… água Excesso de… água Cheias – aumento brusco de água num curso fluvial. Causas das cheias: dificuldades de infiltração da água; alterações provocadas pelo ser humano (impermeabilização dos solos; desflorestação)

Excesso de… água Formas de prevenir as cheias e as inundações: Riscos e catástrofes | Excesso de… água Excesso de… água Formas de prevenir as cheias e as inundações: melhorar o ordenamento do território, evitando a construção em leitos de cheia; construir barragens para regularizar os caudais dos rios; reflorestar as áreas que tenham um maior risco de escoamento de águas à superfície; manter os sistemas de escoamento de águas desimpedidos.

Movimentos de vertente Riscos e catástrofes | Movimentos de vertente Movimentos de vertente Movimento de vertente, ou deslizamento de terras, define-se como todo o deslocamento de massas instáveis de rocha ou solos. Está relacionado com precipitações intensas e ocorre quando o solo perde sustentabilidade.

Riscos e catástrofes | Excesso de… calor Ondas de calor – período de pelo menos seis dias consecutivos em que a temperatura é superior 5 °C ao valor médio durante os últimos 30 anos. Secas – fenómeno climático causado pela reduzida precipitação numa dada região e num período de tempo longo.

Excesso de… calor Causas das secas: Consequências das secas: Riscos e catástrofes | Excesso de… calor Excesso de… calor Causas das secas: anomalias da circulação geral da atmosfera, incorrecto ordenamento do território, desflorestação incontrolada do território; sobreexploração das reservas hídricas subterrâneas; Consequências das secas: prejuízos na agricultura e indústria, na produção de energia hidroeléctrica, podem levar à ocorrência de incêndios florestais, erosão dos solos e, a longo prazo, à desertificação.

Riscos e catástrofes | Excesso de… calor Desertificação – consiste na perda da capacidade produtiva dos solos. Incêndios florestais – podem ser uma consequência das secas, no entanto, são considerados de causas múltiplas.

Riscos e catástrofes | Excesso de… frio Vagas de frio – período de 6 dias consecutivos com temperaturas do ar inferiores em 5 °C ao valor médio dos últimos 30 anos. Avalanches – ocorre quando a neve não está devidamente compactada e o declive das montanhas é muito acentuado, esta desprende- se, seguindo montanha abaixo e levando tudo o que encontra.

Riscos e catástrofes | Sismos Movimentos bruscos vibratórios de curta duração da crusta terrestre.

Sismos Consequências: Tsunamis (maremotos) Erupções vulcânicas Riscos e catástrofes | Sismos Sismos Consequências: Tsunamis (maremotos) Erupções vulcânicas Destruição de infraestruturas (estradas, habitações...) Deslizamento de terras Abertura de fendas no solo e subsolo Incêndios

Tsunamis Causas: Consequências: Riscos e catástrofes | Tsunamis Tsunamis Quando se dá um terramoto no fundo de um oceano, formam-se enormes ondas submarinas. Causas: sismos avalanches oceânicas vulcões meteoritos Consequências: ferir ou matar seres vivos destruir portos e infraestruturas portuárias dificultar a mobilidade de pessoas e bens destruir a fauna e a flora litoral

Riscos e catástrofes | Vulcões A erupção vulcânica é um fenómeno natural, que consiste na existência de uma fenda na superfície terrestre por onde se libertam cinzas, lava e gases.

Riscos e catástrofes Fim