Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressuposição e Implicatura
Advertisements

Emprego do verbo.
O PRONOME.
Frase: tipos e Polaridade
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
FRASE Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. (Garcia, Othon)
Afeto e Comunicação Afetiva
O DIA DE HOJE.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Revisão – termos da oração
Modo Indicativo e Subjuntivo
FLEXÕES VERBAIS.
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Os tipos de comportamento no meio social
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Infinitivo Gerúndio Particípio
ROSAS VERMELHAS Por:
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Atos de fala.
Profª Monize Diniz Silva
Carta de um bebê para sua mãe
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Carta de um bebê para sua mãe.
SÍNTESE DA TEORIA DOS ATOS DE FALA
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
PARA TODOS Vou contar-vos, pareceu-me engraçado, fiz e chamaram-me antes de terminar!! Algo de inesperado aconteceu. Que vos aconteça! MENINOS......EU.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
FLEXÕES VERBAIS.
Nada na vida acontece em vão
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
Pra tudo há um tempo Composição: Pitter de Laura
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Discurso Directo Indirecto.
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Dizer é mostrar Deixis.
Escola Estadual Maria José
Os verbos.
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
PONTO G Martha Medeiros.
Palavras que as mulheres usam e que os homens deveriam saber interpretar para o seu próprio bem!
AIT TEMPOS VERBAIS.
Interação discursiva Atos Ilocutórios. A. Comprei o último romance de Lobo Antunes. B. Vá comprar o jornal. C. Prometo que chego a horas. D. Odeio levantar-me.
NADA ACONTECE POR ACASO !
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
Mateus Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei.
Carta de um bebê para sua mamãe...
Perspectiva Benvenistiana
Português Instrumental REVISÃO
A construção do sentido
+ NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO 2º. MANDAMENTO.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Era uma vez... Um rapaz que era primeiro em tudo... Melhor atleta, melhor estudante, mas... Que nunca soube se tinha sido um bom filho...
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Ato ilocutório Ato que consiste em realizar, ou pretender realizar, determinado objetivo (promessa, conselho, ordem, pedido, agradecimento, etc.) através.
Tipos e polaridade das frases
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
Actos Ilocutórios. Foram uns amores singulares, aqueles. No Junho, as cerdeiras punham por toda a veiga uma nota viva, fresca e sorridente. (...) Era.
Você é Especial.
Transcrição da apresentação:

Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia

Atos ilocutórios Ato ilocutório Ato que consiste em realizar, ou pretender realizar, determinado objetivo (promessa, conselho, ordem, pedido, agradecimento, etc.) através da produção de um enunciado cujo conteúdo proposicional está marcado por uma determinada força ilocutória num contexto particular. Ao produzir um enunciado, em contexto específico, o falante executa, implícita ou explicitamente, atos como afirmar, avisar, ordenar, perguntar, pedir, prometer, objetar, criticar… (verbos que denotam explicitamente atos ilocutórios).

Ato ilocutório assertivo Atos ilocutórios Ato ilocutório assertivo Ato ilocutório em que o locutor se responsabiliza sobre a existência de um estado de coisas e sobre a verdade da proposição enunciada. Verbos performativos: admitir, acreditar, afirmar, concordar, confessar, informar, discordar, negar… Ex.: Acredito que nada disso vai acontecer. José Saramago foi Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Ato ilocutório diretivo Atos ilocutórios Ato ilocutório diretivo Ato ilocutório que tem como finalidade levar o interlocutor à realização de uma ação, verbal ou não verbal, que reflita o reconhecimento do conteúdo proposicional do enunciado proferido pelo locutor. Verbos performativos: aconselhar, esperar, exigir, lembrar, mandar, obrigar, ordenar, pedir, proibir, querer… Ex.: Envia-me o trabalho ainda hoje de manhã! Amanhã, trazes-me o CD?

Ato ilocutório compromissivo Atos ilocutórios Ato ilocutório compromissivo Ato ilocutório que exprime uma intenção do locutor, vinculando-o à realização de uma ação futura que poderá afetar o interlocutor de um modo positivo (no caso da promessa) ou de um modo negativo (no caso da ameaça). Verbos performativos: comprometer, jurar, prometer, tencionar... Ex.: Ligo-te amanhã. [Prometo que te ligo amanhã.] Vou visitar-te assim que puder.

Ato ilocutório expressivo Atos ilocutórios Ato ilocutório expressivo Ato ilocutório que exprime um estado psicológico do locutor relativo ao estado de coisas apresentado no conteúdo do enunciado. Verbos performativos: adorar, agradecer, congratular-se, deplorar, gostar, lamentar, odiar… Ex.: Lamento profundamente tudo o que te aconteceu. Que lindo casaco!

Verbos performativos: declarar, nomear, batizar, demitir, condenar… Atos ilocutórios Ato ilocutório declarativo (Declaração) Ato ilocutório que cria um estado de coisas novo pela simples declaração que permite ao locutor criar a realidade. Este privilégio resulta da relação social que o locutor mantém com o(s) seu(s) interlocutor(es), que lhe reconhecem estatuto para a criação do universo de referência. Verbos performativos: declarar, nomear, batizar, demitir, condenar… Ex.: Está aberta a sessão. Declaro-vos marido e mulher.

declarativo assertivo Atos ilocutórios Ato ilocutório declarativo assertivo (Declaração assertiva) Reúne os objetivos ilocutórios de asserções e de declarações. Uma declaração assertiva, apesar de explicitamente relacionar o locutor com o valor de verdade do conteúdo proposicional, utiliza essa explicitação como forma de evidenciar o estatuto do locutor. A força ilocutória aparece como tentativa de controlar verbalmente a relação social, de modo a que o interlocutor reconheça o enunciado como criador de uma nova realidade. Ex.: É fundamental que deixe de fumar a partir de agora. [Palavras de um médico para um doente que reconhecerá, ou não, a partir do enunciado, autoridade ou poder ao médico para o fazer parar de fumar.]

Atos ilocutórios diretos São aqueles em que se empregam de modo explícito verbos performativos, realizando o locutor o ato ilocutório designado pelo verbo, que orienta com clareza a sua interpretação.

Atos ilocutórios indiretos São aqueles em que um enunciado veicula um sentido literal e, através deste, de acordo com fatores contextuais, por dedução, por inferência, pela interpretação de normas codificadas cultural e socialmente, a verdadeira intenção do locutor. Em suma, o locutor quer transmitir algo diferente do que exprime em sentido literal. Ex.: Já é muito tarde. [Pode ser dito e interpretado como um ato ilocutório indireto, para pedir ou ordenar que uma criança vá dormir.] Será que gostariam de passar o fim de semana comigo? [Pergunta que realiza um convite.]