Avaliação de Tecnologias em Saúde – ATS Estudo de caso em PACS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto Brasileiro na Incorporação de Novas Tecnologias
Advertisements

Projetos de Aprendizagem
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Flávia Tavares Silva Elias
Telma de Carvalho Lúcia Maria S. V. Costa Ramos
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Apresentação do Projeto
SEMINÁRIO ECONOMIA DA SAÚDE Liliana Planel Lugarinho Rio de Janeiro 10 de abril de 2003.
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
PACS (Picture Archiving and Communication System)
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
SIGES Gestão da Saúde Pública.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Principais Tecnologias – NF-e
Biblioteca Virtual em Saúde:
Flavia Elias RJ, 09 de novembro de 06
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Incorporação de Tecnologias pelo Ministério da Saúde
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Auditoria e Segurança da Informação
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Alfredo Scaff Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Medicina Baseada em Evidências O que é isso?
José Alberto Ribeiro Carvalho
01/13 APRESENTAÇÃO.
Evidências.com 1/31 Projeto de Pesquisa: contexto.
Capítulo 8 Controle.
Estudos de Desfechos Centrados no Paciente Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde? Charles Viana Cachoeira.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
NOVO MARCO – LEI N /2011 Altera a lei n e dispõe sobre assitência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde no SUS Cria a Comissão.
Letícia Krauss (ENSP/FIOCRUZ) Setembro 2005 Avaliação Tecnológica em Saúde e a Incorporação de Tecnologias no SUS.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Tecnologias em Saúde – ATS Estudo de caso em PACS Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo-marques pmarques@fmrp.usp.br

A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das conseqüências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde. No Ministério da Saúde, a ATS é uma das atribuições da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, através da atuação do Departamento de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de institucionalizar a ATS no SUS. Entendem-se como tecnologias em saúde: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população. Implantada em 2008, a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) tem como objetivo disseminar a cultura de ATS nos serviços de saúde, nas instituições acadêmicas, assim como subsidiar a tomada de decisões pelos formuladores de políticas e gestores. A idéia de formação de uma Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), com a participação de instituições do poder público, de centros de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico, de hospitais de ensino e de entidades de gestão do SUS e saúde suplementar e de organizações relacionadas ao controle social, nasceu na 2ª. Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, em 2004, que deu origem à Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PCTIS). http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1026

Solicitação de Estudos Os gestores do SUS (nas esferas federal, estadual e municipal) podem solicitar estudos de avaliação de tecnologias. As solicitações serão analisadas pelo Ministério da Saúde e o gestor demandante será comunicado da resposta, atendendo aos seguintes prazos: * Em 15 dias: envio de resposta sobre o tipo de estudo necessário, mencionando se é possível realizar. * Em 2 meses: elaboração de um Parecer Técnico-Científico, contendo síntese de evidências de qualidade disponíveis. * Entre 6 e 12 meses: revisões sistemáticas ou estudos de avaliação econômica elaborados com Instituições de Ensino e Pesquisa. Para fazer o pedido, o gestor preencherá como demandante o Formulário de Solicitação de Estudos em ATS e as eventuais dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: ats.decit@saude.gov.br. http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1026

Health Technology Assessment International (HTAi) HTAi is the global scientific and professional society for all those who produce, use, or encounter HTA. HTAi embraces all stakeholders, including researchers, agencies, policymakers, industry, academia, health service providers, and patients/consumers, and acts as a neutral forum for collaboration and the sharing of information and expertise. With members from 59 countries and six continents, HTAi is a thriving global network. What is HTA? HTA is a field of scientific research to inform policy and clinical decision-making around the introduction and diffusion of health technologies. Health technologies include pharmaceuticals, devices, diagnostics and treatments, and other clinical, public health, and organizational interventions. http://www.htai.org/index.php?id=419

Parecer Técnico-Científico Avaliação Tecnológica de Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens Membros do núcleo de avaliação de tecnologias em saúde: Dra. Juliana P. de Souza Prof. Dr. Paulo M. Azevedo-marques Prof. Dr. Altacílio A. Nunes

PERGUNTA

Pergunta Estruturada: População Pacientes submetidos a exames de radiologia e diagnóstico por imagem Intervenção Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS) Comparação Sistema tela-filme Parâmetros Eficácia, eficiência e segurança Desfechos Acurácia no diagnóstico e no fluxo de trabalho dos usuários PACS O uso do PACS, como infraestrutura básica para suporte às atividades de atenção à saúde de pacientes submetidos a exames de radiologia e diagnóstico por imagem, é eficaz, eficiente e seguro, em comparação ao sistema tela-filme?

INTRODUÇÃO

Imagem Médica

Tecnologia alternativa: Sistema Tela-Filme Chassi - Raio-X Convencional

Armazenamento de arquivos Sistema analógico (filme) e Digital Disco Magneto-óptico DVD 11

Tecnologia sob avaliação: PACS Picture Archiving and Communication System É um sistema de arquivamento e comunicação voltado para o diagnóstico por imagem que permite o pronto acesso, em qualquer setor do hospital ou clínica, de imagens médicas em formato digital, sendo caracterizado por quatro subsistemas: Aquisição, exibição, disponibilização e armazenamento de imagens.

Web-based RIS/PACS/EMR Rede de alta velocidade HIS/MIS Arquivamento Modalidade de Imagem Web-based RIS/PACS/EMR RIS Estação de visualização HL-7 DICOM PACS Firewall DB RAID Reconhecimento de voz

Registros em Órgãos Reguladores ANVISA – 22/02/2013

BASE DE DADOS E ESTRATÉGIAS DE BUSCA

Base de Dados

Palavras-Chaves PACS - Picture Archiving and Communication System film-screen security efficiency effectiveness cost benefit analysis financing radiology - radiologic

Estratégias de Buscas The Cochrane Library PubMed LILACS CRD IEEE (“Picture Archiving and Communication System” OR PACS OR Film-Screen) AND (Security OR efficiency OR effectiveness OR “cost benefit analysis”' OR financing) AND (radiology or radiologic) PubMed (“Picture Archiving and Communication System” OR PACS OR Film-Screen) AND (Security OR efficiency OR effectiveness OR “cost benefit analysis” OR financing) AND (radiology or radiologic) AND (“diagnostic imaging”) LILACS CRD (`Picture Archiving and Communication System' OR PACS OR Film-Screen) AND (security OR efficiency OR effectiveness OR `cost benefit analysis' OR financing) AND (radiology or radiologic) IEEE ((“Picture Archiving and Communication System” OR PACS OR Film-Screen) AND (Security OR efficiency OR effectiveness OR “cost benefit analysis” OR financing)) REBRATS PACS OR film-screen

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E EXCLUSÃO DE ARTIGOS

Critérios de Inclusão Artigos de revisão (sistemática ou não), metanálises, relatórios técnicos, relatos de casos e resumos; Idiomas português, espanhol ou inglês; Sem limite de tempo; Estudos que avaliam o uso de PACS ou sistema tela-filme em: Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS); Eficácia, eficiência e segurança. Com ou sem parâmetro de comparação; Sem restrição das imagens utilizadas na avaliação.

Critérios de Exclusão Estudos repetidos; Cartas, editoriais e comentários; Texto completo indisponível; Estudos em animais; Métodos de desenvolvimento das tecnologias; Qualquer outra metodologia não relacionada à ATS ou aos parâmetros de avaliação (segurança, eficiência ou eficácia); Avaliações sem fundamentos científico.

SELEÇÃO ELEGIBILIDADE IDENTIFICAÇÃO INCLUÍDOS Publicações Identificadas: 481 PubMed: 251 Cochrane: 8 LILACS: 125 CDR: 5 IEEE: 92 REBRATS: 0 Remoção das duplicatas: 346 PubMed: 185 Cochrane: 3 LILACS: 62 CDR: 4 Exclusão por título e resumo: 298 PubMed: 163 Cochrane: 3 LILACS: 51 CDR: 0 IEEE: 81 REBRATS: 0 Leitura completa: 48 PubMed: 22 Cochrane: 0 LILACS: 12 CDR: 4 IEEE: 10 REBRATS: 0 Exclusão leitura completa: 28 PubMed: 17 Cochrane: 0 LILACS: 10 CDR: 3 IEEE: 8 REBRATS: 0 Estudos incluídos: 13 PubMed: 5 Cochrane: 0 LILACS: 2 CDR: 1 IEEE: 2 REBRATS: 0 Especialista: 3 INCLUÍDOS

RESULTADOS DOS ESTUDOS SELECIONADOS

Dos 10 artigos incluídos por bases de dados:

RECOMENDAÇÕES: A favor da tecnologia

Com base nos 13 artigos incluídos: 77% de artigos (entre os anos 90 e 2004) – a adoção da tecnologia PACS já foi feita, o que aponta para um estudo e possível adoção tardia no Brasil; 15% dos artigos (os mais recentes) NÃO discutem a adoção da tecnologia, e sim apresentam avaliações relativas aos resultados obtidos com ela, como: Financeiro e diretamente mensuráveis: Planejamento financeiro para suportar as trocas entre as tecnologias em um período de 5 a 10 anos, sem impacto financeiro ao longo do período; A adoção de PACS pode ampliar a capacidade de realização de exames da instituição. Ganhos de outra naturezas e não diretamente mensuráveis: Aumento da agilidade do atendimento; Maior suporte à tomada de decisão clínica, devido ao acesso facilitado à exames anteriores; Redução do volume de exames repetidos solicitados; Maior facilidade de informação e auditoria de processos e serviços.

Avaliação econômica: Análise de Impacto Orçamentário e Análise de Custo-Efetividade de uso do Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens - PACS Arquitetura de mini-PACS descentralizado Arquitetura de PACS centralizado

Resumo do IO (%) do sistema tela/filme, PACS de alto custo e PACS de baixo custo considerando-se a realização de 200.000, 12.000, 50.000 e 100.000 exames/ano, por um período de cinco anos.

Conclusões Pelos resultados demonstrados na AIO, o sistema tela/filme apresentou grande impacto no orçamento em todos os cenários avaliados, sendo que em todos os casos seus custos ultrapassam o teto orçamentário, ao passo que tanto o PACS de alto custo, quanto o de baixo custo, mostraram representar impacto orçamentário que proporciona economia de recursos, sobretudo o mini-PACS. Diante desses achados é recomendável a serviços de saúde qualquer natureza a implantação e utilização do sistema PACS. Entretanto há que se considerar que as tecnologias que acompanham o sistema PACS atualmente estão em contínuo avanço, podendo representar em curto espaço de tempo mudanças na composição de custos, tanto para cima ou para baixo, sendo necessárias avaliações contínuas, considerando-se sempre as características do serviço de saúde, o perfil dos usuários e o grau de expertise do corpo clínico. Importante realçar que diante do quadro atual, o PACS além de representar menores custos e impacto orçamentário, em qualquer contexto, há ainda ganhos de produtividade do serviço, sendo que em muitos relatos há referência de incrementos de produtividade da ordem de 200 a 300%. Notadamente isso requer preparo de toda a equipe, dado o grande aumento de demanda associado, como por exemplo, maior agilidade na emissão de laudos, bem como, toda infraestrutura operacional necessária a uma demanda além da planejada.

Avaliação de Tecnologias em Saúde – ATS Estudo de caso em PACS Prof. Dr. Paulo Mazzoncini de Azevedo-marques pmarques@fmrp.usp.br