M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Advertisements

Homeostase, excreção e homeotermia
Fisiologia comparada Sistema Circulatório.
APARELHO CIRCULATÓRIO
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Professor: Indíara Jorge Latorraca
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Circulatório.
Sistema Respiratório Professora Helena.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Depura sangue Prof.César Lima
Componentes Citoplasmáticos
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
RESPIRAÇÃO CELULAR E FERMENTAÇÃO
O que você deve saber sobre
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA CÁRDIO-RESPIRATÓRIO
Fisiologia Respiratória
Sistema respiratório Tipos de trocas gasosas ou hematose
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
Respiração Apostila 2 Página 26.
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Filo Chordata (Cordados)
Tipos de Sistema Circulatório
SISTEMA EXCRETOR Prof. João Paulo Gurgel Biologia
Professora: Rosana Moraes
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Ciências Biológicas Componentes
Colégio Maria Imaculada
TRANSPORTE DE NUTRIENTES E OXIGÉNIO ATÉ ÀS CÉLULAS
Sistema Excretor.
Anatomia e fisiologia animal - Excreção
Em busca de matéria e energia
Centro Universitário Candido Rondon
Grupo:Gabriela, Isabella C., Isabela N., Júlia P., Júlia M. e Pietro.
Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa.
Sistema circulatório FUNÇÃO: TRANSPORTAR NUTRIENTES,GASES,HORMÔNIOS,
Sangue.
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Sistema Cardiovascular
A vida animal.
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
O tegumento dos animais
Sistema Cardiovascular
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
Sistema Digestório e Excretor
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
A evolução da respiração no reino animal
Sistema Circulatório.
BIOENERGÉTICA DO EXERCÍCIO
Sistema cardiovascular
GLICONEOGÊNESE ou NEOGLICOGÊNESE ou NEOGLUCOGÊNESE
SISTEMA EXCRETOR.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 6º ANO SONDAGEM
Sistema circulatório.
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Metabolismo de Aminoácidos
BIOQUÍMICA DA CARNE III
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Sistema Cardiovascular Professora Lívia. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias.
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
Transcrição da apresentação:

M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero

QUESTÃO 1 – (RESOLUÇÃO) a) Queda do pH diminui a saturação da oxiemoglobina, liberando mais oxigênio para os tecidos. b) 10% c) A respiração libera gás carbônico, provocando acidose d) o pH mais baixo facilita liberação do oxigênio para os tecidos.

QUESTÃO 2 – (RESOLUÇÃO) A) O ácido úrico é resultado da metabolização das proteínas B) O sistema excretor e os rins são os responsáveis diretamente pelo acúmulo de ácido úrico. C) As artérias são vasos que distribuem sangue que sai do coração; contêm paredes grossas formadas por três camadas de tecido: a mais interna, de tecido epitelial; a intermediária, de tecido conjuntivo elástico; e a mais externa, de tecido muscular liso. Esses dois últimos tecidos terão seu funcionamento comprometido em virtude de sofrerem contração constante, já que a calcificação impede essa atividade. D) Os insetos convertem a amônia em ácido úrico E) produção de ácido úrico por alguns animais terrestres é vantajosa pelo fato de este ser uma substância menos tóxica que a amônia e ser menos insolúvel em água, o que faz com que haja uma menor perda de água na excreção desses animais.

QUESTÃO 3 – (RESOLUÇÃO) a) Anfíbios e Mamíferos. b) Aves (I), são animais endotérmicos. c) O tubarão (III), apresenta endoesqueleto cartilaginoso. d) Répteis crocodilianos (II) possuem coração tetracavitário. Os não crocodilianos apresentam coração tricavitário.

QUESTÃO 4 – (RESOLUÇÃO) A eritropoitina é um hormônio produzido pelos rins, em situações de baixa de oxigênio no sangue. O hormônio atua diretamente na medula óssea aumentando a produção de hemácias. Um volume maior de hemácias no sangue transporta o oxigênio com maior facilidade ao tecido muscular, evitando que entre em respiração anaeróbia, produza lactato e causa cãibra no atleta. O doping biológico era usado no passado como tranfusão de sangue.

QUESTÃO 5 – (RESOLUÇÃO) Quanto maior o peso do animal menor é a variação de temperatura da noite pro dia. Você deveria lembrar agora que o animal mais pesado: 1) tem maior quantidade de massa muscular e 2) tem maior quantidade de tecido adiposo... Se possui maior massa muscular é capaz de produzir maior quantidade de energia, impedindo que a temperatura corporal caia muito durante a noite. E o tecido adiposo, funciona nos animais como um isolante térmico, impedindo a perda de calor para o meio ambiente.

QUESTÃO 6 – (RESOLUÇÃO) Nos 20 minutos de grande atividade física realizada durante o mergulho da foca, há consumo de O2 (corresponde à linha 2) pela fibras musculares que passam a produzir mais energia (ATP) através da respiração celular e, conseqüentemente, há maior liberação de CO2 (corresponde à linha 1) eliminado durante o processo. Durante o mergulho, o animal não realiza trocas gasosas com o ambiente e o suprimento de O2 presente em seu sangue não é suficiente para o metabolismo aeróbio. Nesse caso, as fibras musculares também realizam fermentação lática (processo anaeróbio) para produzir ATP, liberando no final do processo o ácido lático (corresponde à linha 3),que é posteriormente degradado durante o metabolismo aeróbio.

QUESTÃO 7 – (RESOLUÇÃO) Com o aquecimento global, aumenta nascimento de tartarugas fêmeas em relação ao numero de machos. Por volta de 38° C ocorrera a origem de aproximadamente 70% de fêmeas para 30% machos.

QUESTÃO 8 – (RESOLUÇÃO) a) A bile é produzida no fígado e, posteriormente, reabsorvida no intestino delgado. b) As fibras provocam uma eliminação maior da bile, portanto, mais colesterol é requirido pelo fígado para a síntese da bile. Neste caso, há uma redução do colesterol circulante.