ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Mario Raul de Moraes Andrade
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Arcadismo ou neoclassicismo Sec
Arcadismo Século XVIII.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
O PROJETO LITERÁRIO DO ARCADISMO ( )
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
O I L U M N S Professor: Odair.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ARCADISMO (NEOCLASSICISMO-SETECENTISMO-ESCOLA MINEIRA)
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Arcadismo ou Neoclassicismo:
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura : expressão de uma época
O Arcadismo no Brasil.
Revisão – professora Margarete
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
ARCADISMO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Neoclassicismo.
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª. Indianara..
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Arcadismo/Neoclassicismo
ARCADISMO Introdução.
Arcadismo no Brasil Profª Sandra.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Neoclassicismo e Romantismo
ARCADISMO Pontos importantes.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Colégio Santa Cecília Literatura Brasileira Professor: Paulo César (Pecê) ARCADISMO.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Arcadismo Caroline Ferrari.
Transcrição da apresentação:

ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência da recuperação de um espírito experimental, racional, que buscava o saber enciclopédico. Isaac Newton: Para ele, o mundo podia ser descrito como uma máquina cujo funcionamento era regido por leis inflexíveis e universais. Na base de seus estudos, encontravam-se os três elementos que definiram a postura iluminista: razão, natureza e verdade. A natureza: único elemento que se manifesta de modo concreto para a observação humana. Exemplo do belo e da harmonia. Os artistas do século XVIII elegem a natureza como principal modelo a ser imitado.

O Arcadismo: na Grécia Antiga, havia uma parte central do Peloponeso de nominada Arcádia. No século XVIII, o termo arcádia passou a identificar agremiações de poetas que se reuniam para restaurar o estilo dos poetas clássico-renascentistas, com o objetivo declarado de combater o rebuscamento barroco. A estética literária desenvolvida nessas academias de poetas passou a ser designada Arcadismo. Tinha como característica principal a idealização da vida no campo. O desejo de seguir as regras da poesia clássica fez com que essa estética também fosse conhecida como Neoclassicismo. O projeto literário do Arcadismo: fazer da literatura um instrumento de mudança social. A repetição insistente de um cenário acolhedor e natural foi a forma encontrada pelos autores do período para divulgar os ideais de uma sociedade mais igualitária e justa. Cada poema árcade transforma-se em uma espécie de propaganda que pretende, como resultado fina, modificar a mentalidade das elites do período.

Linguagem: simplicidade acima de tudo O bucolismo: a Natureza como um espaço acolhedor, primaveril, alegre. A vida rural é sinônimo de tranquilidade e harmonia. Lira XXIII Num sítio ameno, Cheio de rosas, De brancos lírios, Murtas viçosas, Dos seus amores Na companhia, Dirceu passava Alegre o dia O adjetivo bucólico faz referência a tudo aquilo que é relativo a pastores e seus rebanhos, à vida e aos costumes do campo. Por esse motivo, a característica árcade de apresentar, nos poemas, cenários de vida campestre foi denominada de bucolismo. GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Linguagem: simplicidade acima de tudo O Arcadismo adota como missão combater a artificialidade verbal do barroco. Por isso, elege a simplicidade como norma para a criação literária.

O resgate de temas clássicos Fugere urbem: fuga da cidade, da urbanização; a firmação das qualidades da vida no campo. Aurea mediocritas: literalmente significa mediocridade áurea (dourada); simboliza a valorização das coisas cotidianas, simples, focalizadas pela razao e pelo bom senso. Locus amoenus: caracterização de um lugar ameno, tranquilo, agradável, onde os amantes se encontram para desfrutar os prazeres da natureza. Inutilia truncat: significa cortar o inútil, eliminar os excessos, evitando qualquer uso mais elaborado da linguagem. Carpe diem: cantar o dia. Trata da passagem do tempo como algo que traz a velhice , a fragilidade e a morte, tornando imperativo aproveitar o momento presente de modo intenso.

O Arcadismo brasileiro: a febre do ouro Ecos da liberdade chegam à colônia: Inconfidência mineira A opressão administrativa portuguesa, o declínio da produção do ouro, a convivência com as ideias liberais e a revolução na América do Norte foram os principais fatores que contribuíram para o início do movimento revolucionário.

Cláudio Manuel da Costa Considerado iniciador do Arcadismo no Brasil, com a publicação de Obras, em 1768. Escreveu, além de muitos sonetos, um poema épico, Vila Rica, de valor mais histórico do que literário, pelas informações sobre as descobertas das minas, a função da cidade e as primeiras revoltas do lugar. Sofreu forte influencia de Camões: em seus sonetos amorosos, a louvação da mulher amada é feita a partir da escolha de um aspecto físico em que sua beleza se iguale à perfeição da natureza.