TEMPO DA MISTAGOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.
Advertisements

Iniciação e Iniciação à Vida Cristã Revendo conceitos.
CÉLULA NOTA 10.
Outros documentos importantes
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA)
Iniciação à vida cristã
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
CONVERSA COM PAIS Início da Catequese 2017/2018.
Mistagogia: Experiência do Mistério
BATISMO - CRISMA - EUCARISTIA
A teologia da celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero
PREPARAR A CATEQUESE.
Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade
DOMINGO DA RESSURREIÇAO
Um domingo cheio de sentido
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
Celebrar e Crescer na Fé
Bem aventurados.
Vigília Pascal.
A Comunidade.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
A Comunidade.
APRESENTAÇÃO DE JESUS.
Encontro Regional da Sagrada Liturgia
ANO NACIONAL DO LAICATO
O Evangelho da Família na Catequese
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
A essência do “Ser Acólito” Expressão singular da vivência da Fé
Vida Nova.
Mística do Canto Litúrgico
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
QUARESMA.
No Deserto.
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
Vida Nova.
A Comunidade.
Caríssimos, O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo.
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
Domingo, Dia do Senhor.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
As dimensões da formação
11/10/20012 – 24/11/2013.
"Amou-os até o fim".
1º DOMINGO DO ADVENTO.
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
O Coração de Jesus.
36º ENPL – Iniciação Cristã
TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
Batismo de Jesus.
O jovem cursilhista sendo sal e luz na comunidade
Toninho Evangelista - ENAC
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
(Catequistas. Século XXI. p ; )
iniciação cristã. A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã. Conta com o serviço da catequese.  Uma renovação de modalidade.
Mês Missionário Extraordinário
ESPIRITO A palavra ESPÍRITO vem de “SPIRITUS”, respiração, sopro Sopro que nos move, um ardor, uma motivação interior A Espiritualidade é o oxigênio.
Transcrição da apresentação:

TEMPO DA MISTAGOGIA

Meditação do Evangelho Participação na Eucaristia Prática da caridade MISTAGOGIA – MERGULHO NO MISTÉRIO Meditação do Evangelho Participação na Eucaristia Prática da caridade 1. Progredir no conhecimento mais profundo do mistério pascal Vivência cada vez maior do mistério pascal (RICA 37)

A catequese mistagógica ajuda os neobatizados a impregnarem-se dos sacramentos e a incorporarem-se na comunidade

O que caracteriza o tempo da mistagogia é, portanto, o aprofundamento da experiência: “o momento mistagógico fundamental é a própria celebração, o contato vivo com o mistério, a experiência pessoal e comunitária do dom divino” (Matias Augé).

A prática sacramental da mistagogia é marcada pela frequência dos neófitos às missas próprias nos domingos do tempo pascal, quando terão lugar destacado entre os fiéis e estarão acompanhados de seus padrinhos, serão lembrados na homilia e, se oportuno, na oração dos fiéis.

Nesse período, os neófitos irão encontrar na comunidade meios para reforçar seus laços e se sentirem membros participantes entre aqueles que vivem a fé como a razão de ser de suas vidas.

A catequese mistagógica não é primariamente explicação da liturgia celebrada; esta deve falar por si mesma. Mas é na liturgia que a catequese tem seu ponto de partida. A liturgia é, pois, fundamento da catequese sacramental, sendo catequese em ato.

“Só no transcorrer do tempo, de fato, o cristão poderá experimentar o quanto é maravilhosa a nova condição decorrente do encontro pascal com o Cristo. O dom recebido na celebração dos sacramentos de iniciação prolonga-se naturalmente por toda nossa existência, inaugura um tempo de graça e a oportunidade única para o cristão configurar-se, a cada dia, em Cristo”. (Lelo)

O catecumenato adquire feições próprias de um discipulado, do seguimento de Cristo, e consegue, assim, superar a histórica barreira da catequese concebida unicamente como doutrina, e da liturgia, vista como ato devocional ou cumprimento do dever de religião. O objetivo é um só: ser configurado no mistério da Páscoa de Cristo

“Voltemos a ter um coração de neófitos; não uma semana, mas anos ou dezenas de anos depois de nosso batismo, voltemos aos pés da mãe Igreja, para contemplar com nossos olhos o esplendor dos mistérios de nossa fé”. (Raniero Cantalamesssa)

“O povo de Deus, representado pela igreja local, sempre compreenda e manifeste que a iniciação [de adultos] é algo de seu,e interessa a todos os batizados (...). No tempo da mistagogia, participem das missas dos neófitos, procurem cercá-los de afeição e ajudá-los a se sentirem felizes na comunidade cristã”. (RICA 41)

CATEQUESE MISTAGÓGICA Interpretação dos ritos à luz dos acontecimentos salvíficos Introduzir no sentido dos sinais contidos nos ritos (mais do que informar, despertar e educar a sensibilidade dos fieis para a linguagem dos sinais e dos gestos) Mostrar os significados dos ritos para a vida cristã em todas as suas dimensões: trabalho e compromisso, pensamentos e afetos, atividade e repouso

RITO (experiência dos sinais) EVENTO SALVÍFICO (o fato em si) PALAVRA RITO VIDA

Trata-se de trilhar “... a estrada de uma catequese de caráter mistagógico que leve os fiéis a penetrarem cada vez mais nos mistérios que são celebrados. Em concreto, antes de mais nada, há que afirmar que, devido à relação entre a arte da celebração e a participação ativa, A MELHOR CATEQUESE SOBRE A EUCARISTIA É A PRÓPRIA EUCARISTIA BEM CELEBRADA”. (Bento XVI, Sacramentum caritatis, 64)

CATEQUESE MISTAGÓGICA «Os pastores se empenhem naquela “catequese mistagógica” tão cara aos Padres da Igreja, que ajuda a descobrir o significado e o peso dos gestos e das palavras (ritus et preces) da liturgia, ajudando os fiéis a passar dos sinais ao mistério e a engajar nisso toda a sua existência» (João Paulo II, Mane nobiscum Domine 17)

“Faz parte do itinerário mistagógico por em evidência a ligação dos mistérios celebrados no rito com a responsabilidade missionária dos fieis; nesse sentido, o fruto maduro da mistagogia é a consciência de que a própria vida vai sendo progressivamente transformada pelos sagrados mistérios celebrados”. (Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 64).

Necessária progressividade da experiência formativa na qual intervém toda a comunidade. Valorização dos sinais litúrgicos da iniciação cristã. Prestar atenção à “vida da beleza”, mostrar que crer e seguir Jesus enche a vida de novo esplendor e alegria profunda. Indicar o bem desejável, a vida, a realização, como mensageiros alegres de propostas altas, guardiões do bem e da beleza que resplandecem numa vida fiel ao Evangelho. (Papa Francisco)