Ritmo Melodia Harmonia Elementos constituintes da música (Música é uma das formas de expressão da sensibilidade humana que varia de sociedade para outra) Ritmo Melodia Harmonia
Ritmo (fluir, em grego rhythmos Ritmo (fluir, em grego rhythmos. Necessariamente implica em movimento, seja natural ou construído) -Natural (batimentos cardíacos, respiração,...) - Construído (relógio, instrumentos musicais,...) O ritmo é marcado pela batida constante de uma música. É a combinação entre o som e o silêncio (pausa). O tambor é instrumento que toca, geralmente, apenas ritmos. Ele oferece a base rítmica de uma orquestra.
Fatores do ritmo: Intensidade e Duração Intensidade: Diz respeito aos sons fortes e fracos do rítmo. A idéia do acento está ligada ao fator intensidade. Embora a intensidade seja a mesma em cada batida, ouvimos sempre o “tic” mais forte que o “tac”. Duração: Corresponde ao tempo entre cada batida ritmica.
Melodia: é a emissão linear de sons apoiados no ritmo. Harmonia: é a organização de sons combinados e simultâneos, ajustados à melodia e ao ritmo.
Relação entre ritmo, melodia e harmonia: “[...] o ritmo sonoro supõe a existência do som; a melodia supõe ritmo e som; a harmonia supõe melodia, ritmo e som.” (Gainza apud Camargo, 1994, p. 19)
Ritmo do Movimento Corporal Estímulo/Preparação – disposição para tensão Acento/ Descarga – explosão máxima Escoamento/Conclusão - relaxamento
Fatores Rítmicos do Movimento Laban codificou princípios gerais do movimento Fluência – Espaço – Peso - Tempo
Todos os seres humanos tem uma forma de lidar com o ESPAÇO Um ritmo para falar e se mexer - TEMPO Uma intensidade ao pegar nas coisas e pessoas – PESO Um jeito de expressar este espaço, peso e tempo - FLUÊNCIA
Considerando que todo gesto expressa um rítmo, Explique: - possibilidades de relação entre o estudo do ritmo e as aulas de Educação Física. uma atividade que possibilite interação da linguagem corporal e linguagem musical.
Texto: “Brincando com o ritmo na Educação Física” Leitura sugerida para próxima aula: Texto: “Brincando com o ritmo na Educação Física”