Ritmo Melodia Harmonia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção e Concentração. Atenção e Concentração.
Advertisements

A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
A Música na Educação Infantil
Expressão e Educação Físico-Motora
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
O universo e sua composição fundamental
Som Matéria do 8ºano.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Exercícios Físicos.
Rede Municipal de Educação
João Tarcísio Alves Maia Filho
Curso de Teoria Musical
Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
JOGO DE PREPARAÇÃO PARA TESTES 1
Oficina de Oratória Falar e Falar.
Matriz de Avaliação de Educação Musical
Texturas.
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
Professora Esp. Olga C. Scandolara
TEORIA MUSICAL Iniciante
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Metodologia do Ensino de Arte
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Harmonia no Empreendedorismo.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
A Importância da musicalização
Música ELEMENTOS Básicos.
O que é sílaba? De um ponto de vista fonético e fonológico
Suporte XML em SGBD para manipulação de partituras musicais
CARACTERÍSTICAS DO SOM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Dançando na Escola:Relatos de Experiência
MÚSICA.
LABAN Rudolf Von Laban sistematizou a dança e o movimento humano. Teve fundamental importância na democratização do corpo através da dança (ou seja, aproximou.
Aperfeiçoamento teórico
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.
Escutar Em música é algo fundamental Escutar não é ouvir.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
As sensações através da música
Fenômenos Ondulatórios
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA Expressão Dramática/Teatro Jardim de Infância de Santiago Élia Cordeiro Ano letivo
Características dos Sons
MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo.
Ondulatória.
Sound & Structure John Paynter Adriana Moraes - MEMES II, 2014.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Sound & Structure John Paynter Professor Dr. Marcos Câmara de Castro Monitora: Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
Ricardo Breim. Cantor, arranjador, compositor, tecladista, formado em Engenharia Eletrônica, educador. Atuou na Coordenação do PAM "Projeto Alfabetização.
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

Ritmo Melodia Harmonia Elementos constituintes da música (Música é uma das formas de expressão da sensibilidade humana que varia de sociedade para outra) Ritmo Melodia Harmonia

Ritmo (fluir, em grego rhythmos Ritmo (fluir, em grego rhythmos. Necessariamente implica em movimento, seja natural ou construído) -Natural (batimentos cardíacos, respiração,...) - Construído (relógio, instrumentos musicais,...) O ritmo é marcado pela batida constante de uma música. É a combinação entre o som e o silêncio (pausa). O tambor é instrumento que toca, geralmente, apenas ritmos. Ele oferece a base rítmica de uma orquestra.

Fatores do ritmo: Intensidade e Duração Intensidade: Diz respeito aos sons fortes e fracos do rítmo. A idéia do acento está ligada ao fator intensidade. Embora a intensidade seja a mesma em cada batida, ouvimos sempre o “tic” mais forte que o “tac”. Duração: Corresponde ao tempo entre cada batida ritmica.

Melodia: é a emissão linear de sons apoiados no ritmo. Harmonia: é a organização de sons combinados e simultâneos, ajustados à melodia e ao ritmo.

Relação entre ritmo, melodia e harmonia: “[...] o ritmo sonoro supõe a existência do som; a melodia supõe ritmo e som; a harmonia supõe melodia, ritmo e som.” (Gainza apud Camargo, 1994, p. 19)

Ritmo do Movimento Corporal Estímulo/Preparação – disposição para tensão Acento/ Descarga – explosão máxima Escoamento/Conclusão - relaxamento

Fatores Rítmicos do Movimento Laban codificou princípios gerais do movimento Fluência – Espaço – Peso - Tempo

Todos os seres humanos tem uma forma de lidar com o ESPAÇO Um ritmo para falar e se mexer - TEMPO Uma intensidade ao pegar nas coisas e pessoas – PESO Um jeito de expressar este espaço, peso e tempo - FLUÊNCIA

Considerando que todo gesto expressa um rítmo, Explique: - possibilidades de relação entre o estudo do ritmo e as aulas de Educação Física. uma atividade que possibilite interação da linguagem corporal e linguagem musical.

Texto: “Brincando com o ritmo na Educação Física” Leitura sugerida para próxima aula: Texto: “Brincando com o ritmo na Educação Física”