Perspectivas e esperanças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V.
A VOCAÇÃO.
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Oração Eucarística VI- A
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Oração Eucarística V I- A
Caminhada do Povo de Deus
A Morada de Deus.
A Alegria do Evangelho.
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
ORIENTAÇÕES 2008.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Todos os Santos.
Igreja-Mãe.
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
Caríssimos, Com esta meditação fechamos o ano civil de 2007 e, ainda, dentro do Tempo do Natal, na sua Oitava, festejamos inicialmente, Santo Estevão,
JESUS É ALEGRIA.
Outubro, mês do Rosário e das Missões
A Estrela da nova evangelização
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
† ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o apóstolo. Por isso devia fazer-se.
1.
Bem aventurados... Todos os Santos.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
9ª Catequese Mariana NOSSA SENHORA DE CANÁ Introdução O sinal da água transformada em vinho antecipa a "hora" de Jesus, a sua glorificação.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Verbo se fez carne.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
( I Pedro 1,21 ) Amado irmão, amada irmã, Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade das nossas mensagens. Hoje queremos lhe falar sobre a finalidade.
Maria, a Mãe da Evangelização
Crescendo em Comunidade
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos.
Batismo de Jesus.
Visite nosso site:
O Milagre do Amor nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-1)
REGINA CAELI - Rainha do Céu - Te amo, ó Mãe querida! r.
ESPÍRITO SANTO, CONCEBERIA
Misericordiae Vultus Ano Santo da Misericórdia
Propostas para o Ano Santo da Misericórdia
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
O QUE É O JUBILEU? Na tradição católica o Jubileu é um grande evento religioso a nível planetário, significativo e envolvente. JUBILEU recorda, por.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

Perspectivas e esperanças Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças

NOVO MILLENNIO INEUNTE Carta Apostólica João Paulo II 06 de janeiro de 2001

Para quem Irmãos no Episcopado Sacerdotes e Diáconos Religiosos e religiosas A todos os fiéis leigos

OCASIÃO Término do Grande Jubileu do ano de 2000

ÍNDICE Introdução 1 – O Encontro com Cristo, legado do Grande Jubileu 2 – Um rosto a ser contemplado 3 – Partir de Cristo 4 – Testemunhas do amor Conclusão: Dunc in altum

Frase força “Avancem para águas mais profundas” Lc 5,4 Contexto da pesca milagrosa: Lc 5,4-7 “Dunc in altum” “Faze-te ao largo; lançai vossas redes para a pesca”

Introdução No início do novo milênio - encerramento do Grande jubileu, em que se celebrou os dois mil anos de nascimento de Jesus, - um novo percurso de estrada se abre para a Igreja Ressoa a frase de Cristo: “Avancem para águas mais profundas”

Durante o ano jubilar, a Igreja contemplou o rosto de seu esposo e Senhor e tornou-se, mais intensamente, povo peregrino: seja em Roma ou em Jerusalém ou em dada uma das Igrejas locais Povo de Deus passou pela “porta santa”, que é Jesus Cristo: meta da história e único Salvador do mundo O ano de 2000 foi um ano de graça, esperado e preparado, desde o início do pontificado do Papa, como uma data importante

I – O encontro com Cristo, legado do Grande Jubileu Dimensão de louvor a Trindade Passaram dois mil anos de história, sem perder a pujança do “hoje” da salvação Passagem sem cair em “fantasias milenaristas”, pois o cristianismo é uma religião entranhada na história, embora caminhe para a plenitude dos tempos

Purificação da memória por meio do pedido de perdão: a Igreja é “simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação” (LG 8) Testemunhas de fé do século XX (mártires): Coliseu, no dia 07 de maio de 2000 Afluência de peregrinos: imagem palpável da Igreja peregrina Encontros das mais diversas categorias de pessoas: jovens, crianças, trabalhadores, famílias, artistas

Congresso Eucarístico Internacional A dimensão ecumênica: 18 de janeiro de 2000, Porta Santa aberta pelo Papa, Primaz Anglicano e Metropolita do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla Jubileu pessoal do Papa por meio da peregrinação pelas estradas da terra santa Dívida internacional dos países pobres Tudo isto: legado do Jubileu é a contemplação do rosto de Jesus Cristo Agora: olhar para a frente – Dunc in altum!

II – Um rosto a ser contemplado Após o Jubileu, “o olhar permanece mais intensamente fixo no rosto do Senhor”, pois o cristão deve ser “contemplativo” E inspira-se no testemunho dado pelos Evangelhos “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo” (São Jerônimo)

Elas nos abrem o caminho da fé Mas que chega pela “revelação” que vem do Pai: só a experiência do silêncio e da oração oferece o ambiente adequado para amadurecer e desenvolver um conhecimento mais verdadeiro, adequado e coerente do mistério do Verbo que se fez carne (Jo 1,14) “Uma pessoa em duas naturezas” (Calcedônia) “Fazer-se carne”: assumir todas as dimensões do ser humano (kênosis)

Ele é o “homem novo”, que convida a humanidade redimida a participar de sua vida divina Sua identidade humano-divina manifesta-se nos Evangelhos e permite penetrar na sua auto-consciência Manifestada no aspecto mais paradoxal de seu mistério: na hora da cruz Rosto: doloroso, ressuscitado

“Como é doce a recordação de Jesus, fonte de verdadeira alegria do coração” A Igreja retoma, agora, no início do terceiro milênio, seu caminho para anunciar ao mundo: Ele “é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Hb 13,8).

Perspectivas e esperanças Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças