REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Advertisements

Escola estadual guaicuru. Alunos: Leda, Maria Helena, Renato Trabalho de Geografia atividade agrícola no mundo.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Manejo da fertilidade do solo Fertilidade do solo 1)Conceito e importância parte da ciência do solo que estuda a capacidade do solo de suprir nutrientes.
Nova Cultura da Agua Jornadas de Gestão Integral e Sustentável da Água 7 Julho 2011.
Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
CAPÍTULO 1 – TÉCNICA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Os setores de atividade
A história humana anterior à escrita
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
AGRICULTURA TRADICIONAL
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Contabilidade Ambiental
Desenvolvimento sustentável
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Avanços Tecnológicos de Pulverizadores
Química Ambiental- QAM Unidade Curricular: Química Ambiental Módulo 4
EPIDEMIOLOGIA Profa.Ms.Juliana P.Porto.
HABITAT NATURAL DO EGO AO ECO.
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Evolução dos Pulverizadores
Ciência, Tecnologia e Sociedade
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
EPIDEMIOLOGIA.
Formação do mundo atual
A urgência da educacional ambiental no brasil
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Disciplina: Geografia
Porque trabalhar por um mundo melhor e como seria esse mundo?
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
Evolução Tecnológica Agrícola
O que é Educação Ambiental?
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Transformações sociais e culturais no decorrer das migrações
As origens da Sociologia
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Impactes ambientais da agricultura
Movimentos Migratórios
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Desertificação.
OFICINA DE BRINQUEDOS.
A SOCIEDADE DO CONSUMO.
Introdução aos estudos das Ciências Ambientais
Urbanização e Crescimento Urbano
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 3 Revolução Francesa (pág. 54 a 66) Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa.
Atividades econômicas do primeiro setor
A água não serve apenas para matar a sede
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Tema | ano Aluno: Fulano da Silva de Tal |
Efeitos de cianobactérias tóxicas em ambientes aquáticos e processos de remoção Fonte: Jeferson Maiko de Almeida Juliana Heloisa Pinê.
Segundo trabalho acadêmico de CTS
Geografia, 3º Ano do Ensino Médio
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
CIÊNCIAS DA NATUREZA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
MEIO AMBIENTE Mediação: Jaime Oliva (Instituto de Estudos Brasileiros- USP)
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Ciências Naturais – 8.º ano
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista

NOS ÚLTIMOS 300 ANOS, O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA HUMANIDADE FOI INIGUALÁVEL. EM NENHUM OUTRO PERÍODO HISTÓRICO FORAM FEITAS TANTAS DESCOBERTAS EM TODOS OS CAMPOS DA CIÊNCIA, GERANDO UMA INCRÍVEL CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E DE CONTROLE DE ELEMENTOS NATURAIS.

O HOMEM E A NATUREZA NA PRÉ-HISTÓRIA O SER HUMANO É A ESPÉCIE ANIMAL QUE APRESENTA MAIOR CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO AO MEIO AMBIENTE NATURAL. O HOMEM APRENDEU A CRIAR FERRAMENTAS QUE MULTIPLICAVA SUA CAPACIDADE LIMITADAS CONSTRUIU REPRESAS MELHORES, DESENVOLVEU A CAPACIDADE DE TECER FIBRAS VEGETAIS, CONSTRUIU ABRIGOS, APERFEIÇOOU SEUS MÉTODOS DE CAÇA E PESCA

ENTRE 8.000 E 10.000 ANOS ATRÁS- PRIMEIRA GRANDE REVOLUÇÃO CIENTIFICO- TECNOLÓGICA QUE PROVOCOU ENORMES IMPACTOS NO AMBIENTE NATURAL DEVIDO AO AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA HUMANA. COM A CONCENTRAÇÃO HUMANA EM LOCAIS ESPECÍFICOS, SURGIMENTO DE VILAS, CIDADES, CRESCEU A NECESSIDADE DE ATENDIMENTO DESSA POPULAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, AUMENTOU A OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS.

A CRIAÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO AS ATIVIDADE AGRÍCOLA EXIGIRAM CRIAÇÃO DE UM MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL PARA O CULTIVO DE PLANTAS E DO GADO. A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PERMITIU UMA ABUNDÂNCIA DE COMIDAS, QUE POSSIBILITOU UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO.

A CONSTRUÇÃO DE GRANDES CIDADES INTENSIFICOU A DESTRUIÇÃO DO AMBIENTE NATURAL CIRCUNVIZINHO. PROVOCOU A ADAPTAÇÃO DOS ORGANISMOS QUE EXISTIAM NOS AMBIENTES NATURAIS E COMEÇARAM A CONVIVER NO ESPAÇO HUMANO COMO PRAGAS.

NA IDADE MÉDIA, AS CONCENTRAÇÕES HUMANAS NÃO SE ENCONTRAVAM, AINDA, ADEQUADAS A GARANTIR A SEGURANÇA DOS SERES HUMANOS.

GRANDES EPIDEMIAS QUE PROVOCARAM A MORTALIDADE DE MILHÕES DE PESSOAS, ALTERANDO A FISIONOMIA DA POPULAÇÃO EUROPÉIA.

INDUSTRIALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE SEC. XVIII – REVOLUÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA INGLATERRA QUE RAPIDAMENTE SE ESPALHOU E PROMOVEU O CRESCIMENTO ECONÔMICO E ABRIU AS PERSPECTIVAS DE MAIOR GERAÇÃO DE RIQUEZA SURGIRAM PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO: ALTA CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL; CONSUMO EXCESSIVO DE RECURSOS NATURAIS; CONTAMINAÇÃO DO AR, SOLO, DAS ÁGUAS ; E DESFLORESTAMENTO, ETC.

1830- GRANDES EPIDEMIAS DE CÓLERA, FEBRE TIFÓIDE AGRAVARAM-SE, A POLUIÇÃO DO AR E DAS ÁGUAS, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, . AUMENTARAM AS MORTES POR DOENÇAS INFECCIOSAS.

NOVOS MECANISMOS E FORMAS DE PRODUÇÃO , ACRESCIDOS DA EXPLORAÇÃO INTENSIVA E SISTEMÁTICA DOS RECURSOS NATURAIS TRAZIDOS PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, GENERALIZARAM-SE ESPALHANDO-SE DE FORMA DESCONCENTRADA, SEM PREVER AS CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE.

AS CIDADES ERAM COBERTAS DE FUMAÇA E OS SERVIÇOS PÚBLICOS BÁSICOS NÃO ACOMPANHAVAM A MIGRAÇÃO MACIÇA DE PESSOAS . 1970- GRANDE REFLEXÃO QUANDO OS PROCESSOS DE DETERIORIZAÇÃO AMBIENTAL E A POSSIBILIDADE DE ESGOTAMENTO DE DETERMINADOS RECURSOS NATURAIS SE TORNARAM MAIS EVIDENTES.

A CONTAMINAÇÃO INDUSTRIAL A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DE QUALQUER TIPO SOLIDO, LIQUIDO OU GASOSO, QUE SOBRAM DO PROCESSO PRODUTIVO, E QUE AFETAM O MEIO AMBIENTE NATURAL E A SAÚDE HUMANA.

PRINCIPAIS ACIDENTES AMBIENTAIS NO SEC.XX

A PRINCIPAL FONTE DE CONTAMINAÇÃO NO PAÍS É O DESPEJO DE MATERIAL TOXICO PROVENIENTE DAS ATIVIDADES AGROINDUSTRIAIS, QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO CONSUMO DE 90% DAS ÁGUAS E QUE SÃO DEVOLVIDAS CONTAMINADAS APÓS O USO.

O CASO DA SHELL EM PAULÍNIA ( SP)

CONCLUSÃO A INTENSIFICAÇÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E O CONSEQUENTE AUMENTO DA CAPACIDADE DE INTERVENÇÃO DO HOMEM NA NATUREZA, DEFLAGROU UM MOVIMENTO SEM PRECEDENTES ENVOLVENDO INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES DE TODO TIPO COM O OBJETIVO DE SALVAR O PLANETA DA DESTRUIÇÃO.

A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL HOJE FAZ PARTE DA PAUTA OBRIGATÓRIA DA MAIOR PARTE DOS ENCONTROS MUNDIAIS E TORNA-SE UMA PREOCUPAÇÃO CRESCENTE DA MAIORIA DAS EMPRESAS QUE NÃO QUEREM CONTINUAR FAZENDO O PAPEL DE VILÃS DA SOCIEDADE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DIAS, REINALDO. Gestão ambiental. Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010 DONNAIRE, D. Gestão Ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1999. SEIFFERT, M.E.B. Gestão ambiental. Instrumentos, Esferas de ação e educação ambiental. Saõ Paulo: Atlas, 1999.