1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.ª Letícia P. Finamore
Advertisements

Introdução à topografia.
CARTOGRAFIA 1 MOVIMENTOS DA TERRA;
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Check list para entrega de Projeto Arquitetônico
Cartografia 2.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Desenho técnico – Projeto elétrico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: GEOMÁTICA II MÓDULO I- CARTOGRAFIA SISTEMAS DE COORDENADAS.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Estudo da Reta.
Estudos preliminares e projeto PROFESSOR: GEORGE NUNES SOARES.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Curvas de Nível e Isolinhas - Notas de Aula Prof. MSc. Michel Doeppre Ivanoff.
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: TOPOGRAFIA PROFESSOR(A): PEDRO ALMI DA COSTA FREIRE SEMESTRE/ANO: TURMAS: 224M03, 224M04, 224M13 E 224M14 HORÁRIOS:
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Geometria Aula 3, ciclo 1.
CARTOGRAFIA.
Centro de Gravidade Prof. Talles Mello.
Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia
Funções de Várias Variáveis
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
Propriedades de figuras planas - centróide
Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA
PROJETO ARQUITETÔNICO I
GEOGRAFIA Cartografia temática Prof. Sandro Rogério.
Desenho Mecânico I Sistema de Cotas
Ciências da Natureza e suas
Dr. Tule César Barcelos Maia
Sistema de Coordenadas Modelos da Superfície Terrestre
Levantamento Topográfico Planimétrico
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
1. Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical.
Representação do Relevo
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC UBERLANDIA ENGENHARIA CIVIL –SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR .
Modelos e maquetes professora Sumara Querino
Planimetria - Distâncias
Ângulos Os ângulos podem ser: Horizontais Verticais.
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Levantamento Topográfico
ESQUEMA GERAL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA
FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA
Sistema de Coordenadas
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.
TOPOGRAFIA II Prof Danilo Duarte Costa e Silva. CASO MACAMBIRA III CARTAS PLANIALTIMÉTRICAS.
Professor – Eng. Agrônomo Renan Tomazele
TRAÇADO DE UMA ESTRADA ESTRADAS E PAVIMENTAÇÃO
Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe
Coordenadas geográficas
Governador Valadares #conte_com_a_gente.
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO
Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
O que você deve saber sobre
NOÇÕES BÁSICAS DE CARTOGRAFIA
Topografia Básica Prof. Artur Caldas Brandão – UFBA Salvador-Ba 2008.
CARTOGRAFIA: ELEMENTOS BÁSICOS
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
TOPOGRAFIA I Prof.ª Letícia P. Finamore. Revisão de Matemática Geometria plana: relações trigonométricas 1. Triângulo retângulo: É um triângulo que possui.
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMETRIA Centro Superior de Educação Tecnológica – CESET UNICAMP Prof. Dr. Mário Garrido.
Expressões algébricas
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
PROJETO GEOMÉTRICO DE RODOVIAS Profa. Dayene Drusian CURVAS VERTICAIS.
Companhia de Apoio de Fogos TOPOGRAFIA / CARTOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada da terra considerada plana.” TOPOGRAFIA

2 A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre” (ESPARTEL,1987).

3  OBJETIVO PRINCIPAL é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis) que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada.

4 IMPORTÂNCIA: É através da topografia que é feita a medição e o cálculo das áreas de terras, sua demarcação e sua divisão.EXEMPLOS:  trabalhos de obras viárias,  sistemas de água e esgoto,  paisagismo,  irrigação,  drenagem,  cultura, reflorestamento etc.,

5 GEODÉSIA x TOPOGRAFIA A Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície terrestre (área de raio até 50km = discutível);

6 A GEODÉSIA, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. A TOPOGRAFIA é menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da Geodésia.

7 REPRESENTAÇÃO A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica.

8 A esta projeção dá-se o nome de Planta ou Plano Topográfico (ESPARTEL, 1987). FIGURA 1 REPRESENTAÇÃO DA PROJEÇÃO ORTOGONAL DE UM RELEVO.

9 A topografia é dividida em Topometria, Topologia, Taqueometria e Fotogrametria. É a parte da topografia que se ocupa das medidas das grandezas lineares e angulares, seja no plano horizontal como no plano vertical. DIVISÃO DA TOPOGRAFIA TOPOMETRIA

10 OBJETIVO DA TOPOMETRIA: OBJETIVO DA TOPOMETRIA: definir as respectivas posições relativas dos pontos topográficos. A TOPOMETRIA tem seus processos de medição baseados na geometria aplicada e divide-se em PLANIMETRIA E ALTIMETRIA.

11 LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO

12  Na PLANIMETRIA são medidas as grandezas sobre um plano horizontal;  Essas grandezas são as DISTÂNCIAS e os ÂNGULOS HORIZONTAIS. Ângulo Horizontal (Hz): é medido entre as projeções de dois alinhamentos do terreno, no plano horizontal. PLANIMETRIA Fonte: Brandalize, M. C. B.

13 FIGURA 2- PONTOS TOPOGRÁFICOS NO PLANO HORIZONTAL. A PLANIMETRIA considera todos os pontos topográficos como situados no mesmo plano horizontal.

14 REPRESENTAÇÃO NA PLANIMETRIA REPRESENTAÇÃO NA PLANIMETRIA Para representar estas grandezas devemos imaginar como se tivéssemos olhando de cima e essas fossem projetadas sobre o plano horizontal. Esta representação chama-se planta, portanto a planimetria será representada na PLANTA.

15 Na ALTIMETRIA fazemos as medidas das distâncias e dos ângulos verticais que, na planta, não podem ser representados (exceção feita às curvas de nível). ALTIMETRIA

16 REPRESENTAÇÃO NA ALTIMETRIA É representada através de uma vista lateral ou perfil e corte ou elevação. Os detalhes da ALTIMETRIA são representados sobre um plano vertical. Ângulo Vertical: Ângulo Vertical: é medido entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte. Pode ser ascendente (+) ou descendente (-), conforme se encontre acima (aclive) ou abaixo (declive) deste plano Fonte: Brandalize, M. C. B.

17 A única exceção é constituída pelas CURVAS DE NÍVEL, que, embora façam parte da Altimetria, são representadas em plantas. FIGURA 3- Representação das curvas de nível no terreno. Fonte: Brandalize, M. C. B.

18 LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO São operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados para a posterior representação. O levantamento topográfico pode ser divido em: a) LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO a) LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y).

19 b) LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO b) LEVANTAMENTO ALTIMÉTRICO, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO.

20 VERTICAL DO LUGAR: é a linha que passa por um ponto da superfície terrestre (em direção ao centro do planeta) e que é normal à superfície representada pelo Geóide naquele ponto. Esta linha é MATERIALIZADA PELO “FIO DE PRUMO” dos equipamentos de medição (teodolito, estação, nível, etc.), ou seja, é a direção na qual atua a força da gravidade.

PONTOS DA VERTICAL DO LUGAR O ponto (Z = ZÊNITE) se encontra no infinito superior, e o ponto (Z' = NADIR) no infinito inferior da vertical do lugar. Estes pontos são importantes na definição de alguns equipamentos topográficos (teodolitos) que têm a medida dos ângulos verticais com origem em Z ou em Z’. Ângulos Verticais a)Com origem no horizonte: quando recebe o nome de ângulo vertical ou inclinação, variando de 0° a 90° em direção ascendente (acima do horizonte) ou (abaixo do horizonte). b)Com Origem no Zênite ou no Nadir: quando recebe o nome de ângulo zenital ou nadiral, variando de 0° a 360°.

As relações entre o ângulo zenital e o vertical são as seguinte ÂNGULO ZENITALINCLINA Ç ÃODIRE Ç ÃO 0° < V ≤ 90°  = 90° - V ASCENDENTE 90° < V ≤ 180°  = V - 90° DESCENDENTE 180° < V ≤ 270°  = 270° - V DESCENDENTE 270° < V ≤ 360°  = V - 270°ASCENDENTE Fonte: Brandalize, M. C. B.

23 Em Topografia, são medidas duas espécies de grandezas, as LINEARES E AS ANGULARES, mas também são usadas grandezas de superfície e de volume. UNIDADES DE MEDIDA LINEAR m, mm, cm, dm, m e Km; polegada = 2,75 cm = 0,0275 m; polegada inglesa=2,54cm =0,0254 m; pé = 30,48cm = 0,3048 m; jarda = 91,44cm = 0,9144m; milha brasileira = 2200 m; milha terrestre/inglesa = 1609,31 m; UNIDADES DE MEDIDA

24  cm 2, m 2 e Km 2 ;  are = 100 m 2 ;  acre = 4.046,86 m 2 ;  hectare (ha) = m 2 ;  alqueire paulista (menor) = 2,42 ha = m 2 ;  alqueire mineiro (geométrico) = 4,84 ha = m 2 ; UNIDADES DE MEDIDA DE SUPERFÍCIE

25 UNIDADES DE MEDIDA ANGULAR 1 0 = 60’ 1’ = 60 “