Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil Avanços tecnológicos na indústria automotiva brasileira para melhoria da eficiência energética de veículos pesados Brasília 09 de abril de 2013
INTRODUÇÃO PONTOS PRINCIPAIS REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO MOTOR INFRA- ESTRUTURA VEÍCULO REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO
INTRODUÇÃO PONTOS PRINCIPAIS REQUISITOS LEGAIS E DE MERCADO PROCONVE (AMBIENTAL) SEGURANÇA VEICULAR CLIENTE
INTRODUÇÃO PONTOS PRINCIPAIS MOTOR Tecnologia Características de aplicação / combustível VEÍCULO Eficiência do conjunto veicular (equipamentos periféricos) Resistência ao rolamento (pavimento) Aerodinâmica Tipos de veículos: Ônibus e caminhões Aplicações veiculares
PROCONVE : Requisito Ambiental REQUISITOS SIMILARES AOS EUROPEUS MOTOR - EVOLUÇÃO PROCONVE : Requisito Ambiental 87% 81% 86% 95% CO HC NOx MP até P3 (E I) - Motores naturalmente aspirados P4 (E II) - Turbo / Turbo Cooler P5 (E III) - Injeção Eletrônica / Combustão do motor P7 (E V) - Pós-tratamento (SCR / EGR ) + OBD + diesel de baixo S REQUISITOS SIMILARES AOS EUROPEUS Nova etapa na EUROPA em 2014
Evolução importante das características do óleo diesel MOTOR - EVOLUÇÃO POTÊNCIA ( cv ) Evolução importante das características do óleo diesel
MOTOR - EVOLUÇÃO PARA ONDE VAMOS ? TENDÊNCIAS Uso de energia / combustíveis renováveis ou alternativos Biocombustíveis biodiesel / biometano / etanol / diesel de cana / etc. Híbridos; Elétrico; Célula de combustível (Fuel Cell); Gás Natural, etc. Requisitos Ambientais Novas etapas do PROCONVE; Harmonização de regulamentos. PARA ONDE VAMOS ?
GANHO EM CAPACIDADE DE CARGA VEÍCULO - EVOLUÇÃO GANHO EM CAPACIDADE DE CARGA GANHO EM EMISSÕES PBT / PBTC ( t ) GANHO EM CAPACIDADE DE CARGA GANHO EM EMISSÃO
FROTA - EVOLUÇÃO 1.700.000 unidades Média = 17,9 anos IDADE DA FROTA BRASILEIRA DE CAMINHÕES Acima de 20 anos (650.000) Até 5 anos (300.000) De 6 a 20 anos (750.000) 1.700.000 unidades Média = 17,9 anos Cerca de 300.000 caminhões com idade acima de 30 anos 8 – 10 anos Renovação da frota: uma necessidade.
Distribuição do Consumo de Energia VEÍCULO - EVOLUÇÃO Distribuição do Consumo de Energia Arrefecimento Alternador Compressor Ar Bomba Direção Compressor Ar Condicionado OBS: Veículo E5/P7 (28t) – (caminhão trator + carreta) / uso em rodovia Fonte: Reduction and Testing of Greenhouse Gas Emissions from Heavy Duty Vehicles - LOT 2
RESISTÊNCIA AERODINÂMICA VEÍCULO - EVOLUÇÃO RESISTÊNCIA AERODINÂMICA ~ 54% Fator importante para veículos de aplicação rodoviária (> velocidade) Litros/100km –Veículo de 40t a 50km/h TRÁFEGO CONGESTIONADO x CONSUMO (Fonte VDA) 52 28 84
RESISTÊNCIA DE ROLAGEM VEÍCULO - EVOLUÇÃO RESISTÊNCIA DE ROLAGEM ~25% tipos de pavimento; tipo/marca/modelo de pneus; pressão de enchimento dos pneus. 46% condições: regular, ruim ou péssimo PAVIMENTO 2012 QUILOMETRAGEM % ÓTIMO 46.890 49,0 BOM 4.836 5,1 REGULAR 31.944 33,4 RUIM 8.272 8,6 PÉSSIMO 3.765 3,9 TOTAL 95.707 100,0 OBSERVAÇÃO: Extensão total das rodovias ~ 1,6 milhões de quilômetros Pavimentadas: ~13,5% ( 214.414 km) Não Pavimentadas: ~ 86,5% ( 1.366.578 km) Rodovias pesquisadas abrangem toda a malha rodoviária federal pavimenta-da, os principais trechos de rodovias estaduais pavimentadas e concedidas. Fonte: Pesquisa CNT 2012
VEÍCULO / INFRAESTRURA Logística, sistemas, BRT com vistas à eficiência energética TRANSPORTAR 10.000 pessoas por 1 km: Passageiros (unidades) Veículos Área Ocupada (m2) Combustível (litros) 25 400 8800 120 100 3400 50 175 57 2850 35 270/300 37 2370 26 BRT: Bus Rapid Transit
VEÍCULO / INFRAESTRURA FATOR DE CARGA / REALIDADE BRASILEIRA Fator de carga: comparativamente com outros países, o Brasil aplica no transporte menor potência por tonelada transportada. Composições maiores – bitrem, rodotrem, treminhão, bitrenzão Composições maiores : bitrem, rodotrem, treminhão, bitrenzão.
VEÍCULO / INFRAESTRURA APLICAÇÕES ADEQUADAS
CONCLUSÃO CLIENTE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA INFRAESTRUTURA MOTOR VEÍCULO ESTRADAS COMBUSTÍVEIS AERODINÂMICA EMISSÕES ROLAGEM HÍBRIDOS / ELÉTRICO , etc. FRENAGEM / EQUIP. AUXILIARES, etc. APLICAÇÕES ADEQUADAS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA TREINAMENTO OPERADOR GERENCIAMENTO DE FROTA RENOVAÇÃO DA FROTA CUSTOS CLIENTE