Escola Profissional Amar Terra Verde “E se um Bloom de Cianobactérias te batesse à porta?” “Sabichões” Fevereiro de 2010
Escola Profissional Amar Terra Verde Fases do Trabalho Preparação de Meio Z8 Cultura de Microcystis Toxicidade com Chlorella Toxicidade com Artémia
Escola Profissional Amar Terra Verde Preparação de Meio Z8
Escola Profissional Amar Terra Verde Preparação de Meio Z8 - Continuação
Cultura de Microcystis Escola Profissional Amar Terra Verde Cultura de Microcystis
Escola Profissional Amar Terra Verde Determinação da densidade celular por quantificação na câmara de Neubauer
Escola Profissional Amar Terra Verde dia nº 1 1,70E+07 2 2,24E+07 3 4,29E+07 4 5,76E+07 5 6,72E+07 6 7,36E+07 7 7,30E+07 8 7,39E+07 9 10 11 12 13 14 7,40E+07 15 16 7,38E+07 17 18 19 20 7,35E+07 21 22 23 5,70E+07 24 5,20E+07 25 4,80E+07 26 3,20E+07 27 3,00E+07 28 2,80E+07 Tabela 1: Densidade celular em função do tempo
Gráfico da densidade celular em função do tempo
Toxicidade com Chlorella Escola Profissional Amar Terra Verde Toxicidade com Chlorella
Imagens da filtração, diluição e placa de poços Escola Profissional Amar Terra Verde Imagens da filtração, diluição e placa de poços
Imagens da filtração, diluição e placa de poços Escola Profissional Amar Terra Verde Imagens da filtração, diluição e placa de poços
Imagens da filtração, diluição e placa de poços Escola Profissional Amar Terra Verde Imagens da filtração, diluição e placa de poços
Cálculos: % de inibição em função da Concentração de Microcystis Escola Profissional Amar Terra Verde Registo da toxicidade em Chlorella Cálculos: % de inibição em função da Concentração de Microcystis 1 2 3 Controlo 01:01 01:02 01:04 Ensaio 1 8,00E+05 1,60E+06 1,92E+06 3,20E+06 Ensaio 2 9,60E+05 4,00E+06 Ensaio 3 1,76E+06 3,68E+06 Média 9,07E+05 1,44E+06 1600000 3,63E+06 % de inibição 99,75 99,60 99,56 99,00
Gráfico: % de inibição em função da Concentração de Microcystis
Toxicidade com Artémia Escola Profissional Amar Terra Verde Toxicidade com Artémia
Preparação da placa de 24 poços com os nauplios de artémia Escola Profissional Amar Terra Verde Preparação da placa de 24 poços com os nauplios de artémia
Contagem das artémias mortas em cada poço, com a lupa Escola Profissional Amar Terra Verde Contagem das artémias mortas em cada poço, com a lupa
Tabela 4: Nauplios de artémia Escola Profissional Amar Terra Verde Tabela 4: Nauplios de artémia 1 2 3 Controlo 01:01 01:02 01:04 Ensaio 1 10 7 Ensaio 2 12 8 5 Ensaio 3 Média 10,67 7,67 4,33 1,33 Desvio Padrão 1,15 0,58
Cálculos: % Artémias mortas em cada poço Escola Profissional Amar Terra Verde Cálculos: % Artémias mortas em cada poço 1 2 3 Controlo 01:01 01:02 01:04 Ensaio 1 66,67% 46,67% 20,00% 6,67% Ensaio 2 80,00% 53,33% 33,33% 13,33% Ensaio 3 Média 71,11% 51,11% 28,89% 8,89%
% de bactérias mortas em função da Concentração de Microcystis Escola Profissional Amar Terra Verde Gráfico: % de bactérias mortas em função da Concentração de Microcystis
Escola Profissional Amar Terra Verde Conclusão Após os resultados obtidos, elaborou-se um gráfico do crescimento de Microcystis aeruginosa, na qual se observa três fases claras, a de latência, a de crescimento exponencial e a fase de desaceleração. O efeito toxicológico da Chlorella no crescimento de Microcystis é superior nos poços em que a sua concentração é maior. Daí que o valor de % de inibição nesses mesmos poços também seja superior. O efeito toxicológico de solução tóxica de Microcystis é mais evidente nos poços em que se encontra mais concentrado, provocando um aumento significativo do número de artémias mortas.
Escola Profissional Amar Terra Verde Com a realização deste trabalho desenvolvemos o gosto pela investigação ciêntifica, permitindo-nos o uso de determinados equipamentos nomeadamente a Câmara de Neubauer que de outra forma não seria possível. Além disso, se as cianobactérias não nos fossem fornecidas não poderiamos fazer inoculaçao em diferentes meios e verificar a sua toxicidade em contacto com outras bactérias. Com a realização deste tipo de actividades podemos aplicar na pratica conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas de determinadas disciplinas, nomeadamente, Química Aplicada. No próximo ano estaremos atentos aos ovos desafios propostos pela Ciência Viva, para podermos novamente participar. Desde já agradecemos tal a atenção disponibilizada por vossas excelências. Sem mais submetemo-nos Clementina Martins, Adriana Cardoso, Katy Faria e Flávia Gomes A equipa, Sabichões!