CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Contadores e Registradores
Introdução As frequentes operações aritméticas são modelos matemáticos usados para vários tipos de contagens e situações de medida com que nos deparamos.
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
1º encontro de formação – 23/03/2010
COMPREENDER A DIVISÃO.
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Liliani Lecco Dettogni
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Polinômios Prof. Marlon.
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
Oficina de Frações.
7º ano Ensino Fundamental II Professor: Graciano
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
A Tabuada.
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
PROFESSORES GENAILSON /MICHELIANY
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
Construindo números Decimais com o material dourado
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
Sistemas lineares Prof. ª: CATIA CILENE VOSS.
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
Operações com Complexos
Aula de Recuperação: Matemática
PROFESSORES GENAILSON /VICTOR
PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Divisão (semana 6).
Operações com frações (semana 9).
Divisão (semana 8).
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Aula de Matemática prof. Neilton Satel ANÁLISE COMBINATÓRIA.
Matemática Básica – Aula 1
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Algarismos Significativos
O ENSINO DA GEOMETRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA
Números Decimais É um tipo de número em que separamos a parte inteira da parte fracionária pela vírgula! Estão demitidos! É melhor a gente aprender ou.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
O TANGRAN NA SALA DE AULA
IMPORTANTE!!! EXERCÍCIOS DE REVISÃO.
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Construção de polígonos e Malhas
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
Volume de Prismas Retos
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática ANÁLISE DE ERROS NA DIVISÃO DE NÚMEROS DECIMAIS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Mestranda: Sabrina Londero da Silva Rossato Orientador: Dr. Helena Noronha Cury

ANÁLISE DE ERROS NA DIVISÃO DE NÚMEROS DECIMAIS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Este produto é um material de auxílio ao professor de Matemática que atua no Ensino Fundamental, para trabalhar divisão de números decimais junto aos alunos de 6º e 7º anos. Nele, são apresentadas algumas atividades que o professor pode usar em sala de aula para ensinar divisão de decimais, usando Material Dourado e Quadro Valor de Lugar – QVL. Este produto teve como origem uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, RS. Participaram da investigação 30 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que frequentavam uma escola da rede privada de ensino da cidade de Santa Maria.

Objetivo Geral da Pesquisa: Analisar os erros apresentados pelos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem exercícios de divisão de números decimais e avaliar uma estratégia de ensino para construção de significados para a operação de divisão de decimais. Objetivos Específicos da Pesquisa: - investigar como se desenvolve o processo de resolução de exercícios relacionados à divisão de números decimais por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental; - analisar e classificar os erros que aparecem na resolução dos exercícios sobre divisão de decimais, propostos a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental; - propor e testar uma estratégia de ensino que permita a consolidação de significados para a divisão de números decimais.

Para as atividades seguintes foi feito uso do Quadro Valor de Lugar – QVL que é uma tabela construída em papel cartolina ou equivalente, na qual pode ser registrada a representação posicional decimal de um número. Junto com o QVL, foi adaptado o uso do Material Dourado, um jogo de peças geométricas nos formatos de cubos, barras e placas que possuem relação com a representação posicional. O tabuleiro com significado numérico das peças é apresentado na figura abaixo:

Um exercício inicial de reconhecimento das peças e números decimais pode ser feito da seguinte forma:

Agora vamos fazer as seguintes divisões usando o QVL e Material Dourado: Atividade 01 5 : 8 Atividade 02 2,7 :6 Atividade 04 4,98 :4 Atividade 03 3,55 :5

Cubão Placa Barra Cubinho Atividade 01 5 : 8 No QVL, colocar o Dividendo, representado pelo Material Dourado: Cubão Placa Barra Cubinho Cinco cubos grandes correspondem a 5 inteiros.

Cubão Placa Barra Cubinho Parte-se do seguinte conflito do aluno: “como dividir 5 por 8, se 5 é menor que 8?”. Para tanto, transforma-se os cinco cubos em placas (5 cubos = 50 placas): Cubão Placa Barra Cubinho

Agora temos 50 placas pra dividir por 8. Observe que 50 é maior que 8 Agora temos 50 placas pra dividir por 8. Observe que 50 é maior que 8. Dividiremos as placas por 8 linhas, em partes iguais: Foram colocadas 6 placas em cada linha e ainda sobraram 2 placas 

Cubão Placa Barra Cubinho Vamos tomar as duas placas e transformá-las em barras (2 placas = 20 barras): Cubão Placa Barra Cubinho

E colocamos as barras divididas igualmente em 8 linhas: Veja que ainda restaram 4 barras 

Cubão Placa Barra Cubinho Agora tomamos as 4 barras e transformamos em cubinhos (4 barras = 40 cubinhos): Cubão Placa Barra Cubinho

E colocamos os cubinhos nas 8 linhas:

Para a resposta da divisão tomamos apenas uma linha completa: E lembrando que: = 0,1 = 0,01 = 0,001 = 0,625 = 0,6 = 0,02 = 0,005 Portanto a divisão de 5 por 8 é igual a 0,625

Cubão Placa Barra Cubinho Atividade 02 2,7 :6 No QVL colocar o Dividendo, representado pelo Material Dourado: Cubão Placa Barra Cubinho 2,7 = 2 cubos e 7 placas.

Cubão Placa Barra Cubinho Transformamos os cubos em placas (total 27 placas): Cubão Placa Barra Cubinho

E dividimos as 27 placas nas 6 linhas: Foram divididos 24 placas e sobraram 3 

Cubão Placa Barra Cubinho Agora tomamos as 3 placas e transformamos em barras (3 placas = 30 barras): Cubão Placa Barra Cubinho

E lançamos as barras nas 6 linhas:

Para a resposta da divisão, tomamos apenas uma linha completa: = 0,45 E a divisão de 2,7 por 6 resulta em 0,45:

Cubão Placa Barra Cubinho Atividade 03 3,55 :5 No QVL, colocamos o Dividendo, representado pelo Material Dourado: Cubão Placa Barra Cubinho 3,55 = 3 cubos, 5 placas e 5 barras:

Cubão Placa Barra Cubinho Transformamos os cubos em placas (total 35 placas e temos ainda 5 barras): Cubão Placa Barra Cubinho

Lançamos as 35 placas nas 5 linhas, e deixamos as 5 barras guardadas, conforme a figura: Observe que não sobrou nenhuma placa. Neste caso, tomamos as barras e lançamos nas 5 linhas.

As 5 barras ficam assim lançadas: Para a resposta, tomamos apenas 1 linha: = 0,71 O resultado da divisão de 3,55 por 5 resulta em 0,71.

Cubão Placa Barra Cubinho Atividade 04 4,98 :4 No QVL, colocamos o Dividendo, representado pelo Material Dourado: Cubão Placa Barra Cubinho 4,98 = 4 cubos, 9 placas e 8 barras.

Em seguida lançamos as 9 placas nas 4 linhas, verificando se haverá sobras de placas: Sobrou 1 placa e ainda temos as 8 barras:

Cubão Placa Barra Cubinho O próximo passo é transformar a placa que sobrou em barras, logo teremos um total de 18 barras no QVL: Cubão Placa Barra Cubinho

E lançamos as 18 barras nas 4 linhas: Podemos lançar 16 barras e sobram ainda 2 barras

Cubão Placa Barra Cubinho Transformamos as duas barras em 20 cubinhos: Cubão Placa Barra Cubinho

E finalmente lançamos os cubinhos nas 4 linhas: Para chegar a resposta tomamos apenas uma linha: = 1,245 Logo, a divisão de 4,98 por 4 resulta em 1,245:

Créditos Título Mestranda: Sabrina Londero da Silva Rossato ANÁLISE DE ERROS NA DIVISÃO DE NÚMEROS DECIMAIS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Mestranda: Sabrina Londero da Silva Rossato Prof.ª Dr. Helena Noronha Cury Programação/Diagramação Maria do Carmo B. Trevisan