FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet".

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Como pesquisar na internet
Porque optar por ReadyGo?
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Pesquisa na Internet Aula Teórica 2.
Visão Global do Projecto
Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Pesquisar na Web e Avaliar a informação encontrada
Introdução aos Estudos Linguísticos
NOÇÕES PRELIMINARES.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Introdução a Teoria da Classificação
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de.
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Tutorial de utilização do
ÁRVORE DE FALHAS (Fault Tree Analysis – FTA)
Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução
Pesquisas mais efectivas
Métodos De Pesquisa Na Internet
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
Metodologia Científica
Revisão do conceito de matrizes
O Professor Bibliotecário
Como iniciar uma pesquisa
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
Por: Alexandre Palma. Índice O que é ? O é um método que permite compor e receber mensagens através da internet.
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
Autoria de Aplicações Hipermídia Daniel Schwabe Departamento de Informática PUC-Rio [ Parte 6 ]
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Sistemas de Apoio à DecisãoMárcio MoreiraUnidade 5 – Decisões Não Estruturadas – Recuperação de Informações – Slide 1 5Decisões Não Estruturadas 5.1Recuperação.
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Eustáquio Júnior Utilização de mecanismos de busca
Técnicas dos alunos de sucesso
Técnicas de pesquisa avançada na Internet
1 TUTORIAL DO CATÁLOGO DA EGP-UPBS. 2 O catálogo da EGP-UPBS encontra-se em e está integrado no catálogo da Universidade do Porto.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Conquistando Competências e
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Introdução a Informática Aula 02
O DICIONÁRIO É UM PRECIOSO INSTRUMENTO
Pesquisas na Internet Índice
Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009.
TIC 8º ANO (2013/2014) Analise e pesquisa de informação.
Literacia da informação Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel BIBLIOTECA ESCOLAR Pesquisar e usar a informação da Internet.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
ÁREA PROJECTO.
Âmbito “Impactes das Alterações Climáticas na Biodiversidade” Objectivos Identificar os efeitos negativos nos ecossistemas/espécies (actuais e previsíveis),
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Elaboração de relatório
Maria Madalena Figueiredo
1 Tribunal de Première Instance de Bruxelles Copiepresse c. Google News 13 de Fevereiro de 2007.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Tecnologias de Informação e Comunicação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE P ERAFITA.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Buscadores na Web: um enfoque no Google.
Internet Pesquisa de informação Internet Pesquisa de informação.
1 * Estágio Supervisionado * Justificativa JUSTIFICATIVA DA PESQUISA A Justificativa é a razão ou as razões pela qual o tema foi escolhido, procurando.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Bem-vindo à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG Esse tutorial vai te auxiliar na navegação do site!
Estratégias de busca Agosto Como criar sua estratégia  Definir um título, quase um resumo  Levantar as palavras- chave por conjuntos (colunas)
QUATRO REGRAS PARA PESQUISAR NA INTERNET Regra 1 - Dê ao pesquisador (ou motor de pesquisa) muitas palavras relacionadas com o assunto em pesquisa. Regra.
Transcrição da apresentação:

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA CONCEPÇÃO DA PESQUISA NA INTERNET Fontes utilizadas Blattmann, Ursula (1998), "Curso sobre como pesquisar na internet". Pesquisado em 27 de Junho de 2002,. Cohen, Laura (2002), "Conducting Research on the Internet". Pesquisado em 14 de Junho de 2002,. EducNet (2002), "Rechercher sur internet: guide". Pesquisado em 29 de Maio de 2002,. Rodrigues, Eloy (1996), "Pesquisar informação na internet". Pesquisado em 20 de Junho de 2002,.

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA PREOCUPAÇÃO INICIAL I A concepção de uma pesquisa na internet obriga no mínimo a reflectir sobre a pesquisa a partir de duas questões essenciais: 1) O que é que eu procuro exactamente? 2) O que pretendo fazer com o que procuro?

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA PREOCUPAÇÃO INICIAL II O desenvolvimento da pesquisa obriga a tirar notas e a registar procedimentos de modo a permitir uma inquirição sistemática. Esta medida é essencial sempre que: 1) Se efectuam pesquisas complexas. 2) Se efectuam pesquisas para outra pessoa. 3) Se efectuam pesquisas no âmbito de uma formação.

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O CONTEXTO DA INFORMAÇÃO A PESQUISAR Quem?Perfil do solicitador O quêNatureza da informação Onde?Limites geográficos, lugares-recurso Porquê?Objectivo(s) Como?ferramentas, métodos, estratégias

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA QUEM? Quem necessita da informação? Uma única pessoa? Um grupo específico? Qual o nível de conhecimento sobre o assunto? Qual o nível de formação? Qual o nível de estudos? A que título? Qual o estatuto? Qual a função? Qual o nível de responsabilidade?

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O QUÊ? Que tipo de informação? Um endereço? Estatísticas? Uma definição? Esclarecimentos sobre um conceito? Artigos de imprensa? Estudos? Pontos de vista de peritos? Instrumentos práticos? Exemplos de experiências? Qual a língua desejada? Em português? Noutra língua? Em várias línguas em simultâneo?

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA Quais os limites geográficos? Em que continente? Em que país? ONDE? A que nível? Nacional? Académico? União Europeia? Lusofonia? Que lugares-recurso? Na internet? Sem ser na internet?

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA QUANDO? Quais os limites temporais? Uma data precisa? Qual o grau de anterioridade? Com que frequência? Trata-se de uma questão pontual ou frequente? Qual o prazo? Quanto tempo disponho para a pesquisa?

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA PORQUÊ Para que serve a informação? Qual o objectivo principal? Quais os objectivos adicionais? Satisfazer uma curiosidade pessoal? Tomar uma decisão? Se sim, qual? Preparar uma aula, uma apresentação, uma intervenção? Se sim, em que contexto?

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA COMO? Com que meios? De que meios disponho? Com que ferramenta(s)? Uma ou várias ferramenta(s)? Uma ferramenta geral ou especializada? Um directório, um indexante ou um metapesquisador? Com que método? Com que palavras-chave? Com que sintaxe? Qual o modo de pesquisa: simples ou avançada?

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA ENCONTRAR AS PALAVRAS-CHAVE ADEQUADAS I Palavras suficientemente precisas a) Evitar os termos excessivamente gerais susceptíveis de originar demasiado "ruído" nas respostas. b) De preferência, escolher termos específicos que podem ser generalizados na sequência da pesquisa.

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA ENCONTRAR AS PALAVRAS-CHAVE ADEQUADAS II Palavras suficientemente genéricas retiradas dos motores (yahoo, lycos, etc.)yahoolycos a) Para encontrar mais facilmente as categorias e para identificar os sítios que agrupam matérias relacionadas com o tema (sobretudo nos directórios). b) Filtrar, com termos mais precisos, na sequência da pesquisa.

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA A LÍNGUA a) A pesquisa torna-se mais produtiva se for efectuada na língua do motor de busca.

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O TIPO DE PALAVRAS a) De preferência, escolher nomes. b) Utilizar as outras palavras (verbos, adjectivos, advérbios, pronomes) sobretudo nas expressões entre aspas.

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA O NÚMERO DE PALAVRAS a) Quanto maior for o número de palavras, mais se restringe a pesquisa. b) Uma única palavra pode ser suficiente. c) Tentar nunca incluir na equação de pesquisa inicial mais do que três palavras.

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA a) Quais as palavras-chave prioritárias? b) Começar pelas palavras mais importantes (verificar sempre em cada motor a sintaxe aceite para pesquisa). A ORDEM DAS PALAVRAS (NALGUNS MOTORES DE PESQUISA TORNA-SE UM FACTOR RELEVANTE)

FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA RUÍDO E SILÊNCIO Restringir a pesquisa "ruído" Alargar a pesquisa "silêncio" a) Afinar a pesquisa utilizando termos mais precisos; a) Alargar a pesquisa utilizando termos genéricos; b) Excluir as palavras que geram mais ruído, empregando o sinal "-" ou a expressão "NOT"; b) Utilizar sinónimos recorrendo à expressão "OR" (OU); c) experimentar restringir através da exclusão de países e línguas; c) Experimentar antónimos recorrendo à expressão "OR";