OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
Realidade dos Centros Urbanos
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Trabalho realizado por: Ana Cristina Serra nº Ana Maria Fraga nº Ana Maria Silva nº Célia Afonso nº Célia Carneiro nº Licenciatura.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
Formação Inicial de Formadores
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Eleições e meios de comunicação social
Os Estudantes e a Leitura
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Quais os objetivos da discussão do PNE
A INCLUSÃO À SERVIÇO DA POPULAÇÃO
Santarém Março a Julho de 2007
Pesquisa realizada por:
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Ciência e tecnologia no ensino médio
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Política Educacional Brasileira
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Como Utilizar a Internet na Educação
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Redes Sociais.
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
CENTRO DE FORMAÇÃO JOSÉ PEREIRA TAVARES FORMAÇÃO CASCO ESCOLA SECUNDÁRIA Dr. JAIME MAGALHÃES LIMA - ESGUEIRA.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
São objetivos genéricos do 2016 High School Innovation Summit:  Desenvolver e aprofundar o Triângulo Transformação de Conhecimento em Valor (Ensino Secundário/Politécnico.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos de ciência, treinar as suas competências críticas; proporcionar a jovens do ensino secundário de escolas públicas experiências de investigação no domínio científico das ciências sociais; sensibilizar as comunidades educativas abrangidas por essas escolas para as Ciências Sociais; colaborar activamente em processos de investigação de iniciativa escolar, colocando ao serviço da escola saberes, métodos e técnicas de investigação em ciências sociais; produzir conhecimento científico sobre fenómenos educativos emergentes, sustentado nas potencialidades abertas pela estreita colaboração com as escolas e seus protagonistas.

Os Jovens e a Internet AS ARTES DO OFICIO: SER INVESTIGADOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS Estágio Científico de Verão para Jovens 2008 Pesquisa realizada por: Alicia Lopes Ana Filipa Luz Fátima Campos Monitora: Ana Delicado

Para que usam os jovens a Internet? Quais os efeitos da Internet nos jovens? Questões de Partida:

Jovens – Indivíduos dos 12 aos 25 anos; Internet – É, simplesmente, uma rede de redes de computadores interligados por uma linguagem informática comum que permite comunicar, em tempo real ou diferido, a partir de qualquer ponto do planeta para qualquer outro…. Fonte: CARDOSO, Gustavo, et al (2005), A Sociedade em Rede em Portugal, pp. 20, Porto, Campo de Letras – Editores S.A. Definição de conceitos:

Metodologia Pesquisa Bibliográfica; Entrevistas a representantes de instituições que promovem o uso da Internet pelos jovens; Inquérito por questionário a jovens.

Entrevistas Rodrigo Monteiro Baptista, Gestor dos Programas Prospecção e Negócios e Comunicação e Imagem - FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação); Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo e Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

A Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) instituída em 1991, pelo Instituto Português da Juventude e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional tem como missão a formação e qualificação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Actividades: -Formação e certificação em TIC; - Ponto Ja (local de acesso à internet); - Manuais de TIC. Fonte:

Principais Objectivos da FDTI Combater a infoexclusão; Divulgação das TIC através das formações que oferecem. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

Participantes nas actividades da FDTI Participam anualmente formandos, num total de utilizadores; Os utilizadores são principalmente mulheres na faixa etária dos 25 anos. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

Diferenças entre a Oferta de Serviços Não existem diferenças na oferta de um curso, por exemplo, de iniciação às TIC no Norte ou no Sul, existe sim diferenças no acesso doméstico. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

Diferenças entre a Procura dos Serviços No sul a procura direcciona-se para a utilização mais prática da Internet; No Norte a procura direcciona-se mais para uma temática de interesses locais. Fonte : Entrevista a Rodrigo Monteiro Baptista, FDTI.

O é um espaço integrado no Pavilhão do Conhecimento. Foi criado em Julho de 1999, data da criação do Pavilhão, por iniciativa do então ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago. Actividades: -Acesso à internet; - Formação; - Mediateca. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

Objectivos da Criação do Divulgar a Internet; Difundir o seu uso; Mostrar o seu poder como ferramenta de trabalho. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

Utilizadores do Cerca de 100 utilizadores por dia; Frequentam este espaço maioritariamente pessoas do sexo masculino; Desde adolescentes até aos 30 anos; Deslocam-se propositadamente a este local. Fonte: Entrevista a Vera Menino,

Formação na Área da Internet para os Jovens Prevenir contra os riscos da Internet; Saber criar e gerir a identidade digital. Não podemos ver a Internet como um bicho papão. Rodrigo Baptista, FDTI Não é nenhum bicho de sete cabeças mas é preciso ter cuidado. Vera Menino,

A Importância dos jovens obterem informação e formação na Área das TIC As TIC (…) são tão importantes porque estão em todo o lado no nosso dia-a-dia (…) se não soubermos lidar com as TIC temos a vida dificultada…. Rodrigo Baptista, FDTI O mundo inteiro cabe na cabeça de um alfinete. (…) A comunicação passou a ser instantânea e isso é que é fundamental na Internet. Deixou de haver distância. Vera Menino,

Inquérito por Questionário Inquérito de Rua; Inquérito Online; Setembro de 2008; Jovens entre os 12 e os 25 anos; Amostra = 68.

Todos os inquiridos já utilizaram a Internet; Praticamente todos os inquiridos costumam utilizar a Internet frequentemente; 56 dos 68 inquiridos utilizam a Internet todos ou quase todos os dias; Em média os inquiridos passam 15 horas por semana a utilizar a Internet.

Frequência do uso da Internet por Género (Média) Média: Entre 1 (Raramente) e 4 (Todos os dias ou quase)

Locais de Acesso à Internet (N.º)

Contactos Através de Mensagens Instantâneas, por Género (Média) Média: Entre 1 (Nunca) e 4 (Todos os dias ou quase)

Usos da Internet por Género (N.º)

Usos da Internet por Idade (N.º)

Opiniões sobre os Efeitos da Internet, por Género (Média) Média: Entre 1 (Não concordo nada) e 6 (Concordo totalmente).

AGRADECIMENTOS Rodrigo Baptista, Representante da FDTI; Vera Menino, Coordenadora do Departamento Educativo do do Pavilhão do Conhecimento; Ana Delicado, Monitora.