Ana Isa Figueiredo – n.º 3 Raquel Arêde – n.º 24 André Costa – n.º 27

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
Visão Global do Projecto
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
Quais são os Objectivos do Milénio?
O Trabalho De Projecto.
ACONSELHAMENTO.
PROJETO : ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA
PROJETO VIDA SAUDÁVEL.
PROJECTO INTERVIR O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE ACTUAL
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Problemas Sociais Contemporâneos
Etapas do trabalho de Projecto
VAMOS POUPAR ÁGUA?.
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
2. A Investigação-acção:
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Os Estudantes e a Leitura
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Grupo de Desenvolvimento Profissional
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos.
Pesquisa realizada por:
E DUCAR PARA OS AFECTOS E B 2, 3 Dr. Rui Grácio Educar para os Afectos Acção de solidariedade 6 º D – Área de Projecto Este trabalho foi realizado por.
Desporto & Saúde 12ºA.
IF696 - Integração de Dados e DW
Componente Curricular
Componente Curricular
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Programa Comenius Bilateral
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
A SIDA: “Quando o Pano Cai”
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Segurança na Internet - Elaboração de um website; - Criação do blog e hi5; - Apresentação de trabalhos multimédia; - Recolha de 5 sites portugueses importantes.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Tout commence par des cris et ne doit jamais finir dans un grand silence It starts with screams and must never end in silence Tudo começa com gritos e.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Esta área disciplinar consiste na concretização de um projecto centrado em problemas de interesses dos alunos e relacionados com as suas áreas de estudo.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
ÁREA PROJECTO.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Escola Secundária de São João da Talha, Loures
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Instituições mais conhecidas
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

Projecto “Intervir!” Problemas do mundo actual Fome e Obesidade: um mundo de contrastes! Ana Isa Figueiredo – n.º 3 Raquel Arêde – n.º 24 André Costa – n.º 27 12.º D

Em busca do tema perfeito… Fome Trissomia 21 Pesca ilegal das baleias Paralímpicos Corrupção Infanticídio Infanticídio Fome e obesidade: um mundo de contrastes! Mortalidade infantil Condição da criança no mundo actual

As metas a alcançar… Objectivos específicos do trabalho de projecto a desenvolver: Identificar espacialmente os focos de problema (fome e obesidade); Apurar as causas e consequências do problema em questão: a fome e a obesidade, como problemas contrastantes no mundo; Apurar o conhecimento da população sobre os temas tratados; Alertar/ informar para o problema em questão e o modo de obter a sua resolução; Intervir a nível local para a sensibilização do problema através da publicitação.

Metodologia de trabalho/ Investigação Levantamento de problemas do mundo actual; Focalização num único tema: Fome e Obesidade; Construção de diversos planos de trabalho; Recolha de informação sobre o tema escolhido (Internet, livros, manuais…); Tratamento de informação e aplicação da mesma nas diversas formas de intervenção; Elaboração de um inquérito sobre o tema e tratamento de dados; Elaboração de um portfolio. Metodologia de trabalho/ Investigação

Metodologia de trabalho/ Investigação Portfolio Secções de divisão do portfolio: Secção 1 – Planos de trabalho; Secção 2 – Relatórios; Secção 3 – Pesquisa; Secção 4 – Dados estatísticos; Secção 5 – Imagens & Multimédia; Secção 6 – Avaliação. Metodologia de trabalho/ Investigação

Projectos de intervenção! Criação de um blog com vista à sensibilização para o problema da Fome e da Obesidade; Conferências sobre a Fome (UNICEF) e a Obesidade (Dra. Patrícia Reis); Criação do livro de receitas “Assim… Saudável!”; Organização e tratamento da informação recolhida em panfletos, cartazes e textos informativos para publicar no blog; Visionamento de um filme/DVD sobre a fome e obesidade. Metodologia de trabalho/ Investigação

Metodologia de trabalho/ Investigação Começar o projecto… Ponto de partida: Contactar UNICEF e médica pediatra; Bibliotecas da Escola e Municipal; Recursos multimédia (Internet, CD-Roms…); Professora Anabela Andrade (Sociologia). Complemento: Seminário “Fome e Obesidade: Um Mundo de Contrastes” pela Dra. Filipa Ferrão; 01/03 – Fundação “Calouste Gulbenkian”, tema relacionado com “Novas Patologias Sociais” (Stress e Obesidade); Oradores – Dr. George P. Chrousos (Stress) e Dr. Felipe Casanueva (Obesidade); Professora Ana Paula Cebola (Geografia); Professora Maria José Pinto (Teatro). Metodologia de trabalho/ Investigação

Metodologia de trabalho/ Investigação Seminários do ICS 23/01/2007: “Gravidez na Adolescência”; 26/01/2007: “Infância e maus tratos”; 30/01/2007: “Os media e o aborto”; 06/02/2007: “Sida e Saúde”; 13/02/2007: “Ambiente e Problemas Ambientais”; 27/02/2007: “Fome e Obesidade: Um Mundo de Contrastes”. 06/03/2007: “Tratamento de dados em investigação”; 13/03/2007: “Voluntariado” – Intervenção do grupo “Realizar sonhos, Construir sorrisos”; 08/05/2007: “Gravidez na Adolescência” dinamizado pela Instituição de Solidariedade Social Ajuda de Mãe – Intervenção do grupo “Gravidez na Adolescência”. Metodologia de trabalho/ Investigação

Metodologia de trabalho/ Investigação Inquérito Objectivos: Apurar o nível de esclarecimento de uma amostra de população sobre os temas a tratar; Inquirir população jovem (entre os 15 e 24 anos) – público alvo; Aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas dinamizadas pela Professora Anabela Andrade e o seminário da Dra. Alexandra Raimundo.

Intervindo! Criação de um blog com vista à sensibilização para o problema da Fome e da Obesidade; Realização de um trabalho conclusivo sobre o tema (tratamento da informação e dos inquéritos) para deixar na biblioteca para ser consultado pelos alunos; Actividades com crianças de uma associação, em colaboração com o grupo “Realizar sonhos, Construir sorrisos”; Conferências sobre a Fome (UNICEF [dia 28 de Maio, às 10h30]) e a Obesidade (Dra. Patrícia Reis [dia 23 de Maio, às 16h]); Criação do livro de receitas “Assim… Saudável!”; Participação no teatro “Escolhas” (não concretizado). Intervenção

Blog www.fomeobesidade-contrastes.blogspot.com Objectivos: Publicitação da informação relativa aos temas fome e obesidade; Divulgação de conselhos úteis para evitar o(s) problema(s). www.fomeobesidade-contrastes.blogspot.com Intervenção

Trabalho conclusivo Objectivos: Compilar toda a informação recolhida sobre a Fome e a Obesidade de uma forma objectiva. 1. A Fome: um desafio mundial 1.1 Causas mais comuns 1.2 Consequências da subnutrição 1.3 A Fome em números 2. A Obesidade: epidemia do século XXI 2.1 Causas da Obesidade 2.2 Consequências da Obesidade 2.3 A Obesidade em números 3. Inquirindo… 3.1 Modelo de inquérito aplicado 3.2 Resultados do nosso estudo 3.3 Conclusões gerais Intervenção

Actividades com crianças Objectivos: Sensibilizar as crianças para dois problemas actuais através de algumas actividades lúdicas; Proporcionar uma tarde diferente e saudável (dinamização de um lanche) às crianças; Colaborar com o grupo de trabalho “Realizar sonhos, Construir sorrisos…”. Intervenção

“Assim… Saudável!” Objectivos: Alertar para o problema da obesidade e de uma alimentação desregrada; Aconselhar sobre uma alimentação saudável, regrada e cuidada. Intervenção

“Escolhas” Objectivos: Alertar para alguns problemas do Mundo actual; Colaboração com os diferentes grupos de trabalho de Área de Projecto. Intervenção

Conclusões

Balanço da disciplina Aspectos positivos: Desenvolvimento de um trabalho de projecto em grupo; Desenvolvimento de capacidades de trabalho; Aprofundamento do conhecimento em diversas áreas. Aspectos negativos: Tempo dispendido; Falta de concentração no trabalho. Conclusões

Tratamento dos inquéritos Conclusões Tratamento dos inquéritos Distribuição por classes de idade dos inquiridos Distribuição por género dos inquiridos

Tratamento dos inquéritos 2 Conclusões Tratamento dos inquéritos 2 Em que continente acha que há uma maior taxa de obesidade infantil? Conhece instituições de apoio ao problema da obesidade?

Tratamento dos inquéritos 3 Conclusões Tratamento dos inquéritos 3 Com que regularidade consome fast food? Considera-se uma pessoa saudável?

Tratamento dos inquéritos 4 Conclusões Tratamento dos inquéritos 4 Dos seguintes problemas quais acha que derivam de má-nutrição? Conhece ONG’s que trabalhem neste campo?

Tratamento dos inquéritos 5 Já participou nalguma acção de voluntariado (ex.: Banco Alimentar Contra a Fome)? Conclusões

Conclusões sobre o tratamento dos inquéritos A maioria da população inquirida é jovem (15-24 anos); A maioria da população inquirida é do género feminino (29 pessoas); A maioria da população inquirida considera que o continente americano regista uma maior taxa de obesidade (41 pessoas); A maioria da população inquirida não conhece instituições de apoio à obesidade, um problema tão actual; A maioria da população não consome fast food regularmente e a grande maioria (43 pessoas) considera-se saudável; A anemia, a osteoporose e o raquitismo foram as doenças mais consideradas como consequência da má-nutrição; 26 pessoas não conhecem ONG’s que trabalhem com situações relacionadas com a fome, enquanto 21 dizem conhecer; 26 pessoas já participaram em acções de voluntariado enquanto que 23 não o fizeram. Conclusões

Tratamento da informação/ pesquisa Título: “… E os americanos atacam as gorduras!” Fonte: Revista Focus Síntese: A cidade de Nova Iorque, depois de proibir o tabaco em locais em públicos, prepara-se agora para combater as gorduras polinsaturadas. Até Julho 2008, os restaurantes da cidade serão obrigados a retirar das suas ementas produtos confeccionados com estas gorduras. Apresenta-se como exemplo de justificação o facto da ingestão recomendada destas gorduras numa dieta de 2000 calorias ser de 2,2 gramas e uma dose de batatas fritas ter três vezes mais do que o recomendado, ou seja, 6,6 gramas, e de esta gordura ser uma das responsáveis pelo entupimento das artérias. Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais  são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento. O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos. 11% das crianças em todo o mundo sofrem de obesidade infantil. Em Portugal o total de custos com a obesidade atinge os 235 milhões de euros. Apenas 9,9% da população portuguesa faz exercício físico regularmente. Conclusões