Divisão das atividades do intelecto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Formatação: VAL RUAS Ressentimento Aldo Novak Se você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, do seu marido, dos.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Colégio Salesiano Prof. Breno Marques
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
Exercício da vigilância
Ao contrário do que possa imaginar, a disciplina é um ato de amor Ao contrário do que possa imaginar, a disciplina é um ato de amor. O próprio Deus.
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO PARA AUTOAVALIAÇÕES”
A paz que trago em meu peito.
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Reverencia ao Destino.
Jean-Paul Sartre ( ) Plinio Lukian e Douglas Nunes.
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas,
Problemas Filosóficos
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Eterno.
LIBERDADE E CONHECIMENTO ESPINOSA
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Professora mariana Dahrouge
A Paz que trago em meu peito.
Aprendi Clique.
Pré-socráticos A filosofia nasceu de uma necessidade em explicar o mundo de uma forma racional.
Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Ah! O amor... Mario Quintana.
Lição 02 O reino de Deus e a missão
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
EMPIRISMO X RACIONALISMO
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Pedagogia Profa. Lucia Breno
O que é Filosofia? Uma conversa inicial 1 / 1.
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Sociologia e Senso Comum
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE
Eterno.
A Casa espírita Um templo da vida. Clica e liga o som.
Curso Básico de Espiritismo
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Rides & Slides Apresenta. Rides & Slides Apresenta.
A Magia está em você A Magia está em você Paulo Araújo Paulo Araújo
FENOMENOLOGIA.
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte.
Livre arbítrio Letícia Thompson.
Objetivo, Definições, Significado
Orquídeas de MOYOBAMBA
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Amar ou Ser amado?.
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
Ah! O amor... Mario Quintana.
Aristóteles Ética & Política
Estrutura serviço de Estética
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
9 Processos no tribunal. 9 Processos no tribunal.
A PAZ QUE TRAGO EM MEU PEITO.
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Divisão das atividades do intelecto

Como pensamos? Há várias maneiras de dividir as atividades do intelecto. Para efeito didático, escolhemos, da tradição filosófica, as seguintes; juízo, imaginação, memória, percepção e razão. JUÍZO – atividade intelectual de escolha, avaliação e decisão (Aristóteles, D Alma, III, 495). Da pergunta fundamental – "Qual o critério ou a regra dos nossos juízos?" – podemos derivar outras tantas, tais como: Por que escolhemos isto e não aquilo? Por que achamos· mais importante isto e não aquilo? Por que tomamos esta decisão e não outra? IMAGINAÇÃO – condenada pela tradição filosófica, a imaginação encontra um lugar de importância na Filosofia Contemporânea, em especial com Jean-Paul Sartre. A imaginação como criação de imagens que podem libertar o indivíduo da relação imediata com o mundo. Ao imaginarmos um mundo que não existe, poderíamos julgar o mundo que existe. A imaginação desenvolve os indivíduos e pode levá­-los a fazer as mais diferentes proposições. Por exemplo: podemos imaginar onde Deus mora? Podemos imaginar um mundo sem violência ou desamor? Podemos imaginar a presença de alguém que não está perto? Podemos imaginar a dor que as outras pessoas sentem? Podemos imaginar o que ainda não foi pensado? Enfim, talvez, a pergunta mais importante a fazer é: "Como desenvolver a imaginação?".

MEMÓRIA – por exemplo, uma fórmula matemática que aprendemos há algum tempo –, a memória é considerada de outro modo pela Filosofia Contemporânea. Henri Bergson, por exemplo, no livro Matéria e, memória, defende a ideia de que a memória não é apenas acessar um conhecimento do passado, mas é a possibilidade efetiva de vivermos de novo o que aconteceu ou o que aprendemos. Nosso corpo guarda o passado e, por isso, lembrar é reviver. Urna questão importante a se colocar sobre isso é: "Como desenvolver a memória e o que deve - ou pode - ser esquecido?", ampliando, a partir dela, o leque de questões e indagando, por exemplo: o que não se deve esquecer jamais? Perdoar é esquecer? O que o/a professor(a) disse na semana passada e caiu nesta prova? Qual a data de aniversário do nosso namoro? Como reviver aquele dia tão feliz da minha vida?

PERCEPÇÃO – Lembrando que percepção é o exame das sensações, podemos partir disso para conhecer o mundo. Por meio da percepção, nós não apenas ouvimos o som em uma festa, mas podemos compreender o ritmo, verificar se as pessoas estão felizes e enxergar seus movimentos de dança etc. Assim, as questões de caráter ético que podemos fazer agora são: como melhorar a percepção do mundo? Como sentir melhor e distinguir o que nos cerca? Por que um entendimento errado ou um mau juízo podem produzir tanto mal? RAZÃO – Por meio da razão, que é lógica, nós temos a regra para os cálculos em nosso pensamento. O que julgamos, percebemos, lembramos e até o que imaginamos, em geral, podem obedecer às regras da lógica. Assim, a pergunta ética que podemos propor é: como aprofundar nossa racionalidade, visando a fazer o bem?

Jogo de futebol Paquera Entrevista de emprego Juízo     Jogo de futebol Paquera Entrevista de emprego Juízo Usa-se para julgar o outro time sobre alguma falta cometida, por exemplo. Devem ter juízo na paquera, e não fazer atos que mais tarde traga problemas.Devemos ser responsáveis, e usar camisinha,por exemplo. Usa para não falar coisas erradas, e ter Imaginação Usa para criar uma falta que não ocorreu, por exemplo, o que não é certo. Imaginar cantadas, por exemplo, ou até mesmo fazer planos para o futuro se a paquera virar namoro. Imaginar que essa entrevista trará coisas boas, pensar positivo e que tudo dará certo na entrevista. Memória Para lembrar o placar do jogo, dos cartões ocorridos, faltas, etc. Ter sempre em memória datas importante, como a de um encontro. Lembras das regras ditas, dos seus empregos anteriores, etc. Percepção Compreender o que ocorreu, como ter feito uma falta e entender que o que fez foi errado. Compreender a opinião do outro,como recusar um convite feito por você. Tudo o que o entrevistador diz, deve ser entendido e respondido logo em seguida. Razão Raciocinar o que está acontecendo na partida e tentar fazer algo para melhorar e ganhar assim, o jogo. Mostrar que você tem razão, e  usá-la com inteligência para sair-se bem na paquera. Opinar com argumentos sobre o que está sendo tratado. Mostrando clareza e razão no que disse.