Marketing Internacional

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Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
Transcrição da apresentação:

Marketing Internacional Professor: Dr. I. Bueno

AMBIENTES DO MARKETING Ambiente Econômico

Estágios de Desenvolvimento de Mercado

Critério de determinação dos estágios PIB per capita

Quadro Geral dos Estágios Grupo de renda por PIB per capita Renda per capita USD % do PIB mundial População em milhões Países de Alta Renda > 14.000 79,53 926 Países de Renda Média -Alta 2.500 a 14.000 8,63 571 Países de Renda Média-Baixa 500 a 2.500 9,42 2.285 Países de Baixa Renda <500 2,41 2.048 Países Inviáveis - 450

Países de Renda Alta Renda superior a U$ 14 mil Tipos de países Nações ricas em petróleo Países industrializados Países pós-industrializados Oportunidades de produto e de mercado: novos produtos e inovações

Países de Renda Média-Alta Países com renda entre USD 2.500-14.000 Países emergentes Oportunidades para produtos e mercado: elevação do consumo de produtos de ponta e de serviços

Países de Renda Média-Baixa Renda entre USD 500 e 2.500 Indústria intensiva em mão de obra Indústria de brinquedos e vestuário

Países de Renda Baixa Renda inferior a USD 500 Alta percentagem da população voltada para a agricultura de subsistência Forte dependência em relação à ajuda estrangeira Concentração na África subsahariana

Países inviáveis Sem atrativos para investimentos e operações.

Niível de saturação do produto Refere-se ao percentual de compradores potenciais

Modelo do Ciclo de Comércio do Produto Ciclo de vida do produto (CVP)= introdução → crescimento→maduridade Ciclo do Comércio Internacional: Países de alta renda: exportadores (introdução) Países de renda média: exportadores (crescimento) Países de baixa renda: exportadores (maturidade)

Estratégia da cascada x estratégia do chuveiro