QUÍMICA I – 10 SEMESTRE 2011 AULA 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A evolução dos modelos atômicos até Thomson
Advertisements

ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions.
Leis Ponderais Metafísica Aristotélica e a Alquimia Fogo Ar Água Terra
Evolução dos modelos atômicos
E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo
Escola estadual braz sinigáglia
O que é Átomo?.
Teoria atômica da matéria
Modelos atômicos Prof.: Nilsonmar/Erasmo.
Método Científico das Ciências da Natureza
O que são átomos? De que são feitos?
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Modelos atômicos do começo aos nossos dias.
COLÉGIO INEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz
Química MODELOS ATÔMICOS Prof. Franco.
Introdução à Química.
MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro.
Modelos Atômicos.
Evolução dos Modelos Atômicos
Átomo e Modelos Atômicos
?
MODELO ATÔMICO.
Átomo e Modelos Atômicos
Cursinho Pré-vestibular Química Geral e Orgânica
Evolução dos modelos atômicos
O que é um modelo atômico ?
A CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Evolução dos Modelos Atômicos
Aulas 1 e 2 – modelos atômicos
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Evolução dos Modelos Atômicos
Ciências da Natureza Enem 2012
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
SISTEMAS.
MODELOS ATÔMICOS.
O que são átomos? De que são feitos?
Modelos Atômicos.
Química.
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
Constituição da Matéria
Química MODELOS ATÔMICOS.
ATOMÍSTICA.
Modelos Atômicos.
QUÍMICA Modelos Atômicos.
Postulados de Dalton: Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas e indivisíveis, os átomos. 2- O número de átomos diferentes que.
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
Prof: Hugo Cesário.
Rafael Gonçalves de Mattos Ronan Marins R. Pires
O que é um modelo atômico ?
A Natureza da Eletricidade
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
Química – frente 1A Aula 01.
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
QUÍMICA Prof.MHsp2... Estrutura Atômica.
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNCIA
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Modelos atômicos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
MODELOS ATÔMICOS.
Estrutura Atômica Plínio Tavares Barbosa Apodi - RN.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
INTRODUÇÃO À ATOMÍSTICA: Modelos atômicos, número atômico (z) e número de massa (A) 2012 COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS.
MODELOS ATÔMICOS Química. Leucipo e Demócrito (400 a.C) Leucipo e Demócrito (400 a.C) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os.
Os Gregos 450 a. C. Leucipo e Demócrito Matéria era formada por uma unidade indivisível: o Átomo.
Transcrição da apresentação:

QUÍMICA I – 10 SEMESTRE 2011 AULA 5 Profa. Dra. Luciana Farias 1

Aula anterior: Matéria, espécies e microestrutura da matéria. Matéria e mudança de estado. Gases, líquidos e sólidos. Energia, calor e temperatura. Diagrama de fase.

Resumo das espécies de matéria: Substância Pura - Composição determinada. Não podem ser separadas por meios físicos. Temperatura constante durante a mudança de estado. Mistura - Composição variável. Podem ser separadas por meios físicos. Temperatura variável durante a mudança de estado. Mistura Heterogênea Constituídos de 2 ou mais componentes. Duas ou mais fases. Elementos Substâncias puras mais simples. Não podem decompostos. Compostos Constituídos de 2 ou mais elementos. Não podem decompostos por meios químicos. Mistura Homogênea (soluções) Constituída de dois ou mais componentes. Fase única.

Tópicos da aula: Idéias e Modelos atômicos: de Demócrito até a atualidade (Rutherford) . O átomo: estrutura, símbolo, fórmulas e equações.

ELEMENTOS E ÁTOMOS

QUAL ERA A IDÉIA DOS GREGOS SOBRE OS ÁTOMOS? Alguns filósofos da Grécia Antiga já admitiam que toda e qualquer matéria seria formadas por minúsculas partículas indivisíveis, que foram denominadas átomos (a palavra átomo, em grego, significa indivisível).

Demócreto de Abdera OS 4 ELEMENTOS Aristótoles ATOMISMO (400 aC) Demócreto de Abdera OS 4 ELEMENTOS TERRA ÁGUA AR FOGO Aristótoles

(Sobre a Natureza das coisas) 60 aC De rerum natura (Sobre a Natureza das coisas) 60 aC é um poema didático, dentro do género dos periphyseos cultivado por alguns pré-socráticos gregos, escrito no século I a.C. por Tito Lucrécio Caro; dividido em seis livros, proclama a realidade do homem num universo sem deuses e tenta libertá-lo do seu temor à morte. Expõe a física atomista de Demócrito e a filosofia moral de Epicuro.

TEORIA DA BOLHAR DE BILHAR (1808) Todos os materiais da natureza são formados por partículas extremamente pequenas, denominadas átomos. Os átomos são indivisíveis. Há um número relativamente pequeno de diferentes átomos na natureza. Agrupando átomos iguais ou diferentes, em diferentes quantidades, formamos todos os materiais presentes na natureza.

TEORIA DA BOLHAR DE BILHAR (1808)

ANOTAÇÕES DE DALTON

Consideremos um tubo de vidro contendo gás no seu interior e munido de dois eletrodos. Quando o tubo contém gás sob pressão normal, verifica-se que não há descarga elétrica no seu interior, mesmo quando a diferença de potencial é da ordem de 10.000 V. Rarefazendo-se o gás, por meio de bombas de vácuo, até atingir a pressão da ordem de 10 mmHg, aparece um fluxo luminoso partindo do cátodo (pólo negativo) e dirigindo-se ao ânodo (pólo positivo).

Continuando a rarefação até a pressão seja da ordem de 10 -2 mmHg, desaparecerá o feixe luminoso, permanecendo apenas uma mancha luminosa esverdeada na parede do tubo oposta ao cátodo. Os tubos especiais para se conseguir vácuo quase perfeito são chamados de Ampolas de Crookes. Como o raio parte do cátodo, ele é chamado de Raio Catódico.

Veja algumas das "ações" dos raios catódicos ( elétrons ) no nosso dia-a-dia: Televisão: O tubo de imagem dos televisores é uma ampola de Crookes ( alto vácuo ) com certas adaptações. Os raios catódicos incidem na superfície interna do vidro, que é revestida com tinta fluorescente. Durante a descarga, a tela fica iluminada. Lâmpada Fluorescente: Lâmpada fluorescente contém vapor de mercúrio(Hg) como gás residual. A parede interna do vidro da lâmpada é revestida de tinta fluorescente. Pela descarga no interior da lâmpada, o vapor de mercúrio (Hg) , a essa pressão emite luz ultravioleta ( invisível ), a qual excita a tinta fluorescente, que emite luz visível característica dessa lâmpada.

Elétron - e- OBSERVAÇÕES FEITAS POR THOMSON: Os raios catódicos se propagam em linha reta. Os raios catódicos ao baterem na "ventoinha", fazem-na girar. Essas partículas, portanto, possuem massa e, conseqüentemente são matéria. O feixe de raios catódicos é atraído por  um campo elétrico positivo. Portanto, os raios catódicos possuem carga negativa. Descobriu também que as partículas carregadas eram sempre as mesmas, independentemente do metal usado para o catodo. Ele concluiu que eram partículas constitutivas de todos os átomos. Elétron - e-

O valor e/m (carga/massa) encontrado por Thomson foi e/m = 1,7 O valor e/m (carga/massa) encontrado por Thomson foi e/m = 1,7 . 1011 C/kg. O valor aceito atualmente é e/m = 1,758897 . 1011 C/kg.

TEORIA DO PUDIM DE AMEIXAS