Prof. Frederico Cavalcanti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

Sistemas econômicos e sociais
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Capitalismo O capitalismo se consolidou como sistema político- econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França.
Capitalismo / Socialismo
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
SOCIALISMO CIENTÍFICO
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Economia e Mercado 3ª AULA.
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
Prof. Everton da Silva Correa
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
Capitalismo e Socialismo
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013 Aula 01 Parte 02 Evolução do sistema econômico Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia.
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
REVOLUÇÃO RUSSA
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Aula Semi - Fortunato.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
NgB2LrEqKXc NgB2LrEqKXc vídeos socialismo e capitalismo.
Noções gerais de Economia
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
SOCIALISMO.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
Avaliação de Geografia
Aula de Sociologia – Karl Marx
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Globalização e avanço tecnológico
Sistema Econômico / Organização Econômica
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Economia e Análise de Mercado
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
PRINCIPAIS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS
A Evolução do Capitalismo
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Capitalismo x Socialismo
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

Prof. Frederico Cavalcanti Economia I Aula 3 Prof. Frederico Cavalcanti

Questões Econômicas Fundamentais O que produzir? Define os bens e serviços a serem produzidos Como produzir? Define as utilização dos recursos produtivos Para quem produzir? Define quem se beneficiará da produção

Sistema econômico Conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma Sociedade Troster, 2002

As trocas O funcionamento de todo Sistema Econômico é realizado por meio das trocas. MERCADORIA MOEDA MERCADORIA Possibilitam: Divisão do Trabalho Especialização Utilização de maquinaria

Sistemas econômicos Capitalista Socialista Misto

Sistema Capitalista O sistema capitalista remonta sua origem da baixa idade média (século XI ao XV), período marcado pela hegemonia do sistema de trocas em relação ao sistema de subsistência, típico do feudalismo. Nesse sistema, buscou-se a inserção de mercadorias no meio social, que são bens de troca e não necessariamente bens de uso imediato, possibilitando assim acúmulo de mercadorias e maior dinâmica e abrangência no comércio. Os produtos se transformam em mercadorias quando são postos à venda e consumidos

Sistema capitalista Características Visa ao lucro. Propriedade privada dos meios de produção. Livre iniciativa e livre concorrência. Liberdade ideológica. Mobilidade social. Jogo de mercado (procura e oferta).

Sistema capitalista - Fases Fase I Capitalismo Comercial Mercantilismo Metalismo Desenvolvimento de um mercado mundial Fase II Capitalismo Industrial Introdução de máquinas na produção Maior especialização da produção Produção em série Ampliação do mercado consumidor Fase III Capitalismo Financeiro Desenvolvimento da tecnologia Formação de grandes conglomerados Maior dependência dos países pobres Globalização e política neoliberal Formação dos blocos econômicos

Sistema socialista No século XIX, as ideias de cunho socialista ganharam impulso com as análises de dois grandes pensadores, Karl Marx e Friedrick Engels O socialismo só foi implantado como sistema na prática, no ano de 1917, com a Revolução Russa (bolcheviques). A União Soviética tinha como símbolo em sua bandeira a foice e o martelo, que simbolizavam os trabalhadores, a foice caracterizava os trabalhadores do campo, enquanto o martelo simbolizava os trabalhadores da cidade. A ligação na mesma bandeira determinava a importância dos dois setores no desenvolvimento do país. Esse sistema abrangia 30% do território do mundo e cerca de 35% da população. Busca da igualdade social e dos interesses coletivos. Concretamente, iniciou-se no século XX, primeiramente na União Soviética, posteriormente, fixou-se no leste europeu, China, Cuba, Coréia do Norte foram países de grande importância, embora muitas vezes trilhando caminhos diferentes.

Sistema socialista Características Economia planificada (toda estrutura é baseada em planos – burocrático). Propriedade coletiva dos bens de produção e terras. Monopartidarismo (partido único, o partido comunista) Pleno emprego. Não havia índices de desemprego nesses países. Visa ao bem comum, o bem coletivo. Não existe divisão do trabalho (apenas classe trabalhadora).

SISTEMA SOCIALISTA DECADÊNCIA Estagnação científica e tecnológica. Endividamento do estado (arcava sozinho com os custos). Corrupção. Falta de liberdade política.

COMUNISMO CARACTERÍSTICAS Remuneração segundo as necessidades. Desmilitarização. Desburocratização. Eliminação do estado (governo coletivo). Propriedade socializada. Inexistência de classes.

Sistema misto Não existe os sistemas puros Os países adotam o sistema misto como uma evolução dos sistemas socialistas e capitalistas O Estado atua como ator principal quando o mercado não é eficiente em termos sociais ou por estratégia

Critérios Diferenciadores Economia de Comando Central SISTEMAS ECONÔMICOS Critérios Diferenciadores Economia de Mercado Sistemas Mistos Economia de Comando Central Liberdade Econômica Ausência de Restrições à Liberdade Econômica Restrições seletivas. Introdução ao conceito de liberdades sociais Amplas restrições às variadas formas de liberdade, de ocupação, de empreendimento, de dispêndio e de acumulação Propriedade dos Meios de Produção Privada: individual ou societária Coexistência de formas Coletiva. Socializada Sistema de Incentivos Busca da Maximização da satisfação individual Submissão do interesse pessoal-privado ao interesse social Busca do bem comum: o solidarismo e a cooperação em substituição a competição Coordenação e Alocação de Recursos Atribuída a livre manifestação das forças de mercado Atribuída à conjugação de forças do mercado com o planejamento público indicativo, não impositivo Atribuída a ordens minuciosas emanadas de centrais de planificação Lócus do Processo Decisório Os mercados Os mercados sob o poder regulatório da autoridade pública As centrais de planificação, como última instância de organização burocrática

Questões econômicas e os sistemas econômicos Capitalista Socialista Misto O que Produzir? Visa o lucro Necessidades básicas Atende ambas, depende das estratégias Como Produzir? Utiliza de forma predatória dos recursos produtivos O Estado define os limites de utilização dos recurso produtivos Para quem Produzir? O preço define que usufruirá dos bens e serviços produzidos Todos que necessitem dos bens e serviços produzidos O mercado atenderá a todos que possam pagar e o Estado suprirá de bens e serviços que atendam as necessidades básicas

exercícios Explique como os sistemas econômicos respondem as questões econômicas fundamentais Diferencie os sistemas capitalistas, socialistas e mistos Quais as etapas de evolução do sistema capitalista? Por que surgiu o sistema socialista? Por que o sistema entrou em colapso?.