Filosofia da Linguagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Educar -.
Advertisements

SÓCIO-INTERACIONISMO
Criando um depósito Após o recebimento de sua funcionalidade o Encarregado do Depósito deverá iniciar o cadastro dos seus depósitos; O referido cadastro.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Algoritmos e Programação
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
- EDUCAR -.
FRANZ BRENTANO: INTENCIONALIDADE
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
O valor de uma cédula de 100 reais
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
- Educar -.
Educar.
- Educar -.
- EDUCAR -.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Aula 8 Cultura Organizacional: A Cultura e a história do empresário brasileiro Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Questões introdutórias
- Educar -.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS II A LINGUAGEM DA ALMA. Numa determinada manhã luminosa, na paróquia da Mãe da Divina Providência, bairro de Val-de-Cães, um.
- As asas do espírito -.
Namoro Santo: uma Caminhada em
Capítulo 22 Obedecer as potestades, sim! Mas a Deus em primeiro lugar
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Para conversar com Deus é preciso antes de tudo aprender a estar em silêncio. Muitos se queixam que não conseguem ouvir a voz de Deus e, portanto, não.
A FENOMENOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
- Educar -.
Introdução à Filosofia
ROTEIRO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE CIVIL 1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA ILICITUDE Os deveres jurídicos originários Os deveres jurídicos sucessivos.
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
– Educar – Rubens Alves.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Desenvolvimento Emocional Primitivo (1945)
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
QUEM É MANUEL ANTÓNIO PINA? Clicando Manuel António Pina em criança.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
LINGUAGEM.
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Introdução à modelagem orientada a objetos
“Criatividade sob vários pontos de vista”
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Filosofia moderna.
“Escrever é traduzir. Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa própria língua. Transportamos o que vemos e o que sentimos para um código convencional.
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Textos e citações do Rubem Alves
A Liderança transformacional
Ideologia ““““Os Homens fazem a sua própria história, mas não a fazem à partir de circunstâncias escolhidas por eles, mas em circunstâncias que eles.
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
KARL JASPERS
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
A pré história da linguagem escrita
Aula 5 – 26/mar/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, cap. 2.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Transcrição da apresentação:

Filosofia da Linguagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COLÉGIO DE APLICAÇÃO – COLUNI Prof. DANIEL DA SILVA SOUZA Filosofia da Linguagem A linguagem fornece a senha de entrada no mundo humano. Gusdorf

pALaVrAS apEnaS... “No início do vigésimo mês”, diz D.R. Major, “a criança desenvolveu a mania de dar nomes às coisas, como se quisesse contar aos outros os seus nomes ou nos chamar a atenção para as coisas que está examinando. Olha e aponta para um objeto, ou toca-o com a mão, diz –lhe o nome olhando para os companheiros”. Tal atitude não seria compreensível não fora o fato de que o nome , no desenvolvimento mental da criança, exerce função de primeiríssima importância. [...] Aprendendo a nomear as coisas, a criança não acrescenta simplesmente uma lista de sinais artificiais ao seu conhecimento anterior de objetos empíricos já prontos. Apreende, antes, a formar os conceitos destes objetos, a entrar em acordo com o mundo objetivo. Daí por diante, pisa terreno mais firme. Suas percepções vagas, incertas, flutuantes, e seus sentimentos confusos principiam a assumir nova forma. CASSIRER, Ernest. Antropologia filosófica, p. 209-210

Estrutura lógica do fragmento Todo ato de nomear é ato de apreender intelectualmente o objeto. Todo conhecimento é [conseqüência] do ato de nomear. Todo conhecimento é ato de apreensão intelectual do objeto*. Silogismo válido de modo da figura BAR/BA/RA M t T * capacidade de conceituar, extrair a forma que está na matéria (ser sinolo)

No momento em que damos nome a qualquer objeto, nós o individuamos, o diferenciamos do resto que o cerca. Interação Sujeito x realidade Capacidade de conceituar Abstração essencial: Dizer o que é o mundo: o mundo é o que podemos conhecer

Estruturação da Linguagem Toda linguagem é um sistema de signos ; Segundo Charles Pierce o signo é uma coisa que está no lugar de outra = representação a palavra está aqui no lugar do animal << a imagem está aqui no lugar da ave hipopótamo

Interação dos agentes linguistícos

O que é filosofia da linguagem

O bem é desejável. Tudo o que é bom é desejável. Iniciou-se na primeira metade do séc. XX Frege – Bertrand Russell - Wittgenstein Numa acepção mais ampla, a filosofia da linguagem ocupa-se da investigação e pesquisa metodológica sobre a linguagem. Linguagem ordinária O bem é desejável. Linguagem ideal Tudo o que é bom é desejável. Para todo x, se x é bom, x é desejável.

Problema de Estilpão Sócrates é calvo. - o “é” introduz o predicado O Everest é o Chomolungma. - o “é” serve como identificador A = A Problema de Estilpão Não podemos predicar nada para além da identidade de uma coisa consigo mesma, porque uma vez que predicamos o que não é idêntico ao sujeito, dizemos que uma coisa não é ela mesma, o que é absurdo. Sócrates é Sócrates. Sócrates é bom.

Ludwing Wittgenstein Nasceu em Viena no ano de 1889. Formou em Engenharia e Matemática na Universidade de Cambrige. Publicou o Tractatus no ano de 1921. Após a publicação trabalho como professor no ensino fundamental e em seguida como jardineiro de um convento.

Ludwing Wittgenstein Tractatus logicus-philosophicos conceito de teoria pictorial partículas Sócrates. fatos atômicos Sócrates é homem. fatos moleculares Sócrates é homem e ateniense.