Introdução à Direção de Arte Audiovisual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Advertisements

Orientação Técnica do Projeto Cultura é Currículo
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
Festival Anima Mundi Anima mundi (latim) – “alma do mundo”
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Traduções na/da tela.
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Teorias de Sistemas de Informação
Narratividade no cinema
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
ARTES CÊNICAS.
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ CÔMPUTO E VALORAÇÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS.
Concordância verbal.
TEATRO DRAMÁTICO.
1 QUEM FAZ. 2 Um grande número de profissionais se encontra envolvido com este serviço: Responsável pela área de Lazer e/ou Cultura no DR Coordenador.
LINGUAGEM CÊNICA.
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Arte Déco.
Seminário Gêneros Televisivos
ARQUITETURA E URBANISMo
Artes Gráficas.
GRAFISMO INDÍGENA.
“Ensaio sobre o muro” UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Ciberinfante criativo
Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti
Produção de Audiovisual
Uma arte voltada para as mudanças sociais?
Comunicação Publicitária e Criatividade
O que é o Faap Moda? Procura incentivar os alunos de moda a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em aula Apresentar à mídia, os novos talentos de.
Pastoral da Comunicação
Cap. 13. Linguagem do cinema
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Introdução aos estudos da História
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
Como fazer a leitura de obra de arte?
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.
A forma de imortalizar a inteligência humana
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Top 5 dos filmes mais premiados nos óscares de todos os tempos
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
A construção de uma narrativa visual.
CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Funções de várias variáveis
Prof. Edinaldo Ribeiro.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Cinema História do Cinema.
Introdução ao Design Gráfico
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
CINEMA VAI À ESCOLA 3 CAIXA – 1ª ENTREGA DOCUMENTÁRIOS.
OS ENSAIOS  .
FIGURINO CENÁRIO tv e cinema
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS   Prof.: Moreno De Franceschi.
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FTEC CURSO: PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: CRIAÇÃO E DESIGN DE PERSONAGENS Prof.: Moreno De Franceschi e Lima
Dialogismo Teorizado pelo russo Mikhail Bakhtin, o dialogismo surgiu a partir de reflexões sobre a linguagem, as quais marcaram diferentes áreas do conhecimento.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
Planejamento e Edição Audiovisual
ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO CÊNICA
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Direção de Arte Audiovisual Cenografia Figurino Maquiagem

O que faz um diretor de arte? Participa do processo de criação e concepção visual do projeto; Coordena as equipes de Cenografia, Figurino e Maquiagem; Define paleta de cores, referências, materias, texturas; Concebe com o diretor e o diretor de fotografia a “estética” do filme.

Equipe de Cenografia Cenógrafo: Responsável pela planta baixa do cenário criado pelo Diretor de Arte, acompanhando diretamente sua execução final pelo cenotécnico; Cenotécnico: aquele que, com seus auxiliares, constrói o cenário conforme especificações do cenógrafo. Habilidades em serralheria, marcenaria, pintura, tapeçaria e etc. são necessárias; Produtor de Objetos (de Arte): Providencia os objetos de cena, móveis e demais elementos necessários, colocando-os sob a guarda do contra-regra. Contra-regra: mantém sob sua guarda, todos objetos de cena, ajuda a decorar o set.

Equipe de Figurino Figurinista: Concebe, organiza e produz os figurinos. Organiza, juntamente com suas assistentes o cronograma de uso para que todos para que o elenco os tenham a disposição segundo a necessidade das filmagens. Assistente de Figurino: Assessora a figurinista no que for necessário. Ajuda na concepção e produção dos figurinos, auxilia na organização e a vestir o elenco; Camareiras: responsáveis pela manutenção dos figurinos, devem auxiliar a figurinista deixando as peças prontas para serem usadas pelos atores; Costureiras: são incorporadas à equipe se os figurinos tiverem que ser confeccionados ou necessitarem de alguns reparos; Aderecista: responsável pela confecção dos adereços quando o projeto demandar.

Cenário É o espaço cênico, onde se desenrola a ação. A construção do espaço cênico na linguagem cinematográfica deve contribuir à narrativa, não é um projeto independente do resto da obra. Os recursos visuais da construção cenográfica e a concepção dos cenários são registrados pela câmera, pela direção de fotografia. Nem sempre o que se vê a olho nu é o que está sendo registrado. Cenografia em: - Locação - cenários reais; - Estúdio - cenários construídos. Importância dos objetos de cena.        

Georges Méliès, a influência da cenografia teatral no cinema.

Construção da “realidade”. Os Pássaros. Alfred Hitchcock. 1963. Filmagem em Estúdio. Construção da “realidade”.

Neo-Realismo Italiano. Saída às ruas em busca do real. Ladrões de Bicicleta. Vittorio De Sica. 1948 Roma Cidade Aberta. Roberto Rosselini. 1945 Filmagem em Locação. Neo-Realismo Italiano. Saída às ruas em busca do real.

Caminho das Índias. TV Globo. 2009. Favela Cenográfica. Novela Duas Caras TV. Globo. 2008. Caminho das Índias. TV Globo. 2009. Cenogafia das Novelas e Publicitária: Busca do Confortável

Telejornalismo: Cenografia fria e sóbria. Jornal da Globo. Jornal Nacional. Jornal da Record

Figurino É a vestimenta usada pelos atores, modelos e apresentadores. “É uma forma de se comunicar”, Emília Duncan É a vestimenta usada pelos atores, modelos e apresentadores. A importância das relações entre figurinista e atores na composição das personagens. Conceituação e concepção de projetos de figurino dentro da Direção de Arte. Tipos de Figurino: naturalista, de época, estilizado. Obs: O conhecimentos técnico é necessário.

Figurinos de Época Desejo e Reparação (Atonement), Joe Wrigh, fig. Jacqueline Durran. 2007 Elizabeth: A Era de Ouro, Shekar Khapur Fig. Alexandra Byrne, 2007 Piaf: Um hino ao amor (La vie en Rose), Olivier Dahan, Fig. Marit Allen, 2008 Sweeney Todd, Tim Burton, Fig. Collen Atwood, 2007 Accross the Universe, Julie Taymor fig. Albert Wolsky, 2007

Cirque de Soleil. Alegria. Hoje é dia de Maria. Luiz Fernando Carvalho 2006. Grande Famíia. Pecado Mora ao Lado. Billy Wider. 1955. Figurinos Estilizados e naturalistas

Maquiagem Maquiagem naturalista. Maquiagem de efeito (envelhecimento, rejuvenescimento, feridas, sangue…). Maquiagem com a Computação Gráfica.

O Curioso caso de Benjamin Button. David Fincher. 2008. Cidade de Deus. Fernando Meireles. 2003. Hoje é dia de Maria. Luiz Fernando Carvalho 2006.

Direção de Arte e Efeitos Visuais Sin City. Frank Miller, Robert Rodriguez, Quentin Tarantino. 2005.

Direção Stanley Kubrick Laranja Mecânica. 1971. Desenho de Produção: John Barry Direção de Arte: Russell Hagg e Peter Shields 2001: Uma odisséia no espaço. 1968. Desenho de Produção: Ernest Archer, Harry Lange e Anthony Masters Direção de Arte: John Hoesli Direção Stanley Kubrick