DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditorias governamentais do TCE-RJ em gestão municipal de resíduos sólidos no âmbito do Tema de Maior Significância 2012 Julho/2012 TMS Resíduos Sólidos.
Advertisements

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Módulo Iniciante.
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Contribuição da Tecnologia da Informação
Como adquirir seu Certificado
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
A auditoria cívica hoje
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Planejamento e Execução da Auditoria
Momento histórico Se o controle econômico-financeiro não tivesse falhado, se as auditorias dos Bancos Centrais fossem mais competentes e criativas, quanto.
Prestação de Contas.
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
Encontro para fechamento do planejamento 2009 Carlos Dantas.
Projeto de Informatização do SNA
Resultados Alcançados em 2004 Paulo Sérgio Nunes Diretor DENASUS Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS.
SISAUD/SUS.
Coordenação de Sistemas de InformaçõesCOSIN Encontro de Integração do SNA Carlos Dantas.
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
POP Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Sistema de Cartão de Pagamento
Manual Protheus 11.
Reunião de Abertura Auditoria Anual de Contas do
Como solicitar a certificação
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Estoque - Gestão, análise e monitoramento. Reduza seus custos!
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Auditoria no Programa de Assistência aos Portadores de Glaucoma GNACS 2007.
Logística em Saúde Outubro 2014.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde PROGRAMAÇÃO ASCENDENTE.
Secretaria Municipal de Educação
Auditoria nas unidades de Terapia Renal Substitutiva – TRS
Avaliação de Desempenho Individual Coordenadoria de Planejamento de Saúde Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde Maio / 2006.
Medical Systems Soluções / Processos / Indicadores Março/2011.
Financeiro – Lançamentos IdentificaçãoFIN_016 Data Revisão09/10/2013.
Resumo do dia.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Certificação e Auditoria
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USÁRIOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
2ª Oficina de Ressarcimento e Integração com o SUS:
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Sistema de controle de Sindicato
Relatório de Comercialização
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Tópicos Relacionados  Cenário Atual Administração Alunos Professores  Objetivo da Solução Organização na Administração Facilidade de disponibilidade.
Sistema Integrado de Gestão
(SISTEMA INFORMATIVO DE CONVÊNIOS)
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/15. INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO  P.A. – ADULTO & PEDIATRIA  INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO 
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Eduardo Ramos de Santana AUDITORIA FISCAL AUDITORIA DAS CONTAS DE RESULTADO.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
1 Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Ministério da Educação Passo a passo para utilização da transação >ALTDOC Procedimentos.
Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e.
Transcrição da apresentação:

DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria SISAUD/SUS Questões relevantes DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria

O que há de novo? Porta de entrada – DEMANDA Relatório Modular Elaboração da Planilha de Glosas e Qualificação de Responsáveis

Por que um Relatório Modular? - Objetividade. - Agilidade (inexistência de duplicidade de registros) - Foco nas constatações. - Coerência entre constatação, evidência e recomendação, que permitam respaldar a tomada de decisão.

Conteúdo do Relatório - Relatório Preliminar . dados básicos . identificação dos responsáveis . introdução . metodologia . fatos denunciados (texto importado da denúncia) cadastrados pela equipe na fase analítica . constatações . constatação . evidência . notificação (texto padrão) . proposição de ressarcimento . qualificação de responsáveis

Conteúdo do Relatório - Relatório Final . dados básicos . identificação dos responsáveis . introdução . metodologia . fatos denunciados (texto importado da denúncia) cadastrados pela equipe na fase analítica

Conteúdo do Relatório - Relatório Final (cont) . constatações . constatação . evidência . defesa . análise da defesa . recomendação . destinatário da recomendação . notificação . conclusão . proposição de ressarcimento . qualificação de responsáveis

Problemas encontrados na Introdução Introdução contendo informações desnecessárias: . Nº da auditoria . Nº da tarefa . Nº do SIPAR O que deve conter na Introdução: - Instituição alvo da auditoria - Natureza (quando prestador) - Demandante, identificando: . PA – se MPF . IPL – se PF . TC – se TCU - Detalhamento da finalidade

Orientações para conteúdo da Metodologia O que deve conter na Metodologia: - Ação analítica para planejamento - Percentual de amostragem analisada - Tipos de documentos analisados - Sistemas de informação consultados - Origem/fonte dos recursos financeiros verificados - Estruturas físicas visitadas - Outras instituições visitadas - Visitas domiciliares - Aplicação de questionários - Circularização - Outras que a equipe considerar relevante

Problemas encontrados nas Constatações Constatações registradas como evidências. Evidências registradas como constatações . Responsável (PF) identificado com CNPJ. Destinatário da recomendação (instituição) identificado como PF.

Exemplo de Constatação e Evidência Computador destinado ao Projeto de Inclusão Digital do Controle Social, adquirido pelo Ministério da Saúde e entregue à Secretaria Municipal de Saúde não foi disponibilizado ao Conselho Municipal de Saúde. Evidência: Verificou-se que o computador encontra-se instalado na sala nº 204 da SMS, em endereço diferente de onde funciona o Conselho Municipal de Saúde, sendo utilizado para atividades administrativas, contrariando as cláusulas do Termo de Doação, assinado pelo gestor com o MS.

Exemplo de Constatação e Evidência Compra fictícia de medicamentos. Evidência: Análise da nota de empenho nº 171, nota fiscal nº 172 da empresa XYZ, e do extrato bancário da conta corrente específica da Assistência Farmacêutica nº 23.567-9 do Banco do Brasil permitiu identificar a suposta aquisição de medicamentos. Entretanto, verificação no CAF – central da Secretaria Municipal de Saúde, comprovou a inexistência de registros sobre o recebimento, distribuição e dispensação dos medicamentos.

Exemplo de Constatação e Evidência Compra fictícia de medicamentos ( continuação) Evidência: Realizadas entrevistas com quarenta e cinco usuários, todos negaram o recebimento dos medicamentos informados pela SMS como adquiridos. Acrescentaram que não conseguem os medicamentos há mais ou menos seis meses.

Exemplo de Constatação e Evidência Procedimento xx.yyyyy (hemoterapia) cobrado, pago e não realizado. Evidência: A análise do prontuário do paciente evidenciou a inexistência de registros que permitam confirmar a realização do procedimento de hemoterapia cobrado na AIH nº 12345678-9, cujo pagamento foi comprovado através do relatório das AIH´s pagas da competência jan/2008.

Dúvidas Demandante e interessado O cidadão oferece denuncia ao MP. MP encaminha ao GM solicitando ação de controle. O GM encaminha ao DENASUS para providências e solicita resposta. Demandante – MP Interessado – MP e GM Origem – Cidadão O cidadão oferece denuncia ao MP. MP encaminha ao GM solicitando ação de controle. O GM encaminha ao DENASUS para providências Interessado - MP Realmente todos são interessados

Dúvidas Como identificar glosas de diferença entre a tabela SUS e o valor pago a maior? Onde colocar o relatório analítico? Como visualizar a agenda do servidor com a praticidade que tínhamos no SISAUD antigo? Qual o critério para estabelecer prazo para execução da demanda? Por que o expediente solicita novamente que se registre o interessado? Qual a finalidade do campo “Observação” no cadastro do expediente?

Questionamentos Tempo de salvamento após o registro das Evidencias, Constatações e Recomendações. Lentidão – sistema cai muito no meio da Tarefa. Demora na retirada de dúvidas. Inadequado para Auditoria de Gestão. Na execução das fases o sistema manda selecionar novamente os problemas encontrados, já relacionados no relatório ocorrendo duplicidade de informações. Equipe não visualiza relatório como um todo, nem imprime.

Questionamentos Quando poderemos ver os relatórios gerenciais? Tem algum canal para incluir novos campos nas Constatações? Limitação de caracteres para registro das Evidências. Relatórios – Agenda Geral e Situação atual não estão funcionando. São fundamentais para o planejamento e programação das atividades. No Planejamento o campo auditado deveria ser o primeiro a ser preenchido senão o problema do SISAUD velho continua. O campo demanda tem um número que deveria importar todos os dados já cadastrados automaticamente.

Questionamentos Por que em um determinado relatório a primeira constatação começa com o número 149? Quando do lançamento da Atividade deveria haver uma opção de importar dados do Planejamento.