Escolas Promotoras de Saúde Oficina de Alimentação do Escolar Ministério da Saúde Brasília, 2005 www.universidadesaudavel.com.br Simone Tetu Moysés, PhD
Saude, compolrtamentos, auto-estima e habilidades para a vida Praticas higienistas –mpouco ipacto
Escola Promotora de Saúde “ Uma escola que constantemente fortalece sua capacidade como um espaço saudável para viver, aprender e trabalhar”. OMS, 1998 Um modelo para a promoção de saúde em escolas, conhecido como “escolas Promotoras de Saúde”, emergiu internacionalmente à partir da década de 80, sob a orientação da Organização Mundial de Saúde. Uma EPS tem sido definida como Uma escola....Este conceito de EPS traz consigo uma visão integralizadora e multidisciplinar que considera a pessoa no contexto de sua vida cotidiana, na família, na comunidade e na sociedade. Intervenções desta natureza em escolas têm sido reconhecidas mundialmente por seu potencial em reduzir desigualdades sociais, contribuindo assim para a saúde e desenvolvimento de populações.
relação com a comunidade Escola Promotora de Saúde dimensões ambiente físico controle de acidentes, projetos ambientais, condições físicas políticas de saúde alimentação, tabagismo, álcool, drogas, segurança, informação curriculo tópicos de saúde, treinamento de professores, abordagem educacional ambiente social violência, relações, abandono, reprovação relação com a comunidade envolvimento dos pais, projetos coletivos, serviços de saúde Tones (1996); WHO (1996); and WHO/Pacific (1996).
Evidências de efetividade Impacto sobre saúde, auto-estima, comportamentos, habilidades para a vida
Contexto da América Latina OPAS – iniciativa EPS 1995 Educação para Saúde habilidades para a vida Ambiente saudável dimensões físicas e psicossociais Serviços de saúde integralidade/resolutividade
Contexto do Brasil Experiências de Redes de Escolas Promotoras de Saúde (Exemplos-Tocantins, Curitiba) Combate às desigualdades sociais
Contexto do Brasil Política Nacional de Promoção de Saúde Metas de Desenvolvimento do Milênio Estratégia Global de Alimentação Saudável e Atividade Física Escola como um ambiente saudável, promotor de saúde
Alimentação saudável na escola Alimentação e nutrição pode servir efetivamente abordagens iniciais para o estabelecimento de uma Escola Promotora de Saúde, envolvendo toda a comunidade escolar. Shi-Chang e col, 2005
Desafios para alimentação saudável na escola Disponibilidade de alimentos (saudáveis) Capacitação /informações alimentares
Desafios para alimentação saudável na escola Preferências por alimentos não saudáveis Mensagens confusas dadas pela escola
Estratégias para promover a alimentação saudável na escola Política de nutrição Currículo apropriado Orientação adequada para alunos Integração entre o serviço de alimentação da escola e educação nutricional Treinamento de funcionários e professores Envolvimento da família e da comunidade
Estratégias para promover a alimentação saudável na escola Políticas públicas que garantam o direito à vida e saúde Cantinas Saudáveis Legislação “tornar as escolhas saudáveis as escolhas mais fáceis”
Estratégias para promover a alimentação saudável Construção de autonomia – educação, informação, participação
Estratégias para promover a alimentação saudável Controle social – Conselhos Municipais de Alimentação Escolar
simone.moyses@pucpr.br