AGRUPAMENTOS SOCIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
Dinâmica e Gênese dos Grupos
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
Regina Célia Baptista Belluzzo
CULTURA POLÍTICA Nome: Cristiane Prates. Professor: Dejalma Cremarese.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Trabalho de Sociologia
COMUNIDADE, CIDADANIA E MINORIAS
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Agrupamentos sociais.
Indivíduos e sociedade:
O Principio de convivência na Sociedade
Principais características da Escola de Relações Humanas
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
GRUPOS SOCIAIS Correção dos exercícios
Revisão para Avaliação I
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Comunicação e Interação
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Conceitos Básicos Interação social Define o fundamento do fato social
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
1º ANO SOCIOLOGIA CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO
A sociologia de Emile Durkheim.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Emile Durkheim e o fato social
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Liderança e Relações Interpessoais
Sociologia – Professor Romildo Tavares
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Os agrupamentos sociais
Sociologia das Organizações
Max Weber e as ações sociais
Sociedade Societária Isolamento/ Impessoalidade/ Complexa Divisão do Trabalho/ Burocracia; A lógica que a estrutura, a da mercadoria, permeia todas as.
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Professor: Karina Oliveira Bezerra
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
COMUNIDADE CIDADANIA E MINORIAS
Valores Sociais 8 diapositivos elaborados por José Portela a partir de texto de G. Rocher (1971) Sociolgia Geral, Ed. Presença.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
Status e papel.
Tema 13 - LIDERANÇA: PODER (Autoridade Formal)
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Max Weber e a educação.
Grupos sociais.
Socialização e integração social
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Somos todos seres sociais
Introdução ao pensamento sociológico
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTOS SOCIAIS

GRUPO SOCIAL José Bleger – um grupo é um conjunto de pessoas que entram em interação entre si, porém, além disso, o grupo é fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida. Jean Paul Satre – enquanto não se estabelece a interação não existe grupo, mas somente uma serialidade, em que cada individuo é equivalente ao outro e todos constituem um número de pessoas equiparáveis e sem distinção entre si. Para a sociologia é toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela interação.

CARACTERISTICAS DOS GRUPOS SOCIAIS Pluralidade de indivíduos Interação social Organização Objetividade e exterioridade Consciência grupal ou sentimento de nós continuidade

TIPOS DE GRUPOS SOCIAIS Grupos Primários – predominam os contatos primários. Grupos Secundários – grupos mais complexos e predominam os contatos secundários. Grupos Intermediários – alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais.

AGREGADOS SOCIAIS É uma reunião de pessoas com fraco sentimento grupal e frouxamente aglomerados. Não é organizado e as pessoas são relativamente anônimos. Multidão – um grupo de pessoas anonimas, com baixa organização, indiferença, que mantém proximidade física mantendo objetivos comuns. Público – é um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos, sendo espontâneo e amorfo, não se baseia no contato físico, ma na comunicação recebida pelos diversos meios de comunicação. Massa – pessoas que de forma mais ou menos passiva recebem opiniões formadas, vinculada pelos meios de comunicação de massa.

MECANISMO DE SUSTENTAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS São forças que mantém os grupos sociais; Liderança – é a ação exercida por um líder, que pode ser institucional que deriva da autoridade de uma pessoa tem em virtude da posição social ou do cargo que ocupa, ou pessoal que se origina das qualidades pessoais do líder Normas e sanções sociais – regras de conduta que orientam e controlam o comportamento das pessoas, indicando o que é permitido e o que é proibido. Toda norma corresponde a uma sanção social que pode ser reprovativa ou aprovativa.

MECANISMO DE SUSTENTAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS Símbolos – é algo cujo valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Os símbolos são convenções. A linguagem é um conjunto de símbolos sendo uma importante forma de expressão simbólica. Valores sociais – as idéias, as opiniões, os objetos não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados

SISTEMA DE STATUS E PAPEIS A posição ocupada pelo indivíduo no grupo social denomina-se status social. O status implica direitos, deveres, prestígios, conforme o valor social conferido a cada posição. O status pode ser atribuído que não é escolhido voluntariamente ou adquirido em função das qualidades pessoais do indivíduo.

O PAPEL SOCIAL É o comportamento que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social. Status e papel são coisas inseparáveis e os distinguimos para fins de estudo.