FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR
SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
VISÃO DE FUTURO REDE DE SIMULAÇÃO
LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ
LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ
VISÃO DE FUTURO PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS ÁREAS OPERACIONAIS - 05 REDE ESTRUTURAL 15 CORREDORES TERMINAIS E ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO
SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
ESTRATÉGIAS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006 PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006 PRIMEIRAS INTERVENÇÕES 5 ANOS
ESTRATÉGIAS O TRANSFOR, trata-se de uma ação governamental da Prefeitura de Fortaleza que compreenderá a execução de diversas obras civis e viárias para a melhoria da eficiência do transporte público coletivo através de sua priorização física no espaço viário.
- 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias; ESTRATÉGIAS Serão construídos: - 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias; - 23 km de restaurações de vias. Total: 82 km de melhoramentos viários.
Também serão construídos: - 30 km de ciclovias; ESTRATÉGIAS Também serão construídos: - 30 km de ciclovias; - ampliação de 4 terminais de integração: - Antônio Bezerra, - Papicu, - Parangaba e, - Siqueira.
PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS ESTRATÉGIAS PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS
Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte Perspectiva
Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Ônibus Articulados
PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR: ESTRATÉGIAS PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR: LPI No. 001/07 – LANÇADO EM 29/AGOSTO/2007 Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Alargamentos e Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Corredor Sen. Fernandes Távora/Expedicionários (2ª etapa de obras) Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras)
Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Características técnicas: Extensão: 17,4 km Ciclovia: 4,8 km Terminais: Antônio Bezerra e Papicu Pontos de Parada: 45 Semáforos CTAFOR: 35 Câmeras CFTV: 3 Transposições em Desnível: Eng° Santana Jr. x Pe. Antônio Tomás (trincheira) Eng° Santana Jr. x Antônio Sales (viaduto) Humberto Monte x Bezerra de Menezes (trincheira) 7 passarelas integradas com pontos de parada
Av. Bezerra de Menezes Situação Atual ESTRATÉGIAS Av. Bezerra de Menezes Situação Atual
Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (Av. Bezerra de Menezes)
Ampliação Terminal Antônio Bezerra ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra
Ampliação Terminal Antônio Bezerra ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra
Ampliação Terminal Papicu ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu
Ampliação Terminal Papicu ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu
Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
(1ª etapa de obras: Lote 2) ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 14 km Ciclovia: 14 km Vias: Sargento Hermínio, Padre Pedro de Alencar, Lauro Vieira Chaves, Humberto Monte/ Rua José Façanha/ Rua Des. Praxedes e Dr. Theberge Viadutos Rodoviários e Ferroviários: Viaduto Rodoviário sobre a Humberto Monte (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a Humberto Monte (METROFOR) Viaduto Rodoviário sobre a José Façanha (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a José Façanha (METROFOR)
ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários
Av. Sargento Hermínio Situação Atual ESTRATÉGIAS Av. Sargento Hermínio Situação Atual
AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) ESTRATÉGIAS AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA
(1ª etapa de obras: Lote 2) ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 23 km Vias: Visc. do Rio Branco, Capitão Gustavo/ Ildefonso Albano, João Cordeiro, Mons. Dantas/ São Paulo, Duque de Caxias, Jovita Feitosa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Luciano Carneiro, Humberto Monte, Costa Barros e Br. do Rio Branco
ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias
AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL ESTRATÉGIAS AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL
Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários ESTRATÉGIAS Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários (2ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 15,6 km Ciclovia: 4,2 km Terminal: Parangaba Pontos de Parada: 48 Semáforos CTAFOR: 45 Câmeras CFTV: 1 Painéis PMV´s: 1 Obras D’Arte: Osório de Paiva x Eduardo Perdigão (trincheira) XV de Novembro x Sen. Carlos Jereissati (viaduto)
R. Germano Frank Situação Atual ESTRATÉGIAS R. Germano Frank Situação Atual
R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) ESTRATÉGIAS R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA
Novo Terminal Parangaba ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba
Novo Terminal Parangaba ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba
Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos ESTRATÉGIAS Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 11,6 km Ciclovia: 6,8 km Terminal: Siqueira Estações intermediárias: 36 Semáforos CTAFOR: 42 Câmeras CFTV: 1
Av. Augusto dos Anjos Situação Atual ESTRATÉGIAS Av. Augusto dos Anjos Situação Atual
AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA) ESTRATÉGIAS AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA)
Ampliação do Terminal Siqueira ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira
Ampliação do Terminal Siqueira ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira
Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte
ESTRATÉGIAS Central de Controle
ESTRATÉGIAS Sistema SCOOT
ESTRATÉGIAS
ESTRATÉGIAS Câmeras CFTV
ESTRATÉGIAS
ESTRATÉGIAS PMV’s
ESTRATÉGIAS
Categorias de investimento ESTRATÉGIAS Categorias de investimento 1. Engenharia e administração: US$3,90mi 2. Custos diretos: US$82,80mi 3. Fortalecimento institucional: US$4,38mi 4. Despesas concorrentes: US$38,45mi 5. Gastos financeiros: US$12,47mi Total: US$ 142,00mi
$ Investimento total Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID ESTRATÉGIAS Investimento total US$142,00mi Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID US$85,20mi (60%) Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF US$56,80mi (40%)
SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA HISTÓRICO... - CF de 1967 RMs na organização territorial GF cria 9 RMs (SP, RJ, SA, BH, FO, CR, RE, PA, BE) - CF de 1988 GF delega competência aos Estados Criadas: Brasil, Campinas, Natal, Londrina, Baixada Santista, Florianópolis, Vitória, Joinvile, Marília, Vale do Aço e Vale do Itajaí. IPEA/IBGE/NESUR (UNICAMP) 49 unidades territoriais (75 milhões de hab. – 60% Pop. Urbana – 47% Pop. Brasil) Objetivo de integrar o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum - LC No. 18/99 Cria a RM de Fortaleza – 13 Municípios
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES - Multiplicidade de Gestores - Questões Centrais captação de recursos política tarifária fixação de itinerários gestão de tarifas integradas - Problemas Latentes itinerários sobrepostos desarticulação de políticas e calendários de reajustes tarifários integração dificultada pela diversidade das normas legais
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES Exemplos Nacionais e Internacionais RM de Curitiba RM de Belo Horizonte RM de Recife RM de Goiânia Nova Iorque Paris Madri
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA Linha Sul (15 estações) João Felipe (subterrânea) Lagoinha (subterrânea) São Benedito (subterrânea) Benfica (subterrânea) Padre Cícero (superfície) Porangabussu (superfície) Couto Fernandes (superfície) Montese (elevada) Parangaba (elevada) Vila Pery (superfície) Manoel Sátiro (superfície) Mondubim (superfície) Conj. Esperança (superfície) Aracapé (superfície) Alto Alegre (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA Linha Oeste (10 estações) Tirol (superfície) Francisco Sá (superfície) Álvaro Weyne (superfície) Floresta (superfície) Padre Andrade (superfície) Antônio Bezerra (superfície) São Miguel (superfície) Parque Albano (superfície) Conj. Ceará (superfície) Jurema (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA RESUMO HISTÓRICO… COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS – METROFOR SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES - SIT/FOR (1992/1995) ESTUDOS DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA – (2002/2004) PROGRAMA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA TRANSFOR ESTUDO DE ACESSIBILIDADE ÀS ESTAÇÕES DO METROFOR – 2005/06 PROTOCOLO DE ENTENDIMENTO – TRANSFOR/METROFOR – 2006 INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO SIT/FOR – 2007 GRUPOS DE TRABALHO (AÇÕES) – PMF/GOVERNO/ATORES
FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR