FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana

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Transcrição da apresentação:

FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR

SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

VISÃO DE FUTURO REDE DE SIMULAÇÃO

LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TC – MANHÃ

LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ VISÃO DE FUTURO LINHAS DE DESEJO TI – MANHÃ

VISÃO DE FUTURO PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS ÁREAS OPERACIONAIS - 05 REDE ESTRUTURAL 15 CORREDORES TERMINAIS E ESTAÇÕES DE INTEGRAÇÃO

SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

ESTRATÉGIAS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006 PLANO DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA PTUF – 20 ANOS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO ASSINADO EM 19/12/2006 PRIMEIRAS INTERVENÇÕES 5 ANOS

ESTRATÉGIAS O TRANSFOR, trata-se de uma ação governamental da Prefeitura de Fortaleza que compreenderá a execução de diversas obras civis e viárias para a melhoria da eficiência do transporte público coletivo através de sua priorização física no espaço viário.

- 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias; ESTRATÉGIAS Serão construídos: - 45 km de corredores de transporte; - 14 km de alargamentos de vias; - 23 km de restaurações de vias. Total: 82 km de melhoramentos viários.

Também serão construídos: - 30 km de ciclovias; ESTRATÉGIAS Também serão construídos: - 30 km de ciclovias; - ampliação de 4 terminais de integração: - Antônio Bezerra, - Papicu, - Parangaba e, - Siqueira.

PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS ESTRATÉGIAS PLANO DE OBRAS VIÁRIAS E CIVIS

Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte Perspectiva

Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

ESTRATÉGIAS Ônibus Articulados

PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR: ESTRATÉGIAS PROGRAMAÇÃO DAS OBRAS DO TRANSFOR: LPI No. 001/07 – LANÇADO EM 29/AGOSTO/2007 Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Alargamentos e Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Corredor Sen. Fernandes Távora/Expedicionários (2ª etapa de obras) Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras)

Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (1ª etapa de obras: Lote 1) Características técnicas: Extensão: 17,4 km Ciclovia: 4,8 km Terminais: Antônio Bezerra e Papicu Pontos de Parada: 45 Semáforos CTAFOR: 35 Câmeras CFTV: 3 Transposições em Desnível: Eng° Santana Jr. x Pe. Antônio Tomás (trincheira) Eng° Santana Jr. x Antônio Sales (viaduto) Humberto Monte x Bezerra de Menezes (trincheira) 7 passarelas integradas com pontos de parada

Av. Bezerra de Menezes Situação Atual ESTRATÉGIAS Av. Bezerra de Menezes Situação Atual

Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales ESTRATÉGIAS Corredor Bezerra de Menezes/Antônio Sales (Av. Bezerra de Menezes)

Ampliação Terminal Antônio Bezerra ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra

Ampliação Terminal Antônio Bezerra ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Antônio Bezerra

Ampliação Terminal Papicu ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu

Ampliação Terminal Papicu ESTRATÉGIAS Ampliação Terminal Papicu

Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

(1ª etapa de obras: Lote 2) ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 14 km Ciclovia: 14 km Vias: Sargento Hermínio, Padre Pedro de Alencar, Lauro Vieira Chaves, Humberto Monte/ Rua José Façanha/ Rua Des. Praxedes e Dr. Theberge Viadutos Rodoviários e Ferroviários: Viaduto Rodoviário sobre a Humberto Monte (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a Humberto Monte (METROFOR) Viaduto Rodoviário sobre a José Façanha (trincheira) Viaduto Ferroviário sobre a José Façanha (METROFOR)

ESTRATÉGIAS Alargamentos Viários

Av. Sargento Hermínio Situação Atual ESTRATÉGIAS Av. Sargento Hermínio Situação Atual

AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) ESTRATÉGIAS AV. SARGENTO HERMÍNIO – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA

(1ª etapa de obras: Lote 2) ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias (1ª etapa de obras: Lote 2) Características técnicas: Extensão: 23 km Vias: Visc. do Rio Branco, Capitão Gustavo/ Ildefonso Albano, João Cordeiro, Mons. Dantas/ São Paulo, Duque de Caxias, Jovita Feitosa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Luciano Carneiro, Humberto Monte, Costa Barros e Br. do Rio Branco

ESTRATÉGIAS Restaurações Viárias

AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL ESTRATÉGIAS AV. LUCIANO CARNEIRO SITUAÇÃO ATUAL

Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários ESTRATÉGIAS Corredor Sen. Fernandes Távora/ Expedicionários (2ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 15,6 km Ciclovia: 4,2 km Terminal: Parangaba Pontos de Parada: 48 Semáforos CTAFOR: 45 Câmeras CFTV: 1 Painéis PMV´s: 1 Obras D’Arte: Osório de Paiva x Eduardo Perdigão (trincheira) XV de Novembro x Sen. Carlos Jereissati (viaduto)

R. Germano Frank Situação Atual ESTRATÉGIAS R. Germano Frank Situação Atual

R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) ESTRATÉGIAS R. GERMANO FRANK – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAIS E PROJETADA) MÍNIMA MÁXIMA

Novo Terminal Parangaba ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba

Novo Terminal Parangaba ESTRATÉGIAS Novo Terminal Parangaba

Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos ESTRATÉGIAS Corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (3ª etapa de obras) Características técnicas: Extensão: 11,6 km Ciclovia: 6,8 km Terminal: Siqueira Estações intermediárias: 36 Semáforos CTAFOR: 42 Câmeras CFTV: 1

Av. Augusto dos Anjos Situação Atual ESTRATÉGIAS Av. Augusto dos Anjos Situação Atual

AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA) ESTRATÉGIAS AV. AUGUSTO DOS ANJOS – SEÇÕES TRANSVERSAIS (ATUAL E PROJETADA)

Ampliação do Terminal Siqueira ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira

Ampliação do Terminal Siqueira ESTRATÉGIAS Ampliação do Terminal Siqueira

Corredores de Transporte ESTRATÉGIAS Corredores de Transporte

ESTRATÉGIAS Central de Controle

ESTRATÉGIAS Sistema SCOOT

ESTRATÉGIAS

ESTRATÉGIAS Câmeras CFTV

ESTRATÉGIAS

ESTRATÉGIAS PMV’s

ESTRATÉGIAS

Categorias de investimento ESTRATÉGIAS Categorias de investimento 1. Engenharia e administração: US$3,90mi 2. Custos diretos: US$82,80mi 3. Fortalecimento institucional: US$4,38mi 4. Despesas concorrentes: US$38,45mi 5. Gastos financeiros: US$12,47mi Total: US$ 142,00mi

$ Investimento total Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID ESTRATÉGIAS Investimento total US$142,00mi Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID US$85,20mi (60%) Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF US$56,80mi (40%)

SUMÁRIO Visão de Futuro Estratégias Integração Metropolitana

INTEGRAÇÃO METROPOLITANA HISTÓRICO... - CF de 1967 RMs na organização territorial GF cria 9 RMs (SP, RJ, SA, BH, FO, CR, RE, PA, BE) - CF de 1988 GF delega competência aos Estados Criadas: Brasil, Campinas, Natal, Londrina, Baixada Santista, Florianópolis, Vitória, Joinvile, Marília, Vale do Aço e Vale do Itajaí. IPEA/IBGE/NESUR (UNICAMP) 49 unidades territoriais (75 milhões de hab. – 60% Pop. Urbana – 47% Pop. Brasil) Objetivo de integrar o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum - LC No. 18/99 Cria a RM de Fortaleza – 13 Municípios

INTEGRAÇÃO METROPOLITANA GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES - Multiplicidade de Gestores - Questões Centrais captação de recursos política tarifária fixação de itinerários gestão de tarifas integradas - Problemas Latentes itinerários sobrepostos desarticulação de políticas e calendários de reajustes tarifários integração dificultada pela diversidade das normas legais

INTEGRAÇÃO METROPOLITANA GESTÃO METROPOLITANA DOS TRANSPORTES Exemplos Nacionais e Internacionais RM de Curitiba RM de Belo Horizonte RM de Recife RM de Goiânia Nova Iorque Paris Madri

INTEGRAÇÃO METROPOLITANA Linha Sul (15 estações) João Felipe (subterrânea) Lagoinha (subterrânea) São Benedito (subterrânea) Benfica (subterrânea) Padre Cícero (superfície) Porangabussu (superfície) Couto Fernandes (superfície) Montese (elevada) Parangaba (elevada) Vila Pery (superfície) Manoel Sátiro (superfície) Mondubim (superfície) Conj. Esperança (superfície) Aracapé (superfície) Alto Alegre (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)

INTEGRAÇÃO METROPOLITANA Linha Oeste (10 estações) Tirol (superfície) Francisco Sá (superfície) Álvaro Weyne (superfície) Floresta (superfície) Padre Andrade (superfície) Antônio Bezerra (superfície) São Miguel (superfície) Parque Albano (superfície) Conj. Ceará (superfície) Jurema (superfície) METROFOR em Fortaleza 25 estações metroviárias (35)

INTEGRAÇÃO METROPOLITANA RESUMO HISTÓRICO… COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS – METROFOR SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES - SIT/FOR (1992/1995) ESTUDOS DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA – (2002/2004) PROGRAMA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA TRANSFOR ESTUDO DE ACESSIBILIDADE ÀS ESTAÇÕES DO METROFOR – 2005/06 PROTOCOLO DE ENTENDIMENTO – TRANSFOR/METROFOR – 2006 INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO SIT/FOR – 2007 GRUPOS DE TRABALHO (AÇÕES) – PMF/GOVERNO/ATORES

FORTALEZA NOS TRILHOS SEMINÁRIO O Desafio da Integração Metropolitana Visão de Futuro, Estratégias e Integração Metropolitana Engº Daniel Lustosa Mendes de Sousa Coordenador do TRANSFOR