Ciências da Natureza e suas Tecnologias - BIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
Advertisements

Evolução Seleção Natural.
Seleção Natural Evolução.
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Evolução biológica.
EVOLUÇÃO Debora Soares Escola Villare 2014.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA (IDEIAS EVOLUTIVAS)
Evolução Seleção Natural.
DARWINISMO X LAMARCKISMO XXX.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - BIOLOGIA
Evolução.
EVOLUÇÃO Profa. Debora 2015.
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
Ronnielle Cabral Rolim
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Entra no Beagle… Vem investigar com o Mr. Darwin!.
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Como surgiram as espécies do planeta?
Adaptação biológica.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo BIOLOGIA Classificação Biológica – capítulo 1.
Darwinismo Fundamentos de uma teoria evolucionista Por Guilherme Cadorim”
O Surgimento dos Seres Humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Evolução Das Espécies O princípio da evolução postula que as espécies que habitaram e habitam o nosso planeta não foram criadas independentemente, mas.
REVISÃO 2011 Claudio Paris – Magrão 3/1/2011 twitter.com/prof_magrao LICEU A SABIN.
Evolução:. Fixismo: as espécies biológicas seriam imutáveis. Platão: espécies possuem uma essência fixa, não sendo possível uma se transformar em outra.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
DIVERSIDADE e História da Vida
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
Evolução.
Evolução Prof: Rodrigo.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
DARWINISMO Charles Darwin. A VIAGEM Os organismos vivos modificam-se através do tempo.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Evolução.
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Evolução.
Evolução biológica Professora - Ana Maria 7º ano 2017.
Evolução Dr. Wellington Silva
Professor: Guilherme Vieira
Profa. Karla Yotoko Departamento de Biologia Geral
GABARITO – EVOLUÇÃO – CAPÍTULO 9
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Ap10 -genética evolução e especiação
IDÉIAS EVOLUCIONISTAS
E.E Ernesto Solon Borges
CONCEITOS BÁSICOS DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
Evolução Seleção Natural.
Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?
Professor: Guilherme Vieira
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
Evidências da evolução. Evidências da evolução Fósseis Os fósseis são considerados importantes testemunhos da evolução. É considerado fóssil qualquer.
Seminário de Ciências 7° ano Evolução biológica. As teorias evolutivas Nas teorias evolutivas, os cientistas conversam e questionam sobre a evolução de.
Adaptação biológica. Adaptação biológica Lamarquismo O francês Jean Baptiste Pierre de Monet (Chevalier de Lamarck ) ( ) Princípios fundamentais.
BIO - 2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Conceitos e pensamentos
Evolução Seleção Natural.
O que você deve saber sobre
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Evolução Seleção Natural.
1)Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.
Origens da Terra Profª Maiara Alves.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES Uma aventura no tempo.
Unidade 6 Dalmo Kawauchi Elton Popp Antunes.
EVOLUÇÃO.
A TEORIA EVOLUTIVA DE LAMARCK. BIOGRAFIA Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet Nascimento:1 de agosto de 1744 (Bazentin – França) Falecimento: 18 de dezembro.
Anatomia comparada como evidência da evolução biológica.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - BIOLOGIA Ensino Médio, 3ª Série AS TEORIAS DE LAMARCK E DARWIN

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin INTRODUÇÃO As variedades de seres vivos em nosso planeta têm fascinado a humanidade ao longo da história. De acordo com as explicações científicas, essa enorme variedade de espécie é resultado de processos de transformação e adaptação, que constituem a evolução biológica.

FIXISMO X EVOLUCIONISMO BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin FIXISMO X EVOLUCIONISMO Para os fixistas as espécies são fixas e imutáveis, enquanto que para os evolucionistas as espécies modificam-se ao longo do tempo. Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin FIXISMO Era uma doutrina ou teoria filosófica bem aceita no século XVIII. O fixismo propunha que todas as espécies, por poder divino, haviam sido criadas tal como são, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência (1).

Criacionismo: Deus é o criador de todas as espécies. BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin TEORIAS FIXISTAS Criacionismo: Deus é o criador de todas as espécies. Espontaneismo: os seres vivos se originam de matéria inerte em condições especiais. Catastrofismo: evolução por meio de catástrofes causadas por intervenção divina.

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO Estudo da origem das espécies e das modificações sofridas ao longo do tempo. Imagem: Pharos/ Painel retratando Charles Darwin, 1890/ Exposto no Museu da Anatomia Humana - Turin/ public domain

TEORIAS EVOLUCIONISTAS BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin TEORIAS EVOLUCIONISTAS Lamarckismo – Lamarck Darwinismo - Darwin Imagem: Ambroise Tardieu/ Portrait of Lamarck, 1824/ public domain Imagem: Julia Margaret Cameron/ public domain

na cidade de Bazentin, na França. BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Jean Baptiste Lamarck Nasceu em 1 de agosto de 1744, na cidade de Bazentin, na França. Morreu no ano de 1829, em Paris. Lamarck foi um dos pioneiros do Evolucionismo (1). Imagem: Ed. Hennuyer/ Portrait of Jean-Baptiste Lamarck, 1893/ Galerie des naturalistes de J. Pizzetta/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin LAMARCKISMO Lamarck defendia que os seres vivos provinham de outros seres vivos e cada espécie ocupava um lugar na “escala natural”. A teoria da evolução elaborada por Lamarck em 1809 evidencia dois princípios: Lei do uso e do desuso; Lei transmissão dos caracteres adquiridos.

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin LEI DO USO E DO DESUSO As partes do corpo extensivamente usadas por um organismo desenvolvem-se, e as que não são, atrofiam. Exemplo: Com o uso excessivo dos pés para nadar, o pato desenvolveu membranas entre os dedos. Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

Aves pernaltas: As aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitar molhar as penas durante a procura de alimentos na água.

Tamanduá: A língua comprida do tamanduá teria se desenvolvido em resposta às necessidades alimentares desse animal: o tamanduá usa a língua para capturar formigas, introduzindo-a nas estreitas galerias dos formigueiros.

O pescoço das girafas: Segundo Lamarck, inicialmente a girafa tinha pescoço curto e comia vegetação rasteira. Uma alteração ambiental reduziu este tipo de vegetação , forçando o animal a procurar alimento nas árvores. Isso provocou o progressivo alongamento do pescoço. O aumento do pescoço foi transmitido, de geração em geração aos descendentes. Assim, com o passar do tempo, o pescoço foi ficando progressivamente maior, até atingir seu comprimento atual.

Em determinada região da Birmânia são colocados cinco anéis de metal no pescoço das meninas quando atingem a idade de cinco anos. Com o passar dos anos, novos anéis são acrescentados. Ao chegarem à idade adulta, essas mulheres apresentam um pescoço que possui o dobro do comprimento normal. Essa tradição acabará levando ao nascimento de indivíduos de pescoço mais longo nas próximas gerações? O que você acha?

LEI DA TRANSMISSÃO DOS CARACTES ADQUIRIDOS BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin LEI DA TRANSMISSÃO DOS CARACTES ADQUIRIDOS As características que um organismo adquire ao longo da sua vida, pelo uso e desuso, são transmitidas à sua descendência. Exemplo: Os espinhos adquiridos pelos cactos durante sua evolução são transmitidos às gerações futuras (2). Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Segundo o Lamarckismo, a girafa, pelo hábito de se alimentar de folhas altas, teve o pescoço gradualmente alongado. Essa mudança teria sido transmitida às gerações seguintes. Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

O meio é um agente indutor de modificações herdáveis BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Lamarckismo em resumo: Modificação ambiental Necessidade de adaptação Novo comportamento Lei de uso e desuso Desenvolvimento ou atrofia de um órgão Modificação no organismo Lei da herança dos caracteres adquiridos Transmissão da característica aos descendentes O meio é um agente indutor de modificações herdáveis

Críticas ao Lamarckismo BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Críticas ao Lamarckismo A lei do uso e desuso não é verdadeira em todas as situações e os órgãos desenvolvidos pelo uso sofrem regressão quando deixam de ser usados. As características adquiridas ao longo da vida por um ser vivo afetam apenas a sua parte somática, e não o material genético, ou seja, não são transmitidas à sua descendência.

de 1809, em Shrewsbury, Inglaterra. BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin CHARLES ROBERT DARWIN Nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Inglaterra. Morreu em 19 de abril de 1882, em Downe, Kent, Inglaterra. Estudou medicina e teologia, mas foi na botânica e geologia que obteve reconhecimento (3). Imagem: George Richmond / Portrait of Charles Darwin, 1830s/ public domain

Darwin viajou cinco anos pelo mundo, a bordo do “Beagle”. BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Darwin viajou cinco anos pelo mundo, a bordo do “Beagle”. Percorreu o mundo coletando fósseis, animais e plantas. Após vinte anos de estudo publicou “ A origem das espécies”, que serviu de base para comprovar sua teoria (4). Imagem: Stw/ public domain Imagem: Conrad Martens/ HMS Beagle in the seaways of Tierra del Fuego, (1831-1836)/ public domain

Viagem do Beagle, 1831 - 1836 BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Viagem do Beagle, 1831 - 1836 Imagem: Sémhur / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Mapa da “Viagem do Beagle” , uma viagem de circunavegação com Charles Darwin, com os seguintes pontos de parada: 1 Plymouth - 2 Tenerife - 3 Cabo Verde - 4 Bahia - 5 Rio de Janeiro - 6 Montevideu - 7 Ilhas Falkland - 8 Valparaiso - 9 Callao / Lima - 10 Galapagos - 11 Tahiti - 12 Nova Zelândia - 13 Sydney - 14 Hobart - 15 King George's Sound – 16 Ilhas Cocos (Keeling) - 17 Mauritius - 18 Cidade do Cabo - 19 Bahia - 20 Açores

Os aspectos principais da teoria de Darwin: BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin DARWINISMO Os aspectos principais da teoria de Darwin: As diversas formas de vida surgiram de ancestrais comuns por modificações na descendência. O mecanismo de modificação é a seleção natural. Indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações.

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver e deixar descendentes. Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos melhora ou mantém o grau de adaptação destes ao meio (5).

Darwin usa o termo seleção natural para explicar o modo pelo qual as diferenças observadas entre os seres vivos se estabelecem. Em outras palavras, a seleção natural promoveria a evolução das espécies.

Alguns argumentos de Darwin para sustentar a Evolução por descendência com modificação: Semelhanças entre os seres vivos: anatômicas, bioquímicas e fisiológicas; Presença de órgãos vestigiais; Evidência paleontológicas.

HOMOLOGIA - Semelhança entre estruturas de diferentes seres vivos, que possuem a mesma origem embrionária, mas que desempenham funções diferentes.

IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA ou Divergência Evolutiva

ANALOGIA – Semelhança morfológica entre estruturas de seres vivos, que realizam as mesmas funções, mas que diferem quanto à origem embrionária. Qual outro exemplo de analogia de asas vocês poderiam citar?

ADAPTAÇÃO CONVERGENTE ou Convergência Evolutiva Submetidos a critérios comuns de seleção natural pelo ambiente

Órgãos vestigiais: estruturas aparentemente desprovidas de função, mas que são semelhantes a órgãos funcionais em outras espécies.

Seria mais natural supor que novas espécies surgem de espécies pré-existentes. Os fósseis de uma região seriam resquícios de ancestrais de espécies atualmente existentes daquele mesmo local

Alguns fatores influenciaram sua obra: Dados geológicos (Lyell); BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Darwin era altamente experimentalista e iniciou uma grande discussão sobre as leis que regem a evolução. Alguns fatores influenciaram sua obra: Dados geológicos (Lyell); Dados demográficos (Malthus); Dados biogeográficos (colhidos nas suas viagens aos trópicos).

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Durante sua viagem, na Argentina, Darwin encontrou fósseis de mamíferos já extintos e observou que eram muito semelhantes aos atuais. E percebeu que dentre os atuais também havia diferenças dependendo do local onde eram encontrados. Animal extinto Animal atual Imagem: Pavel.Riha.CB / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Imagem: Marianocecowski / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Segundo o Darwinismo, existiam girafas de pescoço longo e pescoço curto. As de pescoço longo, por terem mais chance de alcançar o alimento alto, sobreviviam, deixando semelhantes. Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Comparação das teorias de Lamarck e Darwin em relação ao pescoço das girafas Lamarckismo – o esforço conduziu ao crescimento dos pescoços e esta característica foi passada à descendência. Darwinismo – As girafas de pescoço mais comprido conseguiram alimentar-se melhor do que as outras e, como tal, deixaram mais descendentes. Imagem: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Na época em que Darwin sugeriu sua teoria evolucionista foi muito criticado, pois na Bíblia estavam presentes as ideias fixistas. Muitas charges foram criadas para desqualificar Darwin e sua teoria. Imagem: Autor desconhecido / public domain

BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin A teoria de Darwin passa a ser aceita pelo meio científico apenas no século XX, depois das descobertas de Mendel sobre a transmissão hereditária de caracteres. Somente em 1997, a teoria recebeu anuência do representante máximo da Igreja Católica, o Papa João Paulo II.

Lamarck – evolução linear x BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin Darwin x Lamarck Lamarck – evolução linear x Darwin – evolução ramificada com um ancestral comum Lamarck – o meio gera a variação Darwin – o meio seleciona uma característica que já apresenta variação

Resumo esquemático das idéias de Lamarck: Mudanças ambientais Novas necessidades Uso Desenvolvimento Novos hábitos de vida Desuso Atrofia Mudanças no organismo Transmissão das características adquiridas aos descendentes Adaptação da espécie ao longo das gerações

Resumo esquemático das idéias de Darwin: Potencial biótico Os mais aptos sobrevivem Características vantajosas Mudanças nos órgãos Transmissão das características adquiridas aos descendentes Seleção Natural