Psicodrama Método terapêutico elaborado por Moreno, consistente em investigar situações e conflitos vitais, mas através da dramatização do que pelo relato.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Advertisements

E.E.E.M.DR. JOSÉ DUARTE FILHO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR: CHARLLYS TERAPIA GÊNICA.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Ah...! Ah...! Se entre Amigos fossemos gansos...!!!
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Nosso amigo Jesus... E o amor a Deus.
Como Posso merecer a Mâe do meu Senhor
1. Evangelismo Pessoal: Áreas para Discussão:
Educação para transformação social
COMUNIDADE MONTE MORIÁ FÉRIAS, TEMPO OPORTUNO DE ....
PEAD Ludicidade e Educação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Teoria de Maslow Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
ELLEN WHITE E OS PEQUENOS GRUPOS
ESTUDO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO 3ª Aula – Reflexão sobre:
Achar a Salvação.
PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO
Viktor Emil Frankl.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Orientações ao professor
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
A escola como formadora do sujeito
Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Teorias e Técnicas psicoterápicas
A Vida Dentro do Coração
Psicodrama Me. João Camilo de Souza Junior FUCAMP.
Século XIX.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Escola Catarinense de Biodanza®
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
 Necessidade de dominar sua área e outras  Atitudes  Idiomas (inglês e espanhol)  Informática  Cultura geral  Capacidade de trabalhar em equipe.
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Mulheres na Bíblia: Ana e eu Realização e Alegria
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno.
Falando de Relações Interpessoais
O existencialismo de Sartre
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Ah...! Se entre amigos fossemos gansos...!!!.
A Magia está em você A Magia está em você Paulo Araújo Paulo Araújo
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Introdução à Estética.
Século XIX.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
 Com o reconhecimento da Psicologia como ciência (1879), a psicoterapia foi reconhecida como método que possibilita conhecer em profundidade o funcionamento.
Áreas da Filosofia.
TEORIA COMPORTAMENTAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Graças, Vida!.
Abraham Maslow. A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser.
29 de abril a 5 de maio João 7–10 “Eu sou o bom pastor”
SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO Aula interdisciplinar entre Sociologia e Produção Textual, com foco em analisar a influência do Senso Comum em nosso dia a.
QUANDO O SOL NASCER NOVA MANHÃ MAIS PERTO O HORIZONTE VOCÊ VAI VER
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
Transcrição da apresentação:

Psicodrama Método terapêutico elaborado por Moreno, consistente em investigar situações e conflitos vitais, mas através da dramatização do que pelo relato falado. O psicodrama visa descobrir a “verdade” da vida de cada pessoa em relação com outras pessoas e com seu ambiente.

Moreno elaborou diversos tipos de psicodrama, incluindo o psicodrama espontâneo, o psicodrama planejado e o psicodrama repetido. Apesar de o psicodrama ser normalmente feito com um grupo de participantes faz-se também psicodrama individual para casos de doenças mental grave.

A psicoterapia frente a frente, centrada no aqui e agora, a postura de contato clinico e caloroso com o paciente e a técnica de inversão de papéis. Doutrina da Espontâneidade e criatividade. Terapia transpessoal: Uma terapia com abordagem integral que cuida do ser como um todo permitindo que cada possa manifestar sua verdadeira essência. É um ramo da psicologia que busca a compreensão dos multiplos estados da consciência e propôe a superação dos conflitos por meio de uma cosmovisão. Cosmovisão: É um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para interpretar formas opiniões para sua humanidade, propósito de vida e deveres.

Psiquiatria da alegria Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face. E quando estiveres perto, arrancarei seus olhos. E os colocarei no lugar dos meus; E arrancarei os meus olhos , Para colocá-los no lugar dos teus. Então ver-te-ei com os teus olhos. E tu me vereis com os meus.

Psicodrama 2ª Edição No período de 1921 Criou o teatro da espontâniedade, depois teatro terapêutico. De 1922-1924 nascimento do psicodrama terapêutico Por Jacob Levy Moreno(nascido em 14 de maio de 1889, em Bucareste na Romênia). Ainda jovem fundou uma espécie de movimento espiritual, um teatro, uma revista.Foi um filosófo, psicólogo, médico, psiquiatra, um socialista convicto e atuante , nomeado diretor da pesquisa social de Nova York. Parece profundamente religioso, ao citar Cristo, Buda, Maomé e Gandhi, mas critica os existencialistas profetas que do seu ponto de vista não conseguiram consolidar sua própria existência e morreram prisioneiros de seus ideais. Ele foi influenciado pelo Misticismo Judaico e pela Cabala, com seu postulado central de que toda criação é uma emanação da divindade. Cabala- Tratado filosófico, religioso hebráico que pretende resumir uma religião secreta ( decifração do sentido secreto da biblía)

Moreno se colocou ao lado de uma religião positiva Moreno se colocou ao lado de uma religião positiva. Sua ideologia se baseava em 3 princípios: 1º Dizia que a espontâneidade e a criatividade são as verdadeiras forças propulsoras do progresso humano. 2º Dizia que o amor e o compartilhar mútuo são a base da vida em grupo. 3º Dizia que podia-se construir uma comunidade baseada nesses princípios

Em 1909 Moreno ingressa na universidade de Viena, primeiro como estudante de filosofia e, depois de medicina. Faz aulas de psiquiatria e psicanálise, com Freud, mas não se identifica com a teoria Freudiana.

“O senhor analisa os sonhos de seus pacientes, eu lhes dou coragem para sonhar de novo, O senhor analisa e os despedaça, eu os faço representar os seus papéis conflitantes e os ajudo a reunir seus pedaços de novo.”

Competência interpessoal É a habilidade de ter um conhecimento próprio para superar as suas dificuldades pessoais, para relacionar com o outro.

Para Freud- somente o indivíduo tinha valor. Karl Max- Tudo se resumia no homem social e especificamente socioeconômico. Moreno- Considerava que havia outra área, um mundo mais amplo, além da psicodinâmica e sociodinâmica da sociedade humana, a cosmodinâmica. O homem é “um homem cósmico” e não somente um homem social ou um homem individual.

Para Maslow, o homem é uma criatura que expande suas necessidades básicas vão sendo satisfeitas, outras mais elevadas tomam lugar em seu comportamento. A hierarquia das necessidades básicas pode ser esquematizada da seguinte forma:

Realização do potencial, utilização Realização do potencial, utilização plena dos talentos individuais, etc. Reputação, reconhecimento, auto-respeito, amor, etc. Amizade, inclusão em grupo, etc. Proteção contra o perigo ou privação. Ar, comida, repouso, abrigo, etc.