A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Disciplina: Teorias da Aprendizagem e Construção do Conhecimento

2 Olá, na última aula você ouviu sobre: os aspectos que afetam a aprendizagem, o papel social da universidade, a importância do conhecimento científico estar interligado ao conhecimento do nosso cotidiano e a influência da Psicologia e da Filosofia no pensamento pedagógico...

3 OBJETIVOS GERAIS Identificar as principais teorias da aprendizagem que influenciam e embasam a prática docente; Reconhecer a estreita relação entre aprendizagem e cultura;

4 As teorias expressam o conjunto dos valores, conceitos e princípios que representam visões de mundo, inseridas num contexto sócio-histórico.

5 CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM
INATISMO AMBIENTALISMO INTERACIONISMO E CONSTRUTIVISMO

6 CONCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM: INATISTAS
As características intelectuais estariam pré definidas pela bagagem hereditária herdada e o professor pouco poderia fazer para transformar essas condições As práticas pedagógicas visam amadurecer os talentos trazidos geneticamente pelos alunos Tanto as potencialidades quanto as dificuldades estariam pré-determinadas geneticamente

7 CONCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM: AMBIENTALISTAS
A aprendizagem seria determinada pelo meio em que o aluno vive O aluno é considerado passivo, receptor dos estímulos ambientais, moldado de fora para dentro Todo o conhecimento seria proveniente das experiências vividas no ambiente sociocultural Ênfase no ato de ensinar, na metodologia e na transmissão de conhecimentos

8 As teorias que vimos anteriormente foram muito criticadas por diversos teóricos, nas mais diversas áreas do conhecimento. Em todas as críticas expressa-se a insatisfação com um modelo que considera o ser humano passivo diante do mundo (meio) e/ou de características inatas.   O mundo hoje tende a rejeitar teorias que não expressem uma visão de mundo dinâmica, com características que englobem o princípio da transformação do ser e do mundo. Segundo Fernando Becker (2012), “todo o universo, está em movimento. Se ele está em movimento, nos níveis micro e macro, está se constituindo, está se construindo” (p. 111).

9 CONCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM: CONSTRUTIVISTAS E INTERACIONISTAS
Criticam a educação tradicional, que valoriza e prioriza apenas o conteúdo e a disciplina Baseiam-se em conteúdos que necessitam ser significativos para a formação global dos estudantes Objetivam preparar os sujeitos para os novos desafios das sociedades atuais, incluindo uma boa preparação para os relacionamentos interpessoais e para o mundo do trabalho

10 CONCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM: CONSTRUTIVISTAS E INTERACIONISTAS
Consideram o aluno como sujeito, ativo na construção do seu próprio conhecimento Valorizam a pesquisa, a criatividade, o questionamento e a participação nas atividades pedagógicas O aluno deve ser valorizado nas suas diversas competências de ser e fazer, tornando-se autônomo e responsável no seu processo de aprendizagem O ensino é um processo de construção compartilhado e contextualizado e de acordo com as necessidades do grupo social

11 A educação é influenciada por tudo que ocorre em seu entorno e é cobrada para garantir que os sujeitos que por ela passem, se apropriem do instrumental científico e da riqueza produzida pelas civilizações.

12 A INFLUÊNCIA DA CULTURA
A cultura e seus instrumentos transformam a natureza e o meio. Ao transformá-los, exigem funções psicológicas compatíveis com esta transformação O mundo atual é um mundo em ebulição e a realidade exige por sua complexidade, ressignificar espaços, conhecimentos, profissões

13 A INFLUÊNCIA DA CULTURA
As transformações sociais provocam um grande impacto na identidade cultural moderna. Todas as relações sociais passam a ser afetadas por um processo de mudança constante, rápido e permanente Hoje a realidade exige, por sua complexidade ressignificar a identidade do professor. Obrigam-se que hajam transformações das práticas docentes efetivas. Para isso, o professor deve ampliar sua consciência sobre a própria prática, sendo um crítico constante de seu próprio trabalho

14 Apaixone-se pelo que faz!
Chegou o momento de refletir um pouco sobre a profissão-professor. Reflita sobre as características e responsabilidades inerentes a escolha que faz a partir de agora. Apaixone-se pelo que faz!


Carregar ppt "Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google