Pais e Catequistas, sede Bem - Vindos!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
CATEQUESE 26 FELIZES PARA SEMPRE
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
Amai-vos com Eu vos amei
A Morada de Deus.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
Bem-vindo/a.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
ORIENTAÇÕES 2008.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
O dia do senhor ressuscitado
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Eucaristia, Força e Vida
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
“Ide, pois, aprender o que significa:
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA III
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
Os Sacramentos do encontro com Deus
A eucaristia Começar.
Conclusão dos Mandamentos
A alegria de ... SER Catequista.
Sagrada Familia.
Espiritualidade do Catequista
A Comunidade.
SER DE JESUS.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Meus irmãos e minhas irmãs;
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
REUNIÃO DE PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Catequese 2.
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Catequese 9 Maria, a mulher do “Sim”.
"Como o Pai me ama, assim também Eu vos amo" (João 15,9)
Deus Trindade.
Crescendo em Comunidade
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
Caríssimos, Um novo tempo, dentro do Ano Litúrgico, se inicia na Igreja. É a primeira parte do Tempo Comum. Esse tempo compreende ao todo 33 ou 34 semanas.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Solenidade da Santíssima trindade
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Pais e Catequistas, sede Bem - Vindos!

Vem, Espírito Santo, vem Vem, iluminar ( bis ) A nossa vida Vem, iluminar Nossas famílias Vem, iluminar.

FAMÍLIA CATEQUESE EUCARISTIA

1. A FAMÍLIA A família, instituída por Deus é comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ( cf. CIC 2205 ) Deus, quis confiar particularmente à família , no matrimónio, a missão de guardar, revelar e comunicar o Seu Amor pela humanidade e o Amor de Cristo pela Igreja. ( cf. FC. 17 ) Ao criar a humanidade do homem e da mulher à sua imagem ( …)Deus inscreveu nela a vocação ao amor e à comunhão e, portanto, a capacidade e a responsabilidade correspondentes» ( FC11).

A família, em que a criança está ligada por laços afectivos especiais é um meio importante para o seu desenvolvimento integral. A própria estrutura familiar, de amor e estabilidade é de suma importância para essa formação integral.

Nesta educação integral há que saber conciliar o amor com a firmeza Nesta educação integral há que saber conciliar o amor com a firmeza. Só assim, é que as nossas crianças irão crescendo com os valores que as dignificam e lhes garantem um futuro feliz. « Aquele que ama o seu filho, repreende-o com frequência; aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado» ( Ecl 30,1-2).« E vós, pais, não irriteis os vossos filhos; Pelo contrário, educai-os com disciplina e advertência inspiradas pelo Senhor» Ef. 6, 4 ).

É BOM TERMOS PRESENTE QUE: A Família é o melhor espaço para formar e orientar os filhos rumo a uma vida verdadeiramente humana, cristã e feliz. É BOM TERMOS PRESENTE QUE: A criança capta, recorda e imita as experiências de fé de seus pais… Atitudes e símbolos, são de suma importância para o seu despertar para Deus.

A CRIANÇA IMITA O despertar religioso acontece quando a criança começa a identificar-se com as atitudes religiosas dos pais…

Quanto maior for a nossa formação humana e cristã, melhores condições temos para transmitir às nossas crianças e adolescentes o interesse pela descoberta das riquezas da fé. E o gosto de, juntos saborearmos as maravilhas do amor de Deus para connosco, e de Lhe correspondermos com o nosso amor filial.

Que lugar ocupa , a catequese no dia a dia da criança ? Qual o acompanhamento familiar, no campo educativo da fé de seus filhos ? Sempre que é enfraquecida, por parte dos pais, a vivência e o testemunho da dimensão espiritual, surgem as dificuldades de enfrentar as muitas e desordenadas solicitações, com que diariamente somos bombardeados pela cultura de morte que actualmente nos circunda.

É É Urgentíssimo ajudar a família a a recuperar a beleza original da sua vocação matrimonial, querida por Deus. Pois, o papel dos pais na educação é tão importante que é quase impossível substituí-los. O direito e o dever da educação são primordiais e inalienáveis para os pais. ( cf. CIC 2221 )

Diz-lhe: sim, sim, Cristo vive em mim E há lugar para ti ( bis ) Se o teu filho bater ao teu coração E te peça deixa-me entrar (bis ) Diz-lhe: sim, sim, Cristo vive em mim E há lugar para ti ( bis )

Cristo disse: « Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância » ( Jo 10,10b). Esta Sua Vida em plenitude, Ele a quer continuar a oferecer a todos quantos acreditarem n’Ele e se dispuserem a aceitar as orientações da Igreja Sua continuadora no tempo e no espaço.

2. A CATEQUESE O que é para vós, pais, a Catequese ? Não é só ajudar a adquirir alguns CONHECIMENTOS Não é só ajudar a cumprir umas PRÁTICAS Não é só ajudar a aprender umas ORAÇÕES Não é só ajudar a receber uns SACRAMENTOS É sobretudo PROVOCAR UM ENCONTRO: um encontro com JESUS DE NAZARÉ, o Filho de Deus, enviado pelo Pai para a nossa salvação

FINALIDADE DA CATEQUESE Aderir livremente e com alegria à Pessoa de Jesus Cristo e à Sua Mensagem. Crescer na Comunhão com Deus e com o próximo. Seguir Jesus Cristo e viver como Ele viveu. (CT, 5 e DGC, 80). DESPERTAR RELIGIOSO FAZER CRESCER NA FÉ FINALIDADE DA CATEQUESE AMADURECER HUMANA E CRISTÃMENTE

DIMENSÕES DA VIDA CRISTÂ DA OPÇÃO POR JESUS DESCOBRIR EM PROFUNDIDADE A SUA MENSAGEM REUNIR-SE EM SEU NOME E EM COMUNIDADE PARTICIPAR NA CONSTRUÇÃO DO REINO DE DEUS. ADOPTAR O SEU ESTILO DE VIDA CELEBRAR A SUA PRESENÇA NOS SACRAMENTOS META DA CATEQUESE: desenvolver a fé inicial do baptismo até à maturidade, cuja medida é Cristo.

Será possível fazer esta formação apenas com 27 Encontros de uma hora semanal de catequese ? Então, o que falta para que as nossas crianças e jovens possam ser devidamente formadas/os humana e cristãmente ? « Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar no qual a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são a regra» ( CIC 2223).

A família é e será sempre a primeira escola de fé, porque nela o testemunho dos pais fala mais que qualquer outra palavra, gesto ou imagem. Não há melhor forma de catequizar do que as atitudes tomadas pelos pais e que são percebidas, entendidas e assimiladas com interesse pelos filhos, sempre que sejam expressão de amor e inter- ajuda.

« A educação para a fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância. Ocorre já quando os membros da família se ajudam a crescer na fé pelo testemunho de uma vida cristã de acordo com o Evangelho. A catequese familiar precede , acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a rezar e a descobrir a sua vocação de filhos de Deus. A paróquia é a comunidade eucarística e o coração da liturgia das famílias cristãs; é o lugar privilegiado da catequese dos filhos e dos pais». ( CIC 2226).

3. EUCARISTIA Acima de tudo, há que nos interessarmos por conhecer e aprofundar sempre mais a maravilhosa beleza deste mistério! Visto ser difícil amar aquilo que não se conhece…

O sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda a liturgia da Igreja de Jesus Cristo. Pois é nela que se cumpre – dia após dia, em toda a terra – a missão confiada aos Apóstolos: « Fazei isto em Memória de Mim”. Por isso a nossa celebração está fundada no memorial da última Ceia de Jesus, tal como S. Paulo relata no seu testemunho. ( cf. 1.ª Cor 11,23-25)

Como preparar para a 1.ª comunhão os vossos filhos ? Antes de mais, pela nossa convicção de que, sem Eucaristia não é possível vivermos a nossa vida cristã, assumida por nós, no dia do nosso baptismo. Daí a necessidade do esforço por parte dos pais em acompanhar os seus filhos à Eucaristia Dominical, bem como rezar em família e ajudar os filhos a criar hábitos de oração e interesse por aprofundar ao longo de cada semana as catequeses do seu próprio catecismo.

Oh, Deus, nós Vos louvamos por nos terdes criado à Vossa imagem e semelhança. Nós Vos pedimos que saibamos dirigir para Vós as nossas vidas e as dos nossos filhos e catequizandos, libertando-nos do pecado e praticando os Vossos mandamentos. Ajudai-nos na nossa missão de transmitir a fé aos nossos filhos. Abri o seu coração para que cresça neles a semente da fé que receberam no Baptismo. E, com eles, cresçamos sempre mais, para Vós.

Maria, Mãe! Teu ser foi sim, Quero guardá-lo bem dentro de mim. Mãe peregrina fica comigo, Quero caminhar contigo.