Produção de mercadorias e modo de produção capitalista

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Transcrição da apresentação:

Produção de mercadorias e modo de produção capitalista Apresenta a evolução do processo de produção e distribuição da riqueza desde sua forma mercantil até a forma capitalista – sob o domínio do capital - desenvolvida (LIMA)

Mercadoria e Produção Mercantil A mercadoria é a unidade entre valor de uso e valor de troca. Na medida em que é valor de uso, a mercadoria é produto do trabalho – mas nem tudo que possui valor de uso resultante de trabalho é mercadoria. A produção de mercadorias tem como condições indispensáveis a divisão social do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção.

Produção mercantil simples e produção capitalista Dois pilares: trabalho pessoal e propriedade dos meios de produção. M – D - M

Produção mercantil capitalista Predomínio da figura do comerciante, onde seu ganho (o lucro comercial) fundava-se na diferença entre o que pagavam e o que recebiam pela mercadoria. D – M – D+

Produção capitalista D – M – D’ Representa não apenas a produção mercantil (compra e venda), mas acima de tudo a valorização do dinheiro mediante o trabalho, de forma que o lucro é resultante da produção e não do comércio, portanto, configura-se uma forma especificamente capitalista, a mais-valia. D – M – D’

A Lei do Valor O valor de uma mercadoria é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário à sua produção. O preço é a expressão do valor da mercadoria na forma dinheiro. Mas o preço não necessariamente se identifica com o valor. Porém, a análise de séries históricas evolutivas dos preços mostra que as variações dos preços em relação ao valor acabam por compensar-se e, em média, os preços acabam coincidindo com o valor.

A Lei do Valor A troca das mercadorias conforme o trabalho socialmente necessário incorporado nelas é o que se chama de lei do valor. A lei do valor é, portanto, uma medida-padrão determinada pela concorrência entre os capitais – por intermédio das mercadorias – através da qual os preços tendem a equiparar-se ao valor, de maneira que, os lucros do capitalista não provém da venda da mercadoria (preço) acima do valor, mas do próprio valor (LIMA).