Framsticks Tânia Santos 29312. Em que se baseiam? Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Projecto de simulação, em 3 dimensões,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
4 Legged League 3º Ciclo de apresentações do NEIIST (por Hugo Pereira)
Advertisements

O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
Perspectivas baseadas em procedimentos e orientadas por objectos Conceitos principais: Encapsulamento, Herança, Polimorfismo (Encapsulation, Hierarchy,
Funcionamento da Internet
Internet - 1 Funcionamento da Internet m a Internet não foi projectada para serviços específicos mas como uma infraestrutura genérica e eficiente para.
Quais os conceitos científicos? E situações?
Universidade Federal da Santa Catarina Engenharia e Gestão do conhecimento Organizações como sistemas complexos Francisco Antonio Pereira Fialho e Christianne.
Projeções e OpenGL Alex F. V. Machado.
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Laboratório de Máquinas Inteligentes – LMI/ITA
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Aluno: Gabriel Angelo Nazário Orientadora: Andrea Iabrudi Tavares
1 T-Flex permite criar relações entre elementos dos conjuntos através de ligações geométricas. Assim pode-se criar modelos exactos, gerir e editar conjuntos.
A Framework for Robots Development and Programming Based on Genetic Algorithms Palmeira P.F.M Silvino J.S. de Melo J.C.D DEE-UFMG DELT-UFMG.
03/03/2010 A NATUREZA DA VIDA Claudio Paris – Magrão
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
ESTÁTICA IVAN SANTOS. O que é Estática? É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO das partículas e dos sólidos. O estudo da ESTÁTICA inicia-se pelo.
Equilíbrio de um Corpo Rígido Cap. 5
ESTÁTICA Forças e Equilibrio Ano Lectivo
A função logística. Tipos básicos de variáveis em C++.
Projecto de EP 2010/11 Simulação de ecossistema. Descrição do Problema.
Evolução de Criaturas Virtuais
Richard Dawkins Apresentado por Mafalda Goulart Nº 27876
AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou projeto assistido por computador — criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Adaptações ao Ambiente Físico
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A Educação Tecnológica é uma disciplina que deve ser considerada como uma importante ferramenta para que ao aluno sejam oferecidas.
Realidade Virtual no Ensino de Física a Distância e Presencial
Retorno as aulas Conteúdo (“Plano de Ensino”) Forças
Gizmo 3d solução interactiva
Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?
INTERAÇÕES MECÂNICAS.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Princípios de Cinemática
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
Conservação de energia
Simulação da construção dos ninhos das térmitas
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Breve Henrique Cordeiro Nº Introdução Projecto inicializado por Jon Klein como tese no Hampshire College e acabou por ser desenvolvido como tese.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Linguagem de Modelagem Unificada
Kettle Paulo Silva Amorim Rodolfo Ribeiro de Oliveira
Patroller Ambiente de simulação de agentes em patrulha.
Vida Artificial 2005/2006 Rodney Allen Brooks e a Robótica Apresentação por: Nuno Maio N.º
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Adaptação do trabalho ao Homem:
Ciências Naturais – 8.º ano
Disciplina: Aplicações Informáticas Professora: Cátia Sousa Ano lectivo: 2010/2011 Escola Básica e secundaria Gonçalves Zarco Trabalho elaborado por: Diogo.
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Sistemas de Informação em Ambiente Animação em Ambiente António Câmara 2005.
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
Revisão de Ciências UT1 e UT Ano Internacional da Biodiversidade Utilizar a biodiversidade de maneira sustentável→ dar condições para o meio.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Animação em Ambiente António Câmara Animação em Ambiente Introdução Animação baseada em keyframes Animação de entidades naturais e artificiais Sistemas.
Mestrado em Ciências Empresariais1 CRM SOCIAL Mestrado Ciências Empresariais David Gomes Gonçalo Nabais Inês Oliveira Maria Justino Mariana Wilson.
SELECÇÃO NATURAL, SELECÇÃO ARTIFICIAL E VARIABILIDADE
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Xx. x x xxx.
Transcrição da apresentação:

Framsticks Tânia Santos 29312

Em que se baseiam? Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Inclui diferentes tipos de optimizações: Inclui diferentes tipos de optimizações: Co-evolução; Co-evolução; Evolução espontânea; Evolução espontânea; Populações; Populações; Diversos genotypes; Diversos genotypes; E a modelação de espécies, e ecossistemas. E a modelação de espécies, e ecossistemas.

Objectivos Estudar as capacidades de evolução das criaturas, em ambientes simulados no mundo artificial, composto por condições baseadas no mundo real. Estudar as capacidades de evolução das criaturas, em ambientes simulados no mundo artificial, composto por condições baseadas no mundo real.

A quem se dirige? Aos utilizadores que trabalham nas áreas: Aos utilizadores que trabalham nas áreas: Evolutionary computation; Evolutionary computation; Redes neuronais; Redes neuronais; Biologia; Biologia; Robótica e simulação; Robótica e simulação; Neuroscience; Neuroscience; Realidade virtual; Realidade virtual; Gráficos. Gráficos. …

O que é possivel fazer com o FramSticks? Criar e desenhar criaturas. Criar e desenhar criaturas. Estudar a evolução directa ou espontânea das criaturas. Estudar a evolução directa ou espontânea das criaturas. Modificar as propriedades das criaturas, tais como: Modificar as propriedades das criaturas, tais como: Moverem-se lentamente; Moverem-se lentamente; Moverem-se por ambientes de terra ou água; Moverem-se por ambientes de terra ou água; Andarem á procura de comida; Andarem á procura de comida; Seguirem alvos; Seguirem alvos; Fugirem das outras criaturas; Fugirem das outras criaturas; Ultrapassarem obstáculos; Ultrapassarem obstáculos; Reproduzirem-se. Reproduzirem-se. …

Capacidades do simulador Simulação do mundo artificial em 3D: Simulação do mundo artificial em 3D: Definir os membros (fricção, força, maneiras de adquirir energia por assimilação, ingestão,…); Definir os membros (fricção, força, maneiras de adquirir energia por assimilação, ingestão,…); Definir o ambiente (tipo de solo, terra, água,…); Definir o ambiente (tipo de solo, terra, água,…); Definir colisões destrutivas ou não destrutivas; Definir colisões destrutivas ou não destrutivas; Interacção do utilizador com o mundo simulado, movendo as criaturas, colocando bolas de energia, matando ou ressuscitando criaturas. Interacção do utilizador com o mundo simulado, movendo as criaturas, colocando bolas de energia, matando ou ressuscitando criaturas.

Capacidades do simulador Mecanismo de controlo (brain) das criaturas: Mecanismo de controlo (brain) das criaturas: Definir os seus neurónios; Definir os seus neurónios; Definir a sua interacção com o ambiente, através de: Definir a sua interacção com o ambiente, através de: Receptores (toque, equilíbrio e localização de energia); Receptores (toque, equilíbrio e localização de energia); Acções (músculos que movem a criatura). Acções (músculos que movem a criatura).

Capacidades do simulador Evolução: Evolução: Mantém um conjunto de tipos de genes (genotypes); Mantém um conjunto de tipos de genes (genotypes); Mantém um conjunto de indivíduos, agrupados por populações; Mantém um conjunto de indivíduos, agrupados por populações; Modificação das características das criaturas, ao sofrerem mutações ou cruzamentos; Modificação das características das criaturas, ao sofrerem mutações ou cruzamentos; Mantém a energia das criaturas (ganhando ou usando a energia em diversas situações); Mantém a energia das criaturas (ganhando ou usando a energia em diversas situações);

Características Corpo da criatura: Corpo da criatura: O corpo é feito com pontos e junções/sticks. O corpo é feito com pontos e junções/sticks.

Características Neurónios Neurónios São compostos por três parâmetros: São compostos por três parâmetros: Força, inércia e sigmo. Força, inércia e sigmo. Uma rede neuronal é feita através de neurónios e ligações. Uma rede neuronal é feita através de neurónios e ligações. O simulador suporta muitos tipos de neurónios (ex. N, Rnd, D, Fuzzy, …) O simulador suporta muitos tipos de neurónios (ex. N, Rnd, D, Fuzzy, …)

Características Músculos Músculos É representado por | no genotype, em que muda a orientação do stick. É representado por | no genotype, em que muda a orientação do stick. Exemplos: Exemplos:

Características Receptores Receptores É representado por T, G e S. É representado por T, G e S. T de toque. T de toque. G de gravidade. G de gravidade. S de cheiro. S de cheiro.

Características Formatos de Genotypes: Formatos de Genotypes: f0, f1, f2, f3 até f7, incluindo f0Fuzzy – uma linguagem para descrever criaturas. f0, f1, f2, f3 até f7, incluindo f0Fuzzy – uma linguagem para descrever criaturas. Exemplos: Exemplos: X(X,X) X(X,X) XXX(XX,X) XXX(XX,X)

Que ferramentas utilizar? FramsView – Criar e visualizar criaturas, introduzindo o genotype. FramsView – Criar e visualizar criaturas, introduzindo o genotype. Framsticks 2.10 – Cria ambientes de simulação e também criaturas. Framsticks 2.10 – Cria ambientes de simulação e também criaturas. FramsTheater – Visualizar demos realizados. FramsTheater – Visualizar demos realizados. Framsticks Manual – Tutorial. Framsticks Manual – Tutorial. Framsticks Open GL – Vista tridimensional domundo virtual e das criaturas. Framsticks Open GL – Vista tridimensional domundo virtual e das criaturas. A linguagem no framsticks é semelhante com o Java. A linguagem no framsticks é semelhante com o Java.

Referências