Indicadores do Mercado

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Transcrição da apresentação:

Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Agosto de 2006

Indicadores Mensais 2006 2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez TOTAL Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,7 26,3 143 89 69,8 13,4 25,2 149 90 70,6 13,7 22,3 152 90 71,3 99,8 25,2 1.125 89 71,3 Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 2005 9,4 23,6 109 86 52,6 8,6 23,2 101 85 53,7 10,0 27,9 116 54,7 9,3 26,8 107 87 56,3 10,5 28,9 120 57,8 10,1 25,1 115 59,4 10,7 27,3 122 88 60,4 11,1 28,1 126 61,3 29,7 62,2 11,3 129 63,7 11,5 24,5 89 64,7 14,5 26,7 157 92 66,6 127,6 27,1 1.454 Jan Fev Mar Abr Mai Jul Jun Ago Set Out Dez Nov TOTAL O mês de Agosto deverá totalizar R$ 13,7 bilhões em transações, crescimento 22,3 % superior ao mesmo período do ano passado.

A "Classe A" e o cartão de crédito

Perfil da Classe A – Conceito Idade igual ou superior a 18 anos Renda individual mensal igual ou superior a R$ 2.500 Cartões de crédito e Classe A: As variantes mais comuns para esta classe são Gold e Platinum: Maior limite, mais benefícios e serviços diferenciados. No caso da Credicard Itaú: Gold: renda mínima de R$ 2,500 Platinum: renda mínima de R$ 9.400 Fonte: PNAD 2004 IBGE

População com 18 anos ou mais: Perfil da Classe A – regiões BR 18+: 7% Classe A: 4% BR 18+: 26% Classe A: 12% BR 18+: 7% Classe A: 9% BR 18+: 45% Classe A: 56% Dentre as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, 4% possuem renda superior a R$ 2.500: 4,9 milhões de pessoas BR 18+: 15% Classe A: 18% População com 18 anos ou mais: 122 milhões Fonte: PNAD 2004 IBGE

Perfil da Classe A – faixa etária Rendimentos superiores a R$ 2.500 começam a ter maior incidência a partir dos 35 anos (82% acima desta idade); Faixas intermediárias (35 a 54 anos) correspondem a 56% da população Classe A Fonte: PNAD 2004 IBGE

População brasileira em geral: Perfil da Classe A – sexo 1,5 milhão de mulheres 2,3% das mulheres com mais de 18 anos ganham mais de R$ 2.500 3,4 milhões de homens 5,9% dos homens com mais de 18 anos ganham mais de R$ 2.500 População brasileira em geral: 51% mulheres 49% homens Fonte: PNAD 2004 IBGE

Cartões Alta renda movimentaram R$ 3,1 bilhões em junho de 2006 Os cartões e a Classe A Cartões Alta renda movimentaram R$ 3,1 bilhões em junho de 2006 Em junho/2006: 10% dos cartões em posse do público Classe A... ... Que movimentaram 24% do volume transacionado. Crescimento de 7% no volume de transações (jun/05 vs jun/06) Fonte: Pesquisas Credicard

Os cartões e a Classe A – faixa etária Ticket Médio R$ 107 R$ 114 R$ 123 R$ 125 R$ 126 R$ 120 A distribuição de cartões na Alta renda se mostra próxima à distribuição populacional desta classe; A faixa de 18 a 24 anos apresenta o menor ticket médio: maior freqüência de uso; A faixa de 25 a 44 anos movimenta o maior volume de transações por cartão: maior intensidade de uso Fonte: Pesquisas Credicard

Apenas lembrando a distribuição populacional da Classe A: Os cartões e a Classe A – sexo A distribuição dos cartões entre homens e mulheres é similar à distribuição total da Classe A: Apenas lembrando a distribuição populacional da Classe A: 70% homens 30% mulheres Ticket médio: R$ 123 Ticket médio: R$ 120 Homens Classe A movimentaram R$ 2,2 bilhões em junho/2006 Mulheres Classe A movimentaram R$ 920 milhões em junho/2006 Fonte: Pesquisas Credicard

Distribuição regional Os cartões e a Classe A – regiões Distribuição regional Cartões: 2% Volume: 2% Cartões Classe A: 5% Volume Classe A*: 5% Cartões: 8% Volume: 6% Cartões Classe A : 18% Volume Classe A*: 16% Cartões: 11% Volume: 10% Cartões Classe A : 8% Volume Classe A*: 10% Cartões: 75% Volume: 79% Cartões Classe A: 58% Volume Classe A*: 60% Cartões: 4% Volume: 3% Cartões Classe A : 11% Volume Classe A*: 9% Norte, Nordeste e Sul apresentam maior concentração de Classe A no mercado de Cartões; Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste apresentam maior uso dos plásticos. * Volume movimentado com cartão de crédito em junho/2006. Fonte: Pesquisas Credicard

Compras internacionais Na carteira de compras dos consumidores da Classe A em junho/06, 5,5% são internacionais (cartões emitidos no Brasil comprando no exterior); Representatividade quase 6 vezes superior aos demais; Movimentação de R$ 170 milhões em junho/06 Ticket médio de R$ 265 (em comparação com os R$ 186 dos demais) Fonte: Pesquisas Credicard

Parcelamentos sem juros Em compras parceladas sem juros em junho/2006, a Classe A: Utilizou em menor proporção que os demais: 41% x 51%; Movimentou R$ 1,3 bilhões; Apresentou ticket médio de R$ 319 (em comparação com os R$ 183 dos demais): Parcelam menos, mas quando o fazem, o ticket médio é 174% superior. Fonte: Pesquisas Credicard

Evolução 2006 x 2005 O volume transacionado pela Classe A está previsto em R$ 38,3 bilhões em 2006 Os cartões Classe A apresentaram evolução expressiva no volume de transações (7%, acima do PIB esperado para este ano); O mercado total de cartões cresceu em ritmo superior devido ao forte impacto causado pelo crescimento das classe baixa e média; A Classe A comprou mais no exterior e parcelou menos Fonte: Pesquisas Credicard

Em resumo Os 10% de cartões da classe A movimentaram 24% de todo o volume em junho/2006; O público Classe A faz menos compras parceladas (41% contra 51%), mas faz muito mais compras internacionais (5,5% versus 0,8%), se comparado com os demais O cartão de crédito apresenta distribuição semelhante na classe A com relação a sexo: 30% das mulheres com renda superior a R$ 2.500 possuem 32% dos cartões e movimentam 30% do volume de transações (R$); O mercado de cartões no Nordeste apresenta maior concentração em termos de renda: os 8% de plásticos englobam 18% dos cartões classe A.