Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
Advertisements

O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Categorias da Narrativa
O TEXTO NARRATIVO.
Categorias da Narrativa
Categorias da narrativa
CONTO analisando a estrutura
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Características da Narrativa
Um espaço, uma “estória”
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Crônica Um gênero do cotidiano.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
A narrativa de ficção Realidade e ficção nas narrativas
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Elementos da narrativa
Discurso direto, indireto e indireto livre
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
NARRATIVAS DE AVENTURAS
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Categorias da Narrativa
Texto Narrativo.
A narração.
Contando um pouco sobre CONTOS
TIPOS DE DISCURSOS Prof.ª Irlane Araújo.
Tipologia Textual: Texto Narrativo Definição Exemplo Características.
CATEGORIAS DA NARRATIVA
A NARRAÇÃO.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
A NARRAÇÃO.
GÊNERO NARRATIVO Conto.
Narrativa de terror e de suspense
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Categorias da Narrativa Sistematização
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Discurso Directo e Discurso Indirecto
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
O que é narração? É o texto que relata fatos ou acontecimentos reais ou fictícios, de forma linear ou não-linear,com a participação de personagens cuja.
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
TEATRO.
QUE TAL DESCOBRIR COMO CONSTRUIR UM CONTO?
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Discurso direto e discurso indireto
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
A NARRAÇÃO.
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
Professor: Chico Arruda
A NARRAÇÃO 1º ANO – ENSINO MÉDIO TURMA 1º M03 Professora: Patrícia Portela.
Transcrição da apresentação:

Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.

Esquema da narrativa Personagem vive Personagem passa viver situação A situação B Sucessão de ações ( passagem temporal) conflito resolução mudança de situação

Elementos da Narrativa Tempo Personagens Espaço Enredo

Tempo Cronológico É aquele em que os fatos são apresentados de acordo com a ordem dos acontecimentos. Psicológico É aquele em que os fatos são apresentados de acordo com o subconsciente de uma ou mais personagens.

Espaço É o lugar ( ambiente/ cenário) em que a narrativa ocorre. Sua construção é importante, pois contribui para elaboração da personagem.

Personagens É um ser criado para uma narrativa. Pode simular as características de uma pessoa; pode ser um animal, sentimento ou objeto personalizado.

Personagens Protagonista Personagem central, sobre a qual recai o interesse da narrativa. Antagonista Elemento ou pessoa que cria o clima de tensão opondo-se ao protagonista.

Personagens Secundárias Personagem sem grande importância na narrativa, também chamados de coadjuvantes. Narrador Narrador personagem. 1º pessoa. Narrador observador. 3º pessoa.

Enredo É o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a ação de um texto narrativo. Organiza-se de diversas formas.

Enredo 1.Situação inicial Personagens e espaços são apresentados. 2.Quebra da situação inicial Um acontecimento modifica a situação apresentada.

Enredo 3.Estabelecimento de um conflito 4.Desenvolvimento Surgimento de uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. 4.Desenvolvimento Busca da solução de conflito.

Enredo 5. Clímax Ponto de maior tensão na narrativa. 6. Desfecho Solução do conflito. Não significa que há um final feliz.

Esquema do enredo Personagem A vivi conflito X que se resolve assim Após o conflito, a personagem A não será mais a mesma do início da narrativa

Linguagem 1.Verbos: que indicam ação. 2. Tempos verbais. . Presente . Pretérito Perfeito/Imperfeito/ Mais- que- perf. “Assim que viu que já eram sete horas, lembrou se Ana Rita num sobressalto, que fez com que as pernas bambeassem, de que se esquecera do encontro...”

Linguagem Discurso direto Discurso indireto 1. Reprodução fiel da fala da personagem. 2.Marcada pelo dois pontos, travessão e por aspas. 3. Verbos de elocução 1.Narrador utiliza as próprias palavras para reproduzir a fala da personagem. 2. Verbos de elocução.

Linguagem Discurso Indireto “Sensível ao apelo do governo para economizar gasolina, ele disse: Discurso Direto - Mulher, prepare a sunga esportiva.”

Linguagem Descrição “A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a “Machona”, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo.”

Linguagem Uso de expressões temporais Antes disso, durante, depois, antes, autrora, finalmente, por último, enquanto, mais tarde, simultaneamente, previamente, então. quando,um dia, neste momento, no instante em que, certa vez...

Resumex 1.relato de fatos. 2.presença de narrador personagem ou narrador observador. 3.apresentação de conflito. 4. uso de verbos de ação. ( presente e passado) 5. é mesclada com descrições ( verbos de ligação) 6. o diálogo direto é frequente. 7. uso de expressões temporais.