Mariza Inês da Silva Pinheiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maio / 2006.
Fundação Roberto Marinho
Publicações Eletrônicas
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TICS E A ESCOLA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Blog e Educação.
Aula 6: Redes Sociais - (Facebook)
Aula 7: Portais de Noticias
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Internet é definida como diversas redes de computadores conectadas umas as outras. É considerada, uma rede de redes, formada por redes universitárias,
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Silvia Castro Marcelino*
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004
Redes Sociais e Mídias na Educação
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
Escolhendo o nosso Futuro
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
Instituições responsáveis:
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED

Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Rethinking Literacy Education in New Times:
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Transcrição da apresentação:

Mariza Inês da Silva Pinheiro O bibliotecário e a universidade: reflexões sobre a produção, organização e disseminação, conhecimento cientifico Mariza Inês da Silva Pinheiro mariza.ines@terra.com.br Campus Universitário de Rondonópolis - UFMT Curso de Biblioteconomia

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Fontes informacionais Até os anos 90 = impressas; Anos 00 = impressas e eletrônicas; A partir do anos 20 = ?

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Evolução tecnológica anos 90: Interação humano-computador (automação); anos 2000: fontes informações eletrônicas; Scielo, Portal Capes, Portal Domínio Público BDTD, SEER; Biblioteca virtuais; Repositórios digitais;

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Evolução tecnológica Permitem desenvolver novos produtos e serviços de forma a satisfazer as necessidades de informação; Com um clic, tudo pode ser encontrado na Internet;

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Base da sociedade contemporânea é a INFORMAÇÃO; TICs organiza redes capazes de processarem e disseminarem a informação em alta velocidade em tempo real.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Consequências das TICs

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Sociedade da informação; Era da informação; Excesso de informação; Dilúvio da informação; O Biblioteca e a Web 2.0; O bibliotecário e os TICs; As habilidades e competências do PI.; Bases de dados; Redes sociais (Facebook, blogs, twitter, MySpace, orkut) ; Biblioteca digital/virtual; Repositório digital; Livros eletrônicos; Google Books

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA As tecnologias estão presentes! E nós bibliotecários?

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Redução do campo de trabalho?

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA SERVIÇO DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO DIGITAL

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Serviço de Referência e Informação Digital Troca de informação entre bibliotecário e usuário. Ex. Chat, a videoconferência, o correio eletrônico, o formulário na web.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Serviços de referência Atividades: Nas bases de dados; Bibliotecas digitais; O sistema Editoração Eletrônico de Revistas (SEER); Repositório Digital; Redes sociais; Gestão de eventos.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Serviços de referência Atividades: Bibliotecas tradicionais (universitária, escolar, pública e especializada). Orientações nas pesquisas; Normalização; Levantamento bibliográfico; Cursos; palestras.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Serviço Referência Digital As páginas do SRD tem que estar sempre atualizadas e com informações novas; Estabelecer política de funcionamento; Promover SRD nas redes sociais. Lembrete: criar um canal de comunicação não significa criar conteúdo.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA REDES SOCIAIS

Serviço de referência digital REDES SOCIAIS Serviço de referência digital e as Redes sociais

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Redes sociais Nas redes sociais as pessoas: comunicam, partilham, divulgam pensamentos, momentos, episódios das suas vidas. É um mundo onde todos se encontram e “convivem”. Trocam-se comentários, mensagens, fotografias, vídeos, músicas, entre outras.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Redes sociais Exemplos Facebook, blogs, twitter, MySpace, Orkut, etc.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Redes sociais

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Redes sociais

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Uma reflexão sobre possíveis mudanças em bibliotecas. E-BOOK http://alexdasilveira.com/?p=438

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Biblioteca britânica oferecerá milhares de livros em e-book.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Em parceria com a Microsoft, a Biblioteca Britânica deve disponibilizar cerca de 65 mil livros clássicos do século XIX em formato de e-book.

REDES SOCIAIS Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários Goethe-Institut Portugal http://www.goethe.de/ins/pt/lis/prj/iek/gam/pt5837032.htm

REDES SOCIAIS Se é possível comunicar, encontrar e disponibilizar informação livremente na Internet, para que servem os bibliotecários, profissionais que nunca foram vistos como sendo particularmente inovadores ou apologistas das tecnologias?

REDES SOCIAIS Conseguirão os bibliotecários participar deste processo? Como eles conseguirão acompanhar as evoluções tecnológicas de ponta? E deverão fazê-lo?

REDES SOCIAIS Como serão transmitidos no futuro os conteúdos culturais e científicos? A forma de aprendizagem esta alterando, como utilizar?

REDES SOCIAIS O que significam os jogos de computador e a Web 2.0 para o trabalho futuro do bibliotecário e como é que isso irá influenciar a formação profissional do bibliotecário?

REDES SOCIAIS Poderemos ter, no futuro, apenas uma formação única para o bibliotecário ou irá este passar a ser apenas um termo geral que engloba várias atividades multifacetadas?

Blog – Balcão de biblioteca REDES SOCIAIS BIBLIOGAMES Blog – Balcão de biblioteca Portugal http://balcaodebiblioteca.blogspot.com/2008/08/vertente-ldico-didctica-dos-bibliogames.html

Vertente lúdico-didático dos Bibliogames Uma forma de atrair as crianças até às bibliotecas e estimular o seu interesse pelo funcionamento são os Bibliogames. Estes jogos nas bibliotecas alia o lazer/divertimento à aprendizagem, pois o público infanto-juvenil apreende, assim, qual o circuito dos livros, qual o papel do bibliotecário e outras noções igualmente importantes.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Disponibilização das Fontes informacionais A partir de 2020?

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA 2020 – A comunicação móvel (celular) será principal meio de conexão na Internet.

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA COMO MUDAR ESSA CONCEPÇÃO? QUEM TEM QUE MUDAR ESSA REALIZADE?

BIBLIOTECÁRIO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA Bibliotecas tradicionais Alunos tem pouco contato com o bibliotecário; Poucos conhecem quem é o bibliotecário; Poucos sabem do papel do bibliotecário; Muitos ainda vêem o bibliotecário apenas em ambientes da tradicional biblioteca; Falta de valorização do bibliotecário.

REFERÊNCIAS MORENO, Patrícia da Silva; SANTOS, Plácida Leopoldina V. A. da Costa. Proposta de um modelo do serviço de referência digital para a otimização de busca às informações disponíveis em catálogos digitais. Inf & Inf . , Londrina, v. 14, n.1, p. 1 – 17, jan. / jun. 2009. SILVA, Helena Pereira da; Jambeiro, Othon; Barreto, Ângela Maria. Bibliotecas digitais: uma nova cultura, um novo conceito, um novo profissional. In Marcondes et. al, Bibliotecas digitais - saberes e práticas. Brasília: IBICT, 2006

Mariza Inês da Silva Pinheiro O bibliotecário e a universidade: reflexões sobre a produção, organização e disseminação, conhecimento cientifico Mariza Inês da Silva Pinheiro mariza.ines@terra.com.br Campus Universitário de Rondonópolis - UFMT Curso de Biblioteconomia