São Cirilo e São Metódio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
fidelidade do sacerdote»
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
São Joaquim e Santa Ana Pais de Nossa Senhora.
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Oração Eucarística III
Glorificarei Teu Nome ó Deus Com cânticos Te celebrarei.
HISTÓRIA DA IGREJA.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Nossa Senhora das Neves
Segundo uma sólida tradição sustentada nas histórias mais antigas, a imagem de Nossa Senhora da Evangelização foi obsequiada à recém criada diocese.
Jesus chama os apóstolos...
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
19 junho junho 2010 ANO SACERDOTAL
FESTA DE CORPUS CHRISTI
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Cânticos, mensagens e orações de uma multidão emocionada pontuaram a vigília iniciada às vinte horas do dia 08/06/2010, na Igreja da Imaculada Conceição.
Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha.
João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601, na pequena vila de Ri, próxima de Argentan, no norte da França. Era o primogênito de Isaac e Marta que.
Santo André, Apóstolo.
A catequese sempre exerceu um fascínio tão grande sobre Pedro Canísio que, quando tinha menos de treze anos, ele já reunia meninos e meninas à sua volta.
Rainha dos Apóstolos.
Vaso Insigne de Devoção
Santos Cirilo e Metódio
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Rainha das Virgens.
Mãe do Salvador.
São Judas Tadeu.
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
No mês de Setembro comemoramos o
Apresentação do Senhor
Martinho Lutero.
A eucaristia Começar.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Formação Básica para Novos Vicentinos
Reforma protestante e contrarreforma católica
São José Pai adotivo de Jesus, Esposo de Maria
São Benedito, o Negro.
Série: Atos dos apóstolos Atos
Catequese 2.
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
«Devora-me o zelo pela tua casa».
Virgem das Três Mãos “Eu não venero a matéria, mas o criador da matéria, que se fez matéria por mim e se dignou habitar na matéria e realizar minha salvação.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
Para o mundo profano este dia representa um instante negativo, mas os cristãos sabem que não é verdade. Tanto que este dia lembra um momento histórico.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Margarida nasceu em 22 de agosto de 1647, em Verosvres, na Borgonha, França. Sua formação cultural e religiosa foi feita por monjas clarissas. Porém,
O Rosário.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
1.1 Poderes e Crenças – Multiplicidade e Unidade
REFORMA E CONTRARREFORMA
Imaculada Conceição da Virgem Maria
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
 ESQUEMA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – O documento “Inter Mirifica” “Inter Mirifica” aprovado aos 27 de novembro de 1963, com votos, 15 contrários.
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Missa do 7º Dia Palestra Pe Andrzej Wojteczek Quando, como e por que surgiu tal costume? Qual o seu significado?
Poder da Igreja na Idade Média
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
Transcrição da apresentação:

São Cirilo e São Metódio

Dois irmãos, uma só fé. Ninguém vai para o Céu sozinho Dois irmãos, uma só fé. Ninguém vai para o Céu sozinho. A vida desses dois santos, que a liturgia da Igreja comemora hoje, nos mostra o caminho da salvação! Constantino nasceu em 826 na Tessalonica, atualmente Salonico, Grécia. Seu pai era Leão, um rico juiz grego, que teve sete filhos. Constantino o caçula e Miguel o mais velho, que mudaram o nome para Cirilo e Metódio respectivamente, ao abraçarem a vida religiosa.

Cirilo tinha catorze anos quando o pai faleceu Cirilo tinha catorze anos quando o pai faleceu. Um amigo da família, professor Fócio, que mais tarde ajudou seu irmão acusado de heresia, assumiu a educação dos órfãos em Constantinopla, capital do Império Bizantino. Cirilo aproveitou para aprender línguas, literatura, geometria, dialética e filosofia. De inteligência brilhante, se formou em tudo.

Rejeitando um casamento vantajoso, ingressou para a vida espiritual, fazendo votos particulares, se tornou bibliotecário do ex-patriarca. Em seguida foi cartorário e recebeu o diaconato. Mas sentiu necessidade de se afastar, indo para um mosteiro, em Bosforo. Seis meses depois foi descoberto e designado para lecionar filosofia. Em seguida, convocado como diplomata para a polemica questão sobre o culto das imagens junto ao ex-patriarca João VII, o Gramático. Depois foi resolver outra questão delicada junto aos árabes sarracenos que tratava da Santíssima Trindade. Obteve sucesso em ambas.

Seu irmão mais velho, que era o prefeito de Constantinopla, abandonou tudo para se dedicar à vida religiosa. Em 861, Cirilo foi se juntar a ele, numa missão evangelizadora, a pedido do imperador Miguel III, para atender o rei da Morávia. Este rei precisava de missionários que conhecessem a língua eslava, pois queria que o povo aprendesse corretamente a religião. Os irmãos foram para Querson aprender hebraico e samaritano.

Nesta ocasião, Cirilo encontrou um corpo boiando, que reconheceu ser o papa Clemente I, que tinha sido exilado de Roma e atirado ao mar. Conservaram as relíquias numa urna, que depois da missão foi entregue em Roma. Assim, Cirilo continuou estudando o idioma e criou um alfabeto, chamado “cirílico”, hoje conhecido por “russo”. Traduziu a Bíblia, os Livros Sagrados e os missais, para esse dialeto. Alfabetizou a equipe dos padres missionários, que começou a evangelizar, alfabetizar e celebrar as missas em eslavo.

Isto gerou uma grande divergência no meio eclesiástico, pois os ritos eram realizados em grego ou latim, apenas. Iniciando o cisma da Igreja, que foi combatido pelo então patriarca Fócio com o reforço de seu irmão. Os dois foram chamados por Roma, onde o papa Adriano II, solenemente recebeu as relíquias de São Clemente, que eles transportavam. Conseguiram o apoio do Sumo Pontífice, que aprovava a evangelização e tiveram os Livros traduzidos abençoados.

Mas, Cirilo que estava doente, piorou Mas, Cirilo que estava doente, piorou. Pressentido sua morte, tomou o hábito definitivo de monge, cinqüenta dias depois, faleceu em Roma no dia 14 de fevereiro de 868. A celebração fúnebre foi rezada na língua eslava, pelo papa Adriano II, sendo sepultado com grande solenidade na igreja de São Clemente. Cirilo e Metódio foram declarados pela Igreja como “apóstolos dos eslavos”. O papa João Paulo II, em 1980, os proclamou junto com São Bento “Patronos da Europa”.

Miguel, primogênito dos sete filhos do juiz grego Leão, nasceu em 814 na Tessalonica, atual Salonico, Grécia. Tinha vinte e seis anos e era prefeito de Constantinopla, capital do Império Bizantino, quando seu pai morreu.

Metódio foi ordenado sacerdote pelo papa Adriano II em 868 e, depois da cerimônia do sepultamento do irmão, foi nomeado delegado apostólico, consagrado bispo, e estabelecido como arcebispo para a Iugoslávia e Morávia. Uma carta, que o credenciava junto aos principados eslavos, continha a aprovação sem reservas para a liturgia na língua eslava.

Os acontecimentos políticos impediram que Metódio retornasse a Morávia Os acontecimentos políticos impediram que Metódio retornasse a Morávia. Ficou, então nos domínios do principado iugoslavo, que tinham sido evangelizados até Áustria. Ali foram inevitáveis os desencontros entre o clero latino e o novo clero eslavo. Inclusive, Metódio foi preso, traído diante do concílio de Ratisbona e condenado ao exílio na Suécia.

O então papa João VIII, em 878, interveio energicamente e ele foi solto, mas reprovou as suas novidades lingüísticas na liturgia. Porém, Metódio, estava fortalecido pela aprovação do papa anterior, podendo dar continuidade à evangelização iniciada. Depois de um ano de tranqüilidade, novos protestos se elevaram contra ele, sendo acusado de heresia. Convocado a se apresentar em Roma pelo papa João VIII, não só se justificou como o convenceu a lhe dar seu apoio.

Com uma carta oficial da Santa Sé, ele foi confirmado nas funções, e autorizado a usar o eslavo na liturgia, mas pedindo que o Evangelho fosse lido em latim antes que em eslavo. Porém o imperador germânico preferia outro bispo, que celebrava a liturgia em latim. A confusão estava formada. Tudo se complicou quando surgiu uma falsa carta do papa, que dizia o oposto da anterior apresentada por Metódio. Em 881 a Santa Sé, negou formalmente a falsa carta. Mas isto não pôs fim à dificuldade, o clero alemão continuou sua oposição.

Nesta época, Metódio, foi para Constantinopla a convite do imperador, para se juntar ao então patriarca Fócio, seu antigo professor e amigo da família. Assim, continuou com seus discípulos, o seu apostolado e a tradução da Bíblia e dos Livros Litúrgicos a quem precisasse. Morreu em 6 de abril de 885 em Velehrad, Tchecoslováquia, onde foi sepultado na igreja da Catedral.

Imagens - Trabalhadas por Graziela Música - Auntum Rose Texto - Internet Imagens - Trabalhadas por Graziela Música - Auntum Rose Formatação - Altair Castro 19/02/2010