Virgem Venerável.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVE MARIA.
Advertisements

Vida da Virgem Maria Maria é mãe de Deus e nossa Mãe.
C ATEQUESE 27 CREIO.
«PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS»
A bendita entre as mulheres
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Maria, mãe de Deus, Mãe do Povo.
"Ave Maria, cheia de Graça"
Virgem Louvável.
“Na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende.”
Carta resposta Ligue o som Clique para avançar.
Rainha de todos os Santos
O DOM DOS DONS.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito!
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Mãe Amável.
Virgem Maria.
Rainha dos Apóstolos.
Vaso Insigne de Devoção
Virgem das Virgens.
Rainha dos Profetas.
Mãe do Salvador.
Maio! Mãe! Maria! A coragem de ser Mãe e Mestra!
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
O CULTO À VIRGEM MARIA.
Culto à Virgem Maria.
Maria a Bem-Aventurada
Maria – A Serva do Senhor
Fé: principal virtude de Maria
Virgem Clemente.
Maria - Um modelo de fé.
† ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Maria de Pentecostes.
Maria, Discípula de Jesus Cristo
Maria Mãe da Eucaristia
Ave Maria.
Ave Maria.
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Ave Maria Comentada.
Nossa Senhora das Dores
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
MARIOLOGIA DO VATICANO II
Torre de marfim.
Nossa Senhora do Equilíbrio
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
Mãe Maria.
Oração do Terço.
Rainha dos Confessores
Oração do Terço Mistérios Gozosos.
Maria a escolhida de Deus
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
Assunção de Maria.
Mãe do Criador.
Caríssimos Ano que se abre para um novo horizonte, “Ano da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo” de 2012, Ano da Fé como nos diz nosso Papa Bento XVI,
a sua prima Santa Isabel
Mistérios Dolorosos.
Logo depois de ter narrado a Anunciação, o evangelista São Lucas faz-nos de guia, seguindo os passos da Virgem em direção a “uma cidade de Judá” (Lc1,39).
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Uma mulher cheia de Graça!
Virgem Maria no projeto de Salvação
GRANDES VERDADES SOBRE A COMUNHÃO CRISTÃ
Maio, mês de Maria Clicar O mês de maio mais uma vez chega com muita esperança para todos nós.
Deus vem salvar o seu povo: Alegrai-vos e dai graças
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua,
Transcrição da apresentação:

Virgem Venerável

Quando nós católicos veneramos Maria, não fazemos nada mais do que repetir o gesto de sua prima Santa Isabel que disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Logo em seguida a própria Maria profetiza por ação do Espírito Santo: “Sim! Doravante todas as gerações me chamarão de bendita, pois o todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor!” (Lc 1,48).

Fazemos parte desta geração que tem coragem de cumprir a profecia bíblica e chamar Maria de “bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. Este é o fundamento do culto mariano. A Igreja Católica pratica o culto em espírito e  verdade (cf. Jo 4,24), no qual adora o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e “venera com particular amor Maria Santíssima, Mãe de Deus” (Sacrosanctum Concilium 103),

e honra com religioso obséquio a memória dos mártires e dos outros santos, conforme proclamou o Papa Paulo VI na sua Encíclica Marialis Cultus, em 1974. Em hipótese alguma podemos admitir a acusação superficial de alguns evangélicos de que os católicos “adoram Maria”. Se algum membro da Igreja Católica comete este desvio deve ser advertido. Maria, juntamente com todos os mártires e santos… o céu inteiro se une à terra para prestar um culto de adoração à Deus.

Assim como na Bíblia, no culto cristão, Maria e os santos aparecem como setas que apontam para o endereço da salvação: Jesus. Maria não é ponto de chegada. Ela é uma dica para os que querem encontrar Jesus. É bendita, abençoada, cheia de graça. Não é possível simplesmente ignorar Maria como alguns pretendem fazer, como se isso fosse diminuir a figura de Jesus. Pelo contrário, qual é o filho que não fica feliz ao ouvir elogios feitos à sua mãe?

Um evangélico certa ocasião encontrou um conhecido bispo e reclamou: “- Tenho um pouco de inveja de vocês católicos. Eu não consigo viver em minha igreja o versículo da bíblia em que Maria profetiza que todas as gerações a chamarão de bendita. Nós não conseguimos rezar a ave-maria. Temos um bloqueio histórico.” Isso é verdade. E é verdade também que já aconteceram na história da Igreja alguns abusos em que a figura de Maria acabava sendo colocada acima da de Cristo.

Contra estes abusos alguns evangélicos com justiça reagiram Contra estes abusos alguns evangélicos com justiça reagiram. Mas daí a excluir completamente o culto mariano é um exagero que também eles poderiam aos poucos corrigir. Na verdade, Lutero, o pai da reforma protestante, não tinha esse bloqueio e chegou a compor músicas em honra a Maria. Não tenho ouvido essas canções nos cultos evangélicos de hoje. Certamente lá no céu Jesus se pergunta: “-Porque será que alguns dos que se dizem meus discípulos lá na terra, nunca elogiam a minha mãe?”

Venerar Maria não é adorar Venerar Maria não é adorar. É simplesmente elogiar a ação de Deus nesta criatura. Ela é a obra-prima do Criador. Como não reconhecer tamanha ação da graça? No fundo não veneramos Maria, mas a ação de Deus em sua vida.

e estar disposto a imitá-las em nossa vida. Maria é para nós um exemplo de mulher que sabia ouvir, responder, rezar, obedecer, entregar-se a Deus, interceder, servir, seguir Jesus até a cruz, estar presente no pentecostes. Ela é nosso primeiro exemplo de alguém que viveu o culto em espírito e verdade proposto por Jesus. É mãe e discípula. Venerar Maria é reconhecer essas virtudes e estar disposto a imitá-las em nossa vida.

AVE! Virgem Venerável, rogai por nós. Devemos purificar nosso culto mariano evitando todos os exageros para edificar os irmãos na fé até o dia em que ecumenicamente possamos rezar juntos a ave-maria, como o anjo Gabriel não teve vergonha de fazer, afinal, até os céu proclamam: AVE! Virgem Venerável, rogai por nós.

Formatação – Altair Castro Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria F. P. Tosti – Imagens Google Formatação – Altair Castro