Comunicação, Arte e Cultura

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REALISMO Ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
Transcrição da apresentação:

Comunicação, Arte e Cultura HISTÓRIA DA ARTE Alguns momentos do pensamento e produto da arte na história da humanidade

ROCOCÓ Século XVIII Arquitetura: Manifesta-se principalmente na decoração dos espaços interiores (abundante e delicada ornamentação) Pintura: Cores suaves, tons pastéis (verde-claro, cor-de-rosa) Formas mais leves e delicadas Uso da técnica pastel Temas: cenas graciosas, valores e sensualidade de uma sociedade fútil Desaparecem os contraste de claro-escuro, predomina as tonalidades claras e luminosas

O Balanço, Fragonard, 1768)

Embarque para Citera, Watteau, 1712-1717

The love song. Antoine Watteau

Antoine Watteau. Substituem as pinturas de temas religiosos e históricos.

Maria Antonieta.

Fragonard.

11

NEOCLASSICISMO Final do Século XVIII e início do Século XIX Academicismo Burguesia fortalecida após a Revolução Francesa Império de Napoleão Princípios da Antiguidade greco-romana Arquitetura: Modelo dos templos greco-romanos e/ou do Renascimento italiano Pintura inspirada na escultura clássica e renascentista

Igreja de Santa Genoveva, transformada em Panteão Nacinal, Paris Igreja de Santa Genoveva, transformada em Panteão Nacinal, Paris. 1757-1792. Projeto de Jacques Germain Souflot. 17

Porta de Brandemburgo, Berlim. 1789-1794 Porta de Brandemburgo, Berlim. 1789-1794. Projeto de Karl Gottard Langhans. 18

19

Inglaterra. Século XIX 20

J. Louis David

Bonaparte antravessando os Alpes. Jacques Louis David. 1801 Maior representante da pintura neoclássica – pintor da Revolução Francesa e pintor oficial do Império de Napoleão.

25

O Banho de Diana. Jacques Louis David. 26

A Morte de Sócrates. Jacques Louis David. 1787 27

A Morte de Sêneca. J. Louis David

A Morte de Marat. Jacques Louis David. 1793 29

Paris e Helena. Jacques Louis David

Patroclus. David

Juramento. Jacques Louis David

The sabine women. J. Louis David

The farewell of Telemachus and Eucharis. J. Louis David.

Auto retrato. Jean Auguste Dominique Ingres. Século XIX.

Odalisca. Ingres. Século XIX.

A Fonte. Jean Auguste Dominique Ingres. Século XIX. O Jardim das Delícias, Hieronymus Bosch. 1500

O Jardim das Delícias, Hieronymus Bosch. 1500 Louis Bertin (1832), Ingres.

O Jardim das Delícias, Hieronymus Bosch. 1500 Ingres. Século XIX.

O Banho Turco, Ingres. O Jardim das Delícias, Hieronymus Bosch. 1500

O Jardim das Delícias, Hieronymus Bosch. 1500 A Banhista de Valpiçon (1808), Ingres.

Homem Nu, Ingres. O Jardim das Delícias, Hieronymus Bosch. 1500

ROMANTISMO Recupera o dinamismo e o realismo negado pelos neoclássicos Composição em diagonal Cor e contraste valorizados, produzindo dramaticidade Temas: Fatos nacionais e contemporâneos dos artistas A natureza ganha maior importância

Francisco José Goya y Lucientes (1746-1828) PINTORES Francisco José Goya y Lucientes (1746-1828) Eugène Delacroix (1799-1863) Joseph Mallord William Turner (1775-1851) John Constable (1776-1837) 44

A Maja desnuda, Goya.

A Maja vestida, Goya. 47

Vendimia, Goya. 48

Cabra cega, Goya. 49

Saturno devorando um de seus filhos, Goya. 50

Da série “As dores do mundo, Goya. 51

Colosus, Goya. 52

Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808, Goya. 53

Duas velhas comendo, Goya 54

REALISMO 1850-1900 Crescente industrialização Arquitetura: Procura atender às novas necessidades urbanas (fábricas, estações, armazéns, lojas, escolas, hospitais...) Representação da realidade igual estudo científico de um fenômeno natural Pintura da realidade imediata e não imaginada 57

Courbet. 58

59

Moças Peneirando Trigo, Courbet. 60

Courbet. 61

Courbet. 62

Courbet. 63

Proudhon, Courbet. 64

Bom dia, Courbet. 65

Courbet. 66

Ringue, Courbet. 67

Édouard Manet (1832 – 1883) 68

Almoço na Relva, E. Manet. 69

O Concerto Campestre, Giorgione, renascentista, 1501-1510. 70

Olympia, E. Manet. 71

Bar de Folies-Bergère, E. Manet. 72

Tocador de Pífano, Manet. 73

74

75

AUGUSTE RODIN (1840-1917) Balzac, 1892 – 1897 76

Os Burgueses de Calais. 77

78

Eu Bela, Rodin. 79

O Beijo, Rodin 80

O Pensador, Rodin 81

82

Busto de homem, Rodin 83

Estudos de desenho para escultura de Auguste Rodin 84

BIBLIOGRAFIA GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 16 ed BIBLIOGRAFIA GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. RIBEIRO, Flexa. História Crítica da Arte. 1 ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1962.