ISCTE-IUL 29-4-2014 O contexto normativo da comparação entre sistemas de protecção social 29 de Abril de 2014 Pierre Guibentif ISCTE-IUL / Mestrado em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng.
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Dynamed Tutorial de uso.
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Discriminação em razão da Nacionalidade
Origens e fundamentos do Direito do Consumo
Direito da União Europeia
Noção de Direito dos Estrangeiros
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
A Regulação Europeia do Mercado Electrónico Manuel David Masseno Seminário Comércio Electrónico Internacional: que enquadramento normativo Beja, 11 Maio.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Ensino médio e Educação Profissional Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm.
UNIÃO EUROPÉIA UNIÃO EUROPÉIA.
Alargamento Vs Aprofundamento
SEMANA 10 – TRANSMISSÃO SERIAL DE SINAIS EM REDES INDUSTRIAIS
UNIÃO EUROPÉIA.
O QUE SABER - FLEXIBILIDADE
PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO
Prof. Jeferson C. de Souza
Pesquisas do Mercado Turístico do Recife
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
Direitos e Deveres da Pessoa
PRÉ-COLOMBIANOS 30/03/2017
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
Manipulação das Massas
ÉTICA Humanizando as Relações
União Européia.
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS Curso de Especialização 16/6/20141www.nilson.pro.br.
Clique para editar o título mestre 17/6/20141 Clique para editar o estilo do título mestre 17/6/ Clique para editar o estilo do título mestre 17/6/20141.
Ensino Fundamental de 9 anos
Impressionismo 02/04/2017
UNIÃO EUROPEIA Existe um remédio que (...), em poucos anos, poderia tornar toda a Europa (...) livre e (...) feliz. Trata-se de reconstituir a família.
Trabalho elaborado por Alexandra
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
União Européia O Bloco Europeu.
A cidadania europeia.
A Importância da Contabilidade
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A formação da União Europeia
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
Supporting water sanitation and hygiene services for life Março 2014 O ciclo de desenvolvimento e fornecimento de serviços de água e saneamento Christophe.
Mecânica Quântica: uma abordagem (quase) conceitual
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Tratados da União Europeia
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
União Europeia.
UNIÃO EUROPÉIA.
A construção da Cidadania Europeia
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
O contexto normativo da comparação entre sistemas de protecção social
Transcrição da apresentação:

ISCTE-IUL O contexto normativo da comparação entre sistemas de protecção social 29 de Abril de 2014 Pierre Guibentif ISCTE-IUL / Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais

ISCTE-IUL Introdução histórica Parte 1: até a II Guerra Mondial Desenvolvimento dos dispositivos de protecção social como parte do desenvolvimento do Estado moderno –Motivações: Garantia da ordem pública Mediação entre as classes sociais Legitimação do Estado (exemplar: Império alemão – Bismarck) Face ao carácter nacional dos dispositivos de protecção social (nomeadamente pensões) –Novas necessidades / possibilidades: Coordenar os sistemas nacionais para proteger os migrantes Comparar os sistemas nacionais na perspectiva da sua melhoria 1919: Criação da Organização Internacional do Trabalho –vocacionada, nomeadamente, para a defesa dos interesses dos trabalhadores empregados no estrangeiro (Preâmbulo da Const. OIT) –empreende levantamento internacional dos sistemas de seguros sociais

ISCTE-IUL Introdução histórica Parte 2: depois da II Guerra Mondial Cobertura das necessidades sociais considerada como uma condição da paz e da democracia –Pacto do Atlântico entre os EUA e o RU, de 14 de Agosto de 1941: Depois da destruição do nazismo, esperamos ver estabelecida uma paz (...) que dê a todos os homens de todos os países a possibilidade de viver livres do medo e das carências (cit. por Perrin, 1993) –Discurso de Roosevelt ao Congresso, 6 de Janeiro de 1942: A luta que travamos hoje tem como objectivo essencial dar aos homens a liberdade. Ora o homem do povo só pode desfrutar verdadeiramente a liberdade se esta é acompanhada por uma política social esclarecida. Por isso esta acção social é o objectivo da luta que travam as democracias. (cit. por Perrin 1993) Finda a Guerra, os Estados comprometem-se perante a ONU em reconstruir o mundo para o benefício da humanidade. –Tradução concreta deste compromisso: Declaração Universal dos Direitos do Homem (10 de Dezembro de 1948) Na Europa: –Favorecer a cooperação económica entre as nações e a livre circulação das pessoas. Fonte: Perrin, Guy (1993), Histoire du droit international de la sécurité sociale (La sécurité sociale son histoire à travers les textes, Tome V), Paris, Association pour l'étude de l'Histoire de la Sécurité sociale.

ISCTE-IUL Mapa do direito internacional da segurança social hoje Comunidade internacional Conselho da Europa CEE - UE Fundamentação Declaração universal dos direitos do Homem Pacto internacional sobre os direitos económicos, sociais e culturais Carta Social EuropeiaTratados Coordenação Convenções nº 48 e nº 157 da OIT Convenção europeia de segurança social Regul. 3 e 4 (1958) Regul. 1408/71 e 574/72 Regul. 883/2004 e 987/2009 Harmonização Convenção nº 102 da OIT Código europeu de segurança social Recomendação 92/442/CEE do Conselho Método aberto de coordenação

ISCTE-IUL

6 Fundamentação - Coordenação - Harmonização Comunidade internacional – Conselho da Europa Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social (…) (Declaração universal dos direitos do Homem, 1948) Os Estados Partes no presente Pacto reconhecem o direito de todas as pessoas à segurança social, incluindo os seguros sociais (Pacto internacional sobre os direitos económicos, sociais e culturais, 1966, ratif. Portugal 1978) Com vista a assegurar o exercício efectivo do direito à segurança social, as Partes contratantes comprometem-se (…) a estabelecer um regime de segurança social (…) (Carta Social Europeia, 1961; ratif. Portugal 1991)

ISCTE-IUL Fundamentação - Coordenação - Harmonização CEE – União Europeia A União reconhece e respeita o direito de acesso às prestações de segurança social e aos serviços sociais (…) segundo as modalidades estabelecidas pelo direito comunitário e pelas legislações e práticas nacionais (Carta dos direitos fundamentais da União europeia, proclamada em 6 de Dezembro de 2000, e à qual o artigo 6º do Tratado instituindo a UE, na versão assinada em 13 de Dezembro de 2007 [Tratado de Lisboa] reconhece valor jurídico igual à dos Tratados)

ISCTE-IUL

9 Fundamentação - Coordenação – Harmonização Comunidade internacional – Conselho da Europa Os nove ramos da segurança social, segundo a Convenção nº 102 da OIT, de 1952 e o Código europeu de segurança social, 1964 –Assistência médica –Subsídio por doença –Subsídios por desemprego –Prestações por velhice –Prestações em caso de acidentes de trabalho e de doença profissionais –Prestações às famílias –Prestações de maternidade –Prestações por invalidez –Prestações de sobrevivência

ISCTE-IUL Fundamentação - Coordenação – Harmonização CEE - União Europeia Art. 117 (1957) Al. 1:Os Estados membros concordam na necessidade de promover a melhoria das condições de vida e de trabalho da mão de obra permitindo a sua igualização no progresso. Al. 2: Consideram que uma tal evolução resultará tanto do funcionamento do mercado comum, que favorecerá a harmonização dos sistemas sociais, como dos procedimentos previstos no presente Tratado e da aproximação das disposições legislativa, regulamentares e administrativas. Convergência –Recomendação do Conselho de 27 de Julho de 1992 Método aberto de coordenação –Ver o Joint Report on Social Protection and Social Inclusion 2010

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL Fundamentação - Coordenação - Harmonização Primeiros passos Convenção Franco-Italiana de 15 de Abril de 1904 Convenção nº 48 sobre a conservação dos direitos em matéria de pensões, 22 de Junho de 1938 –Ratificações: Espanha (1937 – denunciada 1986) Hungria (1937 – denunciada 1983) Polónia (1938 – denunciada 1973) Países Baixos (1938 – denunciada 1999) Itália (1952) Israel (1963) Macedónia (1991) Croácia (1991) Eslovénia (1992) Bósnia (1993) Sérvia (2000) Montenegro (2006)

ISCTE-IUL Fundamentos - Coordenação - Harmonização Antecedentes Europeus Cooperação técnica do BIT com: Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido: –Acordo sobre a Segurança Social dos barqueiros do Reno, de 27 de Julho de 1950 Convenção multilateral de segurança social celebrada entre os futuros Estados Membro da CECA, de 9 de Dezembro de 1957 –Transformada em: Regulamento (CEE) nº 3 de 25 de Setembro de 1958

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL Convenções bilaterais de Segurança social celebradas por Portugal, em vigor em 1974

ISCTE-IUL Convenções bilaterais de Segurança social celebradas por Portugal, em vigor em 1986

ISCTE-IUL Convenções bilaterais de Segurança social celebradas por Portugal, em vigor em 2009

ISCTE-IUL Convenções bilaterais de Segurança social celebradas por Portugal, em vigor em 2014

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL Número de pensões pagas em aplicação de acordos internacionais, em 2005

ISCTE-IUL Número de pensões pagas em aplicação de acordos internacionais, em 2005 (retirando a França e a Alemanha)

ISCTE-IUL Número de pensões pagas em aplicação de acordos internacionais, em 2005 (retirando: França, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Reino Unido)

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL Pedidos de pensões, área nacional e área internacional (Percentagens)

ISCTE-IUL Fundamentação - Coordenação - Harmonização Fundamentos, Princípios e Métodos

ISCTE-IUL Fundamentação - Coordenação - Harmonização Acompanhamento / Formação Seminário Segurança social e livre circulação das pessoas na União europeia (26 de Junho de 1998) European Observatory on Social Security for Migrant Workers ( ) Projecto tRESS Training and Reporting on European Social Security (desde 2006) –

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL Comunidade internacional Conselho da Europa CEE - UE Fundamentação DUDH Pacto internacional sobre os dir. econ., sociais e culturais Carta social europeia Tratados Coordenação Conv. OIT 48, 118, 157 Convenção europeia de segurança social Regul. 3, Regul. 1408/71 Regul. 883/2004 Harmonização Conv. OIT 102 Código europeu de segurança social Harmonização Convergência MACoord. Mapa do direito internacional da segurança social hoje

ISCTE-IUL