PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
EAD em alimentos – curso teórico prático
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Avaliação Mediadora.
Interação com os Alunos
Planejamento geral de um curso
Referências.
Apresentação.
O Cenário Virtual.
Conceitos de Educação a Distância
Processo de Avaliação.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Escolhendo o nosso Futuro
Propostas de layout Modelo 1
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Planejamento de Tutoria
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Histórico do Monitor.
Apresentação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Introdução à Educação à distância
1 TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO. 2 SUMÁRIO Técnica e Tecnologia Técnica e Tecnologia Dado, Informação e Conhecimento Dado, Informação e Conhecimento.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Capacitação de Produção e Tutoria de Cursos para EAD
Laboratório de Ensino a Distância
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Transcrição da apresentação:

PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância

Na aula anterior, você acompanhou um breve histórico da EaD. Agora você conhecerá alguns conceitos de EaD.

Conceitos de EaD

Educação a distância é o processo educacional no qual professor e aluno se encontram em espaços físicos diferentes.. Mas, se professor e aluno estão distantes um do outro, como eles se comunicam? Como se constrói o conhecimento? Você também tem essa dúvida? Veja na apresentação, algumas citações que lhe ajudarão a compreender este processo educacional

Conceitos de EaD Conforme Decreto no , de 10 de fevereiro de 1998 (DOU,1998): Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto- aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Conforme Belloni(2001): Na França dos Anos 70, a EaD era entendida como uma formação continuada, ou educação ao longo da vida, sendo parte de um sistema mais amplo de transmissão do saber. De onde vem a definição que: Ensino a distância é o ensino que não implica a presença física de um professor indicado para ministrá-lo no lugar onde é recebido, ou no qual o professor está presente apenas em certas ocasiões ou para determinadas tarefas. (LEI FRANCESA, 1971 apud BELLONI, 2001, p.25)..

Conceitos de EaD Garcia (1994, p.27) define a EaD como: [...] um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos. Conforme Landim (1997): A EaD também pode ser considerada um sistema baseado no uso seletivo de meios instrucionais, tanto tradicionais quanto inovadores, que promovam o processo de auto-aprendizagem, para obter objetivos educacionais específicos, com um potencial de maior cobertura geográfica que a dos sistemas educativos tradicionais. Com esta apresentação, você deve ter observado que na EaD o aluno pode utilizar os meios como quiser, onde quiser, no horário que desejar. A flexibilidade para estudar é uma característica importante desta modalidade, fazendo com que seja um diferencial no processo de construção do conhecimento, mas, para isso exige um planejamento todo próprio e uma equipe multidisciplinar que você conhecerá no decorrer do curso.