Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Secretaria Nacional de Economia Solidária
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Apresentação do Projeto
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Formação por competências
Ministério da Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
Histórico das redes de Incubadoras De Cooperativas
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Trabalhando com Grupos
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
PROFº. MSC JOSÉ RODRIGUES ARAÚJO ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
História nas atuais propostas curriculares
SILVANA BERBEL FERNANDES
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Economia Solidária: Outra economia acontece
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação

O que é uma incubadora? Um ambiente para amparar o nascimento e o desenvolvimento de empreendimentos econômicos. O que se entende por processo de Incubação? Conjunto de atividades de organização, formação, assessoria e consultoria para que esses trabalhadores vivenciem experiências e adquiram conhecimentos relativos ao seu desenvolvimento humano, profissional, empreendedor e cooperativista, tendo condições de assegurar por seus próprios meios a consolidação de seus projetos. Organizado geralmente em três fases: Pré-incubação, incubação e a desincubação.

Construção de uma metodologia de incubação Desde o surgimento do movimento de Cooperativas populares, iniciado nos anos 90, que as incubadoras buscam uma articulação no sentido construir um modelo metodológico para orientar suas ações frente aos grupos incubados. (Eid, 2002 A Unitrabalho, rede interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o trabalho, elaborou em 2002 um referencial metodológico de incubação que sistematizou diversas ações consideradas fundamentais para a incubação. As etapas descritas abaixo são resultado do trabalho da INCOOP/UFScar e ainda estão em processo de construção, não tendo que seguir necessariamente a mesma ordem, podendo ainda ocorrer simultâneamente.

Etapa 1 – Apresentação e sensibilização dos atores envolvidos: Discussão temáticas sobre desemprego exlusão e cidadania; Demonstração de alternativas para a geração de trabalho e renda. Etapa 2 – Formação e consolidação do grupo potencial: Questionamento individual dos motivos que o levam a participar do grupo; Trabalhar a participação, a motivação e a união do grupo. Etapa 3 – Capacitação para o cooperativismo: Discussão sobre Economia Solidária; Debates sobre os princípios cooperativistas; Objetivos de um grupo cooperado; Trabalhar os valores da cooperação em oposição ao individualismo capitalista.

Etapa 4 – Escolha da atividade econômica: Pesquisa de mercado Estudo de Viabilidade Econômica Etapa 5 – Capacitação técnica Qualificações e treinamentos na atividade fim do empreendimento Etapa 6 – Capacitação administrativa / autogestão Discussão sobre os mecanismos autogestionários Administração de uma cooperativa; planejamento e controle, organização contábil Apuração de custos, formação de preços; Planejamento estratégico Etapa 7 – Elaboração do estatuto Etapa 8 – Legalização da cooperativa Etapa 9 - Assessoria para implementação das atividades da cooperativa / inserção no mercado / fim do processo de incubação

Considerações Finais A metodologia de incubação deve procurar superar a fragmentação do conhecimento por via de um processo interativo entre os agentes. Compreende-se que os métodos são caminhos, sugestões e possibilidades, portanto, não há fórmulas prontas. A incubação é um trabalho recente como extensão universitária e com experiência trans-disciplinar. Exige preocupação com a responsabilidade diante das expectativas geradas. “Recomenda-se que a busca da autogestão seja entendida como um processo longo e complexo que articula sobrevivência no mercado com a necessidade de aprendizagem e desenvolvimento permanente. Aprendizagem para melhoria e desenvolvimento pessoal para a cidadania.” (Eid e Gallo, 2001)

“Há distintos enfoques em relação aos conteúdos e ao método pedagógico a ser utilizado. De modo geral, as ações de assessoria e formação podem se fixar mais em: questões da Gestão econômica, democracia interna (autogestão), e qualificação profissional.” (Cruz, 2004) Quase todas as incubadoras incorporam, em maior ou menor grau, métodos pedagógicos vinculados a educação popular de jovens e adultos de inspiração piagetiana e/ou paulofreireana.

Bibliografia Eid,F. & Gallo, A.R. 2001. Metodologia de Incubação e Desafios Para o Cooperativismo Popular: uma análise sobre o trabalho da Incubadora de Cooperativas Populares da UFSCar. Anais do IV SEMPE – Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão, São Carlos/SP, 15p. Eid,F. 2002. Referencial Metodológico de Incubação.UNITRABALHO, Projeto Incubadoras 2002-2003. Brasília/DF, 20p. Cruz, A. É caminhando que se faz o caminho – diferentes metodologias das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares no Brasil. Cayapa: Revista Venezolana de Economia Social. Año 4, n.8, 2004. www.fsa.br/dev/principal/projeto_Incubadora.asp