Desenvolvimento de Pessoas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
Advertisements

A busca de oportunidades de negócios
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Parábolas de Jesus.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Bom dia professora, eu adoro esse assunto.
Proativos E Reativos Em 14 Lições.
O Aluno a Distância.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Pós-Graduação em TI de A a Z
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PUC Campinas - Práticas de Formação - Prof. Dimas Gonçalves
Tipos de Tutoria.
Desenvolvimento de Pessoas Aula 4 Prof a. Dr a. Rita Borges.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Qualificação real do trabalhador
Desenvolvimento de Pessoas
Desenvolvimento de Pessoas Aula 1 Prof a. Dr a. Rita Borges.
Relação do que foi planejado com o dia‑a‑dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
A História dos sapinhos….
  A VOZ DA ALMA.
Verbo Língua Portuguesa.
A Vida Não Dá Duas Safras
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
MERCADO DE TRABALHO.
Formação Técnica em Informática
A VOZ DA ALMA Autor desconhecido Ligue o Som.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
INSTITUTO DOM FERNANDO ESCOLA DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE FORMAÇÃOPROFISSIONAL Prof. Luis Guilherme.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Empreendedorismo.
NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Carlos Visão Global Social
A Farinhada!!!!!.
Estruturas Organizacionais
Empresa Junior.
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
D AR E RECEBER NAS EMPRESAS : OU PORQUE É QUE VALE A PENA INVESTIR NAS PESSOAS Helena Martins :: Instituto Poltécnico do Porto e Tecnin, 2013.
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
Detidos e Reclusos Técnico Mesa/Bar Tânia Martins
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
• Manejo – Formação – Professor.
Mercado de Trabalho.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
O que é coaching para RH? TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
NETWORKING Rede de possibilidades
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Todos nós buscamos a felicidade... e nessa busca percorremos caminhos que nem sempre nos levam a ela... muitas vezes nos afastam cada vez mais do ponto.
Perguntas frequentes em uma entrevista
Entrevista Motivacional
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
ENTREVISTA ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Empreendedorismo O empreendedor. “Empreendedor é aquele capaz de visualizar uma realização futura e, através do seu trabalho e recursos, combinado ao.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Pessoas Aula 2 Profa. Dra. Rita Borges

As novas e diferentes formas de emprego

Nessa nossa segunda semana estudaremos as novas e diferentes formas de trabalho que temos em nossa sociedade.

Existem várias formas de trabalho que existem e que em muitos momentos nem percebemos. Vamos iniciar nossa segunda semana de estudos?

Continuando Vamos iniciar procurando o que significa trabalho. Reflitam sobre a palavra trabalho e o seu significado.

Se você for procurar em algum dicionário o significado da palavra trabalho, encontrará algo como é uma atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo;labor, ocupação. O produto dessa atividade; obra.

Vamos lá!! E se procurarmos por emprego, que definição será que iremos encontrar?

O que é emprego e o que é trabalho? Emprego segundo o Aurélio é você se ocupar de algum serviço. Trabalho segundo o mesmo Aurélio tem a ver com objetivo, com estar em movimento… com estar em “funcionamento”.

Emprego é o que um jovem recém formado em biologia busca quando escolhe fazer o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Emprego é o que acontece quando o recém formado em química opta por ser auxiliar de escritório do IBGE ou quando você acha que as coisas não acontecem pra você na empresa porque ela não te diz que pós graduação você deve fazer, em que curso você deve se matricular ou em que novo projeto você deve se envolver e você tá parado no tempo, sentado na cadeira esperando alguma coisa cair do céu pra mudar a situação.

Se você se enquadra no caso acima querido aluno… Você não tá trabalhando, você tá empregado! E quem trabalha de verdade, sabe do que eu tô falando e sabe que de trabalho pra emprego, a coisa muda um bocado.

Trabalho é quando a pessoa tem um propósito naquilo que faz, tem metas bem definidas de onde quer chegar e acredita que o seu ofício é a forma mais nobre de ele melhorar o mundo e melhorar a vida das pessoas.

Trabalho é pra quem acredita em si… emprego é pra quem acredita nos outros. Trabalho é movimento, emprego é estático. Trabalho é UP, emprego é DOWN.

Mas então qual seria a diferença entre trabalho e emprego? O trabalho envolve a atividade que executamos e o emprego se refere ao cargo, a ocupação da pessoa em uma prestação de serviço, em uma empresa.

Com a era da informação ou informacional que vimos em nossa aula anterior temos uma migração do mercado de trabalho para a economia de serviços.

Além dos empregos formais com carteira assinada e todos os encargos trabalhistas que a legislação trabalhista garante ao trabalhador, temos uma crescente quantidade de pessoas que trabalham por conta própria e que estão se formalizando para garantir seus direitos, principalmente no momento de suas aposentadorias.

O novo trabalhador deve ser polivalente, quanto mais conseguir investir em sua educação, maior será a sua chance no mercado de trabalho, esse trabalhador deve saber realizar de tudo um pouco.

O mercado de trabalho apresenta-se de duas formas, um mercado de trabalho em oferta, com vasto número de vagas e um mercado de trabalho em procura, neste temos uma escassez de vagas e de oportunidades de emprego.

A natureza do trabalho vem modificando e o trabalhador deve ficar atento às novas tendências de trabalho e atualizar-se para continuar competindo no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho esta em busca de trabalhadores cada vez mais qualificados e dispostos a modificar juntamente com as novas tendências do mercado. Sendo assim um trabalhador que inicia sua vida profissional, por exemplo, em uma área de prestação de serviços de informática e que ao longo de sua carreira vai trocando de área e passa a atuar em ramo diferente do ramo da informática.

Quando abordamos as modificações na natureza do trabalho temos que nos atentar para os termos de empregabilidade e trabalhabilidade. A partir de agora iremos abordar estes dois termos e entender algumas modificações que devemos nos atentar. Vamos lá!

O que é empregabilidade e trabalhabilidade? O termo empregabilidade é melhor empregado quando colocado em prática, sendo assim para entender o termo empregabilidade você deve pensar em como você esta capacitado ou habilitado para o mercado de trabalho.

Atualmente ter empregabilidade não garante ao trabalhador uma colocação no mercado de trabalho, por esse motivo é usado o termo trabalhabilidade que é a capacidade de produzir, de conseguir oportunidades de trabalho, estando empregado ou não.

Desta forma o trabalhador deve ficar atento para saber o que o mercado esta exigindo no momento e como pode atender estas necessidades, sabendo onde procurar emprego, como negociar e flexibilizar. Temos que entender quanto maior a nossa trabalhabilidade, maiores serão as nossas chances de nos mantermos ativos no mercado de trabalho.

O profissional para manter a sua empregabilidade deve entender alguns pontos: Entender como esta o mercado de trabalho na área que você atua, verificar como o mercado é constituído, se tem muitos profissionais ou poucos, como se encontra a rotatividade na área. Entender quais formações são essenciais para se manter atualizado no mercado de trabalho.

Verificar se a sua experiência de mercado pode ajudar a utilizar tanto os conhecimentos práticos como os teóricos que obteve em sua formação. Entender o quanto o seu ramo de atividade esta em alta ou baixa no mercado de trabalho.

Ser proativo e dominar processos variados e também dominar os aspectos pessoais e de relacionamento. Ter cuidado com a aparência, vestimenta, postura corporal, linguagem, tom de voz e respeito ao outro. Estar sempre motivado entendendo que problemas existem e que podem ser vencidos.

E agora, finalizando... Lembramos que: As pessoas com seu talento, com sua maior trabalhabilidade e empregabilidade: Unindo estes elementos as empresas tendem a criar os seus bancos de talentos e a criar programas para retenção dos seus empregados que fazem diferença em seu processo de criação, desenvolvimento e competitividade empresarial.

Que tal assistirmos um vídeo para nossa reflexão? Novas formas de trabalho e tecnologia num mundo presente... Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=dGR8dvmnTGM