POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

Técnicas de Comunicação Escrita
REVISÃO Comunicação Social.
Um vocabulário para a interpretação
Linguagem e comunicação
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Cultura, Linguagem e Língua
A Pré-História da Linguagem Escrita
Linguística, Semântica e Terminologia
Habilidad lingüística comunicativa
Produção Textual Profª.: Maria Anna
COMUNICAÇÃO.
Professora: Aíla Rodrigues
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
O processo de comunicação
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Funções da Linguagem.
Tipos de Comunicação.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Linguagem e comunicação
Comunicação Escola: Coopen Rio Verde – GO Aluno:Gabriel
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Comunicação.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Língua Estrangeira Moderna
Etapas de uma sequência didática
Lojas de Informática & eletrônicos
Comunicação.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
Linguística Aprofundamentos
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Escola: Coopen Série: 5° ano B Aluno: Vitor.
Elementos básicos da linguagem
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
Introdução à Comunicação
Aluno: Enzo Escola: Coopen Série: 5º ano B. E a nossa comunicação, como vai?
Escola: COOPEN Série: 5° Aluna: Isabela Sousa Freitas.
Elementos da comunicação
Escola: COOPEN Série: 5ºano A Aluna: Isabella Moraes.
A comunicação.
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
Comunicação e Linguagem
Escola: COOPEN COC Série: 5º ano B Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira
Escola: Coopen Série: 5°ano A Aluno: Arthur Pires Carrile c.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA? O conhecimento gramatical é uma ferramenta fundamental para a construção do texto que se proponha a ser coerente, claro e coeso. A partir de uma proposta textual, a escolha das palavras e dos conectivos dará à mensagem o aspecto lingüístico adequado ao objetivo de clareza necessário a todo texto. Saber reconhecer as classes de palavras e sua aplicação na elaboração de um gênero textual dá ao elaborador o fundamento da intenção comunicativa.

O QUE É UM GÊNERO TEXTUAL? Considera-se gênero textual toda proposta de texto que se identifique com alguma finalidade específica de comunicação. Para comunicarmos, fazemos uso de diversos recursos, tais como a oralidade, a escrita e a gesticulação, e todas as variantes possíveis para que alcancemos o receptor de nossa mensagem.

O QUE É UM TEXTO? Define-se texto como sendo um conjunto de elementos significativos que se propõe a estabelecer, harmoniosamente, um efeito comunicativo. O QUE É UM (BOM) TEXTO? O bom texto é aquele que se propõe a atingir o efeito comunicativo e o faz, com clareza e objetividade.

O QUE PODE IMPEDIR A COMUNICAÇÃO? O desconhecimento das regras gramaticais; A má seleção de palavras para o texto; A repetição abusiva de expressões; A dispersão na proposta textual; A falta de uma boa revisão do texto; A desatenção quanto ao receptor desse texto; O descompromisso com o gênero textual.

1._________ por meio _______ solicitar... TREINO ORTOGRÁFICO 1._________ por meio _______ solicitar... (Vimos/Viemos) (deste/desse) 2. A cerimônia de __________ será _______. (inauguração/inalguração) (de 10hs/às 10h.) 3. A ___________ da ____________ é nobre. (intensão/intenção) (presidência/presidênsia) 4. Cada __________ depende da ___________salarial. (ascenção/ascensão) (pespectiva/perspectiva) 5. A __________ é um sério problema comportamental. (ansiedade/anciedade)

O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos pólos do circuito da comunicação. Receptor ou destinatário: é aquele que recebe e decodifica a mensagem. Mensagem: é o conteúdo que se pretende transmitir. Suporte/portador/veículo: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor.

, situação em que se dá o processo de comunicação. 5. Código: é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida (pelo emissor) uma interpretação adequada (pelo receptor). A língua portuguesa, por exemplo, é um código; o sistema de sinais Morse é outro código. Mas, para que o processo comunicativo se realize a contento, o emissor e o receptor devem empregar um mesmo código, do contrário não haverá comunicação. , situação em que se dá o processo de comunicação.

Os principais elementos da comunicação podem ser assim esquematizados: Contexto Mensagem Receptor Emissor suporte Código

Língua, fala, níveis de fala, linguagem, gramática Antes de iniciarmos uma revisão básica da gramática de língua portuguesa, é útil e necessário esclarecermos alguns conceitos básicos: 1. Língua: Língua é um sistema de signos que serve de meio de comunicação entre os membros de uma comunidade lingüística. Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam. Assim : significante Bola Signo = = = Significação significado A língua é, portanto, um verdadeiro código social, enriquecido com o passar do tempo e à disposição dos indivíduos para que dele se apropriem adequadamente. É importante, ainda, observar as diferenças entre a língua falada e a língua escrita. Desse modo, o usuário da língua terá um melhor desempenho nas circunstância em que atua.

2. Fala: Denominamos fala ao uso que os membros da comunidade lingüística fazem da mesma língua. Em outras palavras, ele é o ato concreto e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão. Portanto, ao selecionar as palavras do código comum, sua cultura, seu meio ambiente, etc. Daí surgem os chamados estilos próprios e níveis de fala. 3.Níveis de fala: Níveis de fala são os modos variados com que o individuo usa a língua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive. Nesse sentindo, distinguimos o nível comum do literário, o coloquial do formal e o popular erudito.

5. Gramática: 4. Linguagem: Linguagem é a capacidade comunicativa que têm os seres humanos de usar qualquer sistema de sinais significativos, expressando seus pensamentos, sentimentos e experiências. Desse modo, desenhos, gestos, sons, cores, cheiro, onomatopéias, palavras, etc... são formas de linguagem. A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material. 5. Gramática: Finalmente, gramática é a descrição do sistema de uma língua, ou descrição da língua como sistema de meios de expressão. Como esse sistema é tríplice —fônico (de sons), mórfico(de formas), sintático (de frases) —, a gramática divide-se normalmente em fonologia, morfologia e sintaxe, ficando a estilística e a semântica como partes suplementares.