Comunicação Empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Advertisements

Comunicação & organizações
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Interpretação dos gêneros bíblicos
CARTA ARGUMENTATIVA.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Qualidade na Comunicação Escrita
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Projeto de Gestão de Crise
Software de Rede Willamys Araújo.
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
MPU -Prova Discursiva-
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
O que é adequação vocabular?
Hoje é terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira, 9 de setembro de 2014terça-feira,
Variedade Lingüística
Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7):
Informática Teórica Engenharia da Computação
Andava eu pela estrada da vida tempos atrás quando
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Prof. Júnior Oliveira.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Discurso Direto.
Professora: Aíla Rodrigues
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Hoje é terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10 de junho de 2014terça-feira, 10.
UMA CARTA DE AMOR....
A Forja das Almas.
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
Andava eu pela estrada da vida tempos atrás.
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Carta pessoal.
A carta do leitor.
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Fábio de Oliveira Borges
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
Hoje é segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira, 13 de abril de 2015segunda-feira,
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Texto Dissertativo Argumentativo
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Eu sou um poeta.
TIPOLOGIA E DESIGN.
Português e Redação Empresarial
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Lojas de Informática & eletrônicos
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Comunicação e Redação Empresarial
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
Professora Ana Alice Bueno. Um texto não é somente um amontoado de frases. Para se constituir um texto, é necessário que haja:  Unidade temática (tratar.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Ensino Fundamental , 7º ano
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Empresarial Estilo e Eficácia na Comunicação Empresarial

- COMUNICAÇÃO - O MOVIMENTO DAS COISAS

Para que uma mensagem se torne efetiva, são necessários alguns requisitos: estar ao alcance e ser compreendida pelo receptor; poder ser por ele comprovada; ser de alguma utilidade.

“Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples “Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples. Entre duas palavras simples, escolha sempre a mais curta”. (Paul Valéry)

FUNÇÃO REFERENCIAL Significação básica. Objetividade.

Impõe símbolos e mitos de fácil universalidade. MASS MEDIA Impõe símbolos e mitos de fácil universalidade.

PARA HAVER EFICÁCIA Com quem você vai comunicar-se? O que você quer dizer? Como você está transmitindo as informações?

PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS Incapacidade verbal, oral ou escrita Falta de coerência Imprecisão vocabular Pormenores irrelevantes Excessos de toda ordem

INTERFERÊNCIA NA COMUNICAÇÃO Maria encontrou José e falou dos seus exames. Pegamos o táxi correndo. João quer participar do concurso, mas ela não quer. Laio conversou com Tina quando se formou.

ADEQUAÇÃO VOCABULAR Vamos restartar? “Inputar?” Paper? Abajur. Futebol. Espaguete. Leiaute? Fidebeque?

ADEQUAÇÃO VOCABULAR Houve reação diante do preço CARO / ALTO das mercadorias. A CERCA DE / ACERCA DE / HÁ CERCA DE dois meses, a Auditoria recebeu o relatório. O equipamento é usado para COMBATER / REVERTER problemas de rede.

O TEXTO E O CONTEXTO Ponha três colheres de sopa de açúcar. Mamãe está cozinhando. Menino 1: Eu nasci em Pelotas, e você? Menino 2: Ih, tô fora! Eu nasci inteirinho!

MODALIDADES / CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO Formal: Livros; leis; redação oficial e comercial Informal >< popular: Cheguei em casa. // E aí, mermão, beleza?

“Me disseram que em geral fala-se duas línguas nas lojas da zona sul do Rio de Janeiro, em virtude do número de turista crescer ano após ano. Na realidade, tem poucos lugares que isto ocorre; via de regra, o carioca recorre à sua criatividade, se fazendo entender por meio de muita mímica e boa-vontade”.

“Disseram-me que, em geral, se falam duas línguas nas lojas da Zona Sul do Rio de Janeiro, em virtude de o número de turista aumentar ano após ano. Na realidade, há poucos lugares em que isto ocorre. Via de regra, o carioca recorre a sua criatividade, fazendo-se entender por meio de muita mímica e boa vontade”.

Sr. Santos, participo que eu consegui um serviço de carteira assinada, o qual já comecei na terça-feira. Se o senhor quizer que eu vou, eu irei ai trabalhar então eu lhe explicarei melhor para o senhor.

Sr. Santos, Participo-lhe que consegui um serviço de carteira assinada, no qual já comecei na terça-feira. Se o Senhor quiser, irei aí trabalhar. Então, eu lhe explicarei melhor.

VÍRGULA & POR QUE(s) O que se diz. O que se escreve. O que se entende.

ESSAS VÍRGULAS... As secretárias que falam francês foram contratadas. As secretárias, que falam francês, foram contratadas.

ESSAS VÍRGULAS... Se os homens soubessem o valor que têm as mulheres, ficariam de joelhos a seus pés. Se os homens soubessem o valor que têm, as mulheres ficariam de joelhos a seus pés.

POR QUÊ? A Gerência não soube por que a Diretoria não quis contar. A Gerência não soube porque Diretoria não quis contar.

POR QUÊ? A Gerência não soube o porquê de a Diretoria não querer contar. A Gerência não soube e a Diretoria não quis contar. Por quê?

Compreensão pelos sentidos ESTÉTICA Compreensão pelos sentidos

J.doNascimento Padrão Datilográfico Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2004 Sempre & Sempre Editora Ltda Dr. Flávio de Castro Padrão Datilográfico Prezado Senhor, Esta carta ilustra o preenchimento das novas correspondências das empresas. As instruções que se seguem devem ser repassadas a todos os funcionários, responsáveis pela manutenção da imagem de modernidade da Empresa. A única margem aceita, a partir dos anos 90, é a da esquerda, começando-se com a data e só terminando com a assinatura. Não deve haver nenhum elemento do lado direito, à exceção da padronização recomendada para o Ofício e para o Memorando das repartições públicas (hoje discutível). Observe-se que não se usa mais colocar o endereço do destinatário no corpo da carta, a menos que o envelope seja janelado. Entretanto, pode ser discriminado o setor ao qual a carta está sendo enviada. Em relação à margem direita, ela pode, conforme Instrução de 1982, não estar alinhada. Porém, com o uso do computador cada vez mais disseminado, a tendência é manter o alinhamento, clicando-se o ícone “justificar". A pontuação aberta é um recurso americano que consiste em não se colocar nenhum sinal de pontuação em três elementos: data, vocativo e fecho. No Brasil, costuma-se não usar o ponto depois da data, mas a vírgula é mantida após o vocativo e o fecho. Registre-se que a entrada de cada parágrafo já deixou de existir e a separação entre parágrafos é feita por uma linha em branco. Essa orientação é válida inclusive para o último parágrafo, cuja tendência é resumir-se em palavras como “cordialmente” ou "atenciosamente". Esperando que as novas normas reflitam o espírito de modernidade da Empresa, desejamos sucesso. Atenciosamente, J.doNascimento João do Nascimento

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2004   Sempre & Sempre Editora Ltda Dr. Flávio de Castro   Padrão Datilográfico   Prezado Senhor, Esta carta ilustra o preenchimento das novas correspondências empresariais. As instruções que se seguem devem ser repassadas a todos os funcionários, responsáveis pela manutenção da imagem de modernidade da Empresa.

A única margem aceita, a partir dos anos 90, é a da esquerda, começando-se com a data e só terminando com a assinatura. Não deve haver nenhum elemento do lado direito, à exceção da padronização recomendada para o Ofício e para o Memorando das repartições públicas (hoje discutível).    Em relação à margem direita, ela pode, conforme Instrução de 1982, não estar alinhada. Porém, com o uso do computador cada vez mais disseminado, a tendência é manter o alinhamento, clicando-se o ícone “justificar".  Observe-se que não se usa mais colocar o endereço do destinatário no corpo da carta, a menos que o envelope seja janelado. Entretanto, pode ser discriminado o setor ao qual a carta está sendo enviada.   A pontuação aberta é um recurso americano que consiste em não se colocar nenhum sinal de pontuação em três elementos: data, vocativo e fecho. No Brasil, costuma-se não usar o ponto depois da data, mas a vírgula é mantida após o vocativo e o fecho.  

  Registre-se que a entrada de cada parágrafo já deixou de existir e a separação entre parágrafos é feita por uma linha em branco. Essa orientação é válida inclusive para o último parágrafo, cuja tendência é resumir-se em palavras como: “cordialmente” ou “atenciosamente".     Esperando que as novas normas reflitam o espírito de modernidade da Empresa, desejamos sucesso.  Atenciosamente,   J.doNascimento João do Nascimento